[Resolvido] Opinição sobre certificação x graduação

Boa noite pessoal!

Gente sei que há tópicos sobre o assunto aqui no guj, mas gostaria de saber a opinião dos colegas, para a minha situação: estou no 4º período de ciência da computação, já tive um primeiro contato com o paradigma orientado a objetos (com Java e c++), particularmente prefiro trabalhar com Java, inclusive já vinha estudando sobre tal antes mesmo de iniciar a graduação.

Porém, as vezes me vem a idéia de, temporariamente, trancar minha matrícula e me dedicar a uma certificação Java, pois acredito que isso me possibilitará entrar no mercado mais rápido, e após obter a certificação voltar pra faculdade e concluir a graduação.

Quero deixar claro que sei que as duas serão fundamentais, mas seria apenas uma questão de alternar as prioridades.

Gostaria da opinião de vocês, será uma boa escolha?

Hoje as certificações ainda são consideradas um diferencial (dependendo delas, claro), mas o nível superior não, logo, prefira terminar o seu curso para não ficar defasado (digo isso por experiência própria - tirei minha certificação enquanto cursava e não mudou muito a forma como o mercado me via).

É importante lembrar, também, que uma certificação não lhe deixará apto a entrar no mercado de trabalho como tantos imaginam. Ao passo que, cursando o nível superior, você consegue um estágio na área e pode se preparar melhor. A experiência conta muito e digo isso também por experiência própria. Eu consegui excelentes empregos enquanto ainda não tinha terminado meu curso por causa da minha experiência adquirida com meus estudos e ao longo da minha carreira. Também fiz um estágio em uma excelente empresa e acredito que isso tenha sido um enorme diferencial pra mim.

Pense no seguinte, com o acesso cada vez mais fácil a um curso de nível superior, logo este se tornará algo corriqueiro e não um privilégio. Desta forma, podemos entender que ter uma graduação superior é obrigação e que as certificações são diferenciais. Nenhum diferencial é certeza de emprego, porém, uma graduação logo será obrigação.

Acredito que certificação ainda é um bom “critério desempate”. Não é a única forma pela qual se deve avaliar o conhecimento de alguém, mas ajuda a avaliar.

Entretanto não vale a pena trancar sua graduação por isso não. E mais, não é necessário! É perfeitamente possível você tirar quantas certificações quiser continuando na faculdade. Não é tão difícil assim não!

Olá,

Acredito que a graduação é fundamental a certificação nem tanto, é claro que quem tem a certificação sempre terá aquele algo a mais,
porém, penso que certificação sem graduação dificilmente mudar algo na forma que o mercado o vê.

[quote=marcos@marcos]Boa noite pessoal!

Gente sei que há tópicos sobre o assunto aqui no guj, mas gostaria de saber a opinião dos colegas, para a minha situação: estou no 4º período de ciência da computação, já tive um primeiro contato com o paradigma orientado a objetos (com Java e c++), particularmente prefiro trabalhar com Java, inclusive já vinha estudando sobre tal antes mesmo de iniciar a graduação.

Porém, as vezes me vem a idéia de, temporariamente, trancar minha matrícula e me dedicar a uma certificação Java, pois acredito que isso me possibilitará entrar no mercado mais rápido, e após obter a certificação voltar pra faculdade e concluir a graduação.

Quero deixar claro que sei que as duas serão fundamentais, mas seria apenas uma questão de alternar as prioridades.

Gostaria da opinião de vocês, será uma boa escolha?[/quote]

Na minha opinião você está misturando tudo no liquidificador … kakaka
vamos por partes

1 - Faculdade só te dará retorno a longo prazo e essas empresas que pedem
pré-requisito estar formado superior para trabalhar com java, tome cuidado pois a maioria não vale a pena,
pelo menos aqui em MG não.

2 - Aprendizado Java não depende quase nada de facul, isso pq existe youtube, facebook, google e muitos livros sobre o assunto
e também o conteúdo da facul é muito básico e chato às vezes…

Por exemplo eu acabei o 4º período agora e já trabalho como Analista de Sistemas Java SE, EE e ME

3 - Certificação? rsrsrs vc já trabalha com java?
se já trabalha, na sua empresa é diferencial?
se não é diferencial, então já tem uma em vista que valoriza a certif.?

Eu particularmente acho que cada uma dessas coisas tem que ser vista separadamente
pois certificação exige muito da pessoa e também é muito caro para vc ficar brincando de tentar… tem que ir e tirar de uma vez!

