[RESOLVIDO] Problemas ao Executar código Java no prompt!

Olá pessoal,

já configurei o classpath com um tutorial aqui do guj, e consigo compilar o código java pelo prompt e executa tbm, desde que não esteja dentro de um pacote.

Mas não consigo executar quando está dentro de um pacote.

Dentro da pasta scr, tem o pacote br.virtus e dentro está a classe AloMundo

Aí, tô tentando os seguintes comandos e nada, dentro do diretório aonde estão os arquivos .java e .class

java AloMundo
Java br.virtus.AloMundo

Alguém pode ajudar?

Anderson você precisa dá uma lida sobre modificadores de acesso.

http://www.javabeginner.com/learn-java/introduction-to-java-access-modifiers

Mas vou tentar explicar o que eu entendi da sua dúvida.

Você tem uma pasta chamada src onde se encontra o pacote br.virtus

dentro do br.virtus tem a classe AloMundo

ela precisa esta declarada assim;

package br.virtus;

class AloMundo {

// seu código aqui

}

Dessa forma ela está com acesso default, somente classes do pacote br.virtus poderão utilizar ela, caso você tenta instanciar ou herdar ela em outro pacote não vai compilar.

para compilar você precisa entrar dentro da pasta src/br/virtus e digitar;
javac AloMundo, irá criar o AloMundo.class

pode rodar;

java AloMundo

Bom espero ter explicado. Qualquer dúvida é so falar.

bom victor, obrigado por responder

eu já entendo alguma coisa sobre modificadores de acesso

E estou fazendo da forma que vc falou. No prompt eu vou até o pacote br.virtus

O único comando que funciona é o de compilar, mas o de executar não. Estou executando deste jeito java AloMundo e tbm já coloquei java AloMundo.java

Abaixo está o código da classe Java e o print do prompt

package br.virtus;

public class AloMundo {

	public static void main(String[] args) {
		
		System.out.println("\n\n\nOlá Mundo!");

	}

}

http://www.flickr.com/photos/andersoncr/4902337035/#/photos/andersoncr/4902337035/lightbox/

java br.virtus.AloMoundo

digite isto na pasta “default” da aplicação pelo que entendi você esta usando a src e não a bin como o de costume pelas IDE

[quote=Mustang89]java br.virtus.AloMoundo

digite isto na pasta “default” da aplicação pelo que entendi você esta usando a src e não a bin como o de costume pelas IDE[/quote]

Mustang, digitei exatamente desta forma java br.virtus.AloMundo… tanto dentro do diretório tanto usando a src como a bin, aparece a mensagem abaixo

http://www.flickr.com/photos/andersoncr/4902385247/#/

Obrigado, por tentar ajudar

estou quase desistindo disso

você deve executar o comando que te passei dentro do diretorio src, e não do local aonde esta o .class
:wink:

Bom, preciso verificar uma coisa, essa classe AloMundo está dentro das seguintes pastas;

  • src
    – br
    — virtus

Explicando, no caso precisa existir o diretorio src, precisa também existir um diretorio br e dentro do diretorio br existir um diretorio chamado virtus

e dentro do virtus a classe

 public  class AloMundo {  
   
     public static void main(String[] args) {  
           
         System.out.println("\n\n\nOlá Mundo!");  
   
     }  

Ai você entra na pasta src/br/virtus e digita o javac AloMundo.java

Cara, também faz o seguinte, cola aqui a suas váriaveis de ambiente caso isso não dé certo. Cola toda a linha das váriaveis de ambiente para eu poder uma coisa.

Isso aí.

[quote=victorhsn]Bom, preciso verificar uma coisa, essa classe AloMundo está dentro das seguintes pastas;

  • src
    – br
    — virtus

Explicando, no caso precisa existir o diretorio src, precisa também existir um diretorio br e dentro do diretorio br existir um diretorio chamado virtus

e dentro do virtus a classe

 public  class AloMundo {  
   
     public static void main(String[] args) {  
           
         System.out.println("\n\n\nOlá Mundo!");  
   
     }  

Ai você entra na pasta src/br/virtus e digita o javac AloMundo.java

Cara, também faz o seguinte, cola aqui a suas váriaveis de ambiente caso isso não dé certo. Cola toda a linha das váriaveis de ambiente para eu poder uma coisa.

Isso aí.[/quote]

victor,

sim, há essas 2 pastas, src e bin. Em src\br\virtus tem os arquivos .java e .class e em bin\br\virtus tem o arquivo .class

O javac AloMundo.java funciona sem problemas

Mas o java AloMundo ou java br.virtus.AloMundo não funcionam, aparecem aqueles aquelas mensagens de erros que já postei nos links acima

Eu criei segundo o tutorial do próprio guj 2 variáveis de ambiente. A 1ª o JAVA_HOME, com o local de instalação do jdf que é esse o valor C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_20
A 2ª variável o CLASSPATH com o valor .;%JAVA_HOME%

Depois fui no Path e tá isso aqui C:\Arquivos de programas\CollabNet\Subversion Client;%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\MySQL\bin;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_20\bin

Essa acrescentei isso aqui C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_20\bin

Bingo, respondido, eu acho.

Você está executando o comando;

java AloMundo

dentro da pasta bin ? onde está os .class ?

[quote=victorhsn]Bingo, respondido, eu acho.

Você está executando o comando;

java AloMundo

dentro da pasta bin ? onde está os .class ?[/quote]

Tentei executar tanto em uma pasta como na outra

De qualquer forma continua sem funcionar

Na pasta bin (onde deveras ter uma pasta br, que deverá ter uma pasta virtus, que deverá ter o arquivo AloMundo.class) executa:

java br.virtus.AloMundo

[quote=pmlm]Na pasta bin (onde deveras ter uma pasta br, que deverá ter uma pasta virtus, que deverá ter o arquivo AloMundo.class) executa:

java br.virtus.AloMundo[/quote]

caramba pmlm

fiz exatamente da forma que vc disse e funcionou

foram inúmeras tentativas

Obrigado a todos que ajudaram