[RESOLVIDO] Problema ao conectar com banco de dados usando Ruby sem Rails

database.yml

adapter: mysql2 database: database username: root password: host: localhost

teste.rb

require 'rubygems'
require 'active_record'
require 'yaml'

dbconfig = YAML::load(File.open('database.yml'))
ActiveRecord::Base.establish_connection(dbconfig)

class Endereco < ActiveRecord::Base
	attr_accessor :logradouro, :bairro, :cep, :localizacao
end

Endereco.count #Exemplo 

Erro:

[quote]usr/local/lib/ruby/gems/1.9.1/gems/activerecord-3.0.7/lib/active_record/connection_adapters/abstract/connection_specification.rb:71:in rescue in establish_connection': Please install the mysql2 adapter:gem install activerecord-mysql2-adapter` (no such file to load – active_record/connection_adapters/mysql2_adapter) (RuntimeError)
[/quote]

Achei nesse site uma explicacao para esse erro:

Mas, ao utilizar o comando gem list vejo que essa gem já está instalada. E não consigo instalar a gem install activerecord-mysql2-adapter. Ocorre esse erro: ERROR: Could not find a valid gem ?activerecord-mysql2-adapter? (>= 0) in any repository

Ao utilizar o comando gem list, vejo que ela já está instalada.

Alguém tem alguma dica para instalar essa gem?

Tenta sem o -adapter

gem install activerecord-mysql2

Também, não achou:

ERROR: Could not find a valid gem ‘activerecord-mysql2’ (>= 0) in any repository

Achei que talvez o problema pudesse ser por usar o ActiveRecord diretamente. Porém, criei um projeto Rails com MySql e aconteceu o mesmo erro.

Solução: http://forum.rubyonbr.org/forums/1/topics/6278

Postado pelo Sérgio Jadir:

[quote]Lucas não sei se vc já resolveu o problema, mais se já resolveu fica a dica pra que no futuro possa vim ter esse problema com Rails 3 e o MySql.
Bem, um belo dia desenvolvendo em Rails 2.×.x me senti na vontade de experimentar o Rails 3 e fui a luta. Tudo ia muito bem consegui criar tudo, mas no momento de rodar o db:migrate sugiu esse mesmo problema seu lucas? E que eu resolvi da seguinte forma simples?

1º ? instala a gem mysql(no rails dois vem o mysql2 e caso não tenha o mysql ja instalado instale-o agora).

2º ? deixa o seu seu database.yml do jeito que você postou ae em cima ja com o adapter=mysql porque no Rails ele gera assim: ?adapter=mysql2?

3º ? no seu arquivo Gemfile vai estar assim gem = ?mysql2? altere para gem = ?mysql?

4º ? roda o db:migrate e pronto.

Espero ter ajudado?Qualquer duvida posta ae?abração[/quote]