Bom dia.
Comprei um notebook, ele veio com Win7, o HD dele é de 500Gb.
Queria particionar ele, de modo que ficasse 50 Gb para o Windows, 50Gb para o Ubuntu e o restante para dados (músicas, fotos, etc…).
Tentei pelo particionador do Windows mesmo (Meu computador-gerenciar-gerenciamento de disco-clica em cima da partição com botão direito-diminuir volume), mas o máximo que ele deixa diminuir é pela metade (em torno de 250Gb). Eu não queria deixar assim, e não quero formatar, pois não quero perder meu Windows original, sendo que acabei de comprar o note.
Me disseram para usar o Partition Magic, mas pelo que vi ele só é compatível até o XP, para Vista e 7 não funciona.
Alguém tem uma dica do que posso fazer??
Desde já agradeço.
(P.S.: a solução que cheguei até agora é: particionei o que o windows permitiu, fiz um backup do meu sistema com o Norton Ghost 15, e então, já que não tem lacres embaixo do note, vou remover o HD, colocar em outra máquina, reparticionar e voltar o backup - mas queria evitar)
Rode um linux através do live-cd. Quando inicializar, abra um programa chamado gparted. Altere as partições como preferir. Depois, reinicie o note e deixe o windows 7 fazer a verificação de consistencia das partições (que ocorre quando você altera o esquema de particionamento e também por detecção de bad block no hd. Bom, deixa isso pra lá…). Depois volte ao live-cd e instale o ubuntu.
Obs.: lembre-se de que se você quer uma partição para dados, esta deve ser em ntfs, pois esse é o formato de sistema de arquivo que ambos o sistemas operacionais irão recenhoce. (O windows não reconhece o ext3/ext4 do linux).
Espero ter ajudado e qualquer coisa estamos às ordens.
Até mais
[quote=matheuslmota]Rode um linux através do live-cd. Quando inicializar, abra um programa chamado gparted. Altere as partições como preferir. Depois, reinicie o note e deixe o windows 7 fazer a verificação de consistencia das partições (que ocorre quando você altera o esquema de particionamento e também por detecção de bad block no hd. Bom, deixa isso pra lá…). Depois volte ao live-cd e instale o ubuntu.
Obs.: lembre-se de que se você quer uma partição para dados, esta deve ser em ntfs, pois esse é o formato de sistema de arquivo que ambos o sistemas operacionais irão recenhoce. (O windows não reconhece o ext3/ext4 do linux).
Espero ter ajudado e qualquer coisa estamos às ordens.
Até mais[/quote]