Cara não vou opinar pois essa é uma escolha sua, mas só posso te dizer que vc tem que analisar isso separadamente e ver o que
é prioridade agora para vc…

no meu caso como minha prioridade era trabalhar com java e ganhar dinheiro… rsrs não dou muita importância para facul
tão pouco para empresas que pedem pré-requisito estar formado…
penso em tirar certif. mas não agora pois ainda tenho muito que entender e estudar, para depois sim tirar certif.

abraço.

meu pensamento tem sido exatamente esse aí, a questão de realização profissional (sem preocupação com títulos de faculdade), mas penso que sem esses títulos fica mais difícil ainda entrar na área.

porém sei que diplomas ajudarão numa promoção, salário, etc…

Certificação é um negócio complicado.

Acho que não vale a pena se especializar em certa área sem ter a certeza de que vai permanecer por um bom tempo nessa área. E de que isso realmente vai te render bons frutos.

A certificação quando não tomado os cuidados acima acaba te limitando um pouco caso precise mudar de área inesperadamente. Você vai acabar estudando tanto Java, vivenciando tanto a plataforma, que vai acabar esquecendo um pouco do resto.

Agora se você se esforça na universidade, aprende corretamente lógica, todas as bases da Orientação a Objetos, boas práticas, Linguagens Formais e Compiladores(incrível que essas disciplinas são as mais odiadas, mas estou muito ansioso pra aprender isso) você estará preparado para o que vier pela frente. Claro, é preciso um tempo pra se adaptar com uma nova plataforma, uma nova linguagem, mas se você tiver a base “no sangue”, certamente vai se dar bem.

Não estou desmerecendo a certificação. É uma coisa boa com certeza se especializar em certa plataforma. Mas não vale a pena se você não tem um panorama concreto de trabalhar e ser valorizado com esses conhecimentos e essa especialização.

Lembrando que procuro sempre embasar minha opiniões com base em padrões, ou seja, pra tudo o que escrevi acima existem exceções. Simplesmente não me embaso em exceção, não acredito muito em “sorte”.

:wink:

meu pensamento tem sido exatamente esse aí, a questão de realização profissional (sem preocupação com títulos de faculdade), mas penso que sem esses títulos fica mais difícil ainda entrar na área.

porém sei que diplomas ajudarão numa promoção, salário, etc…
[/quote]

Só é difícil até antes de você conseguir o seu primeiro estágio em java
depois disso é mole arranjar trampo.

A maior parte das empresas quer saber o que você sabe e não que diploma tem.

Não precisa de diploma para trabalhar com java, você precisa é de estudar muito e empenhar.

Diplomas servem para te dar um diferencial ou aumentar sua moral, mas isso só depois que você
já estiver no mercado… Não acredite que formando na facul, já vai arrumar emprego em java… rsrsrs
não é assim que as coisas funcionam.

Eu particularmente já aprendi o que eu tinha que aprender na facul até o 4º período…

as coisas daqui para frente que vai passar na facul eu já estou vendo a maioria em trampo
ou em livros ou pesquisas autodidatas que eu mesmo estou fazendo no google, youtube e etc.

abraço

De todo jeito valeu pelas dicas, mas acho que realmente é melhor terminar ou adiantar mais um pouco a graduação antes de tentar entrar no mercado.

[quote=marcos@marcos]De todo jeito valeu pelas dicas, mas acho que realmente é melhor terminar ou adiantar mais um pouco a graduação antes de tentar entrar no mercado.

[/quote]

Olha, acho que podes tentar um estágio. Pra ti vai ser fácil, e é o melhor modo de conseguir experiência pra entrar de vez no mercado.

Entrar diretamente sem nenhuma experiência vai ser meio complicado pra ti, quase toda vaga CLT exige experiência, nem que seja estágio…

[quote]Olha, acho que podes tentar um estágio. Pra ti vai ser fácil, e é o melhor modo de conseguir experiência pra entrar de vez no mercado.

Entrar diretamente sem nenhuma experiência vai ser meio complicado pra ti, quase toda vaga CLT exige experiência, nem que seja estágio…[/quote]

Realmente, refletindo melhor e levando em consideração a opinião dos colegas, é uma boa opção.

Acredito que não sou o único, mas é que as vezes dá um certo desespero de estar estudando a 03 anos e pouco (fiz o técnico de 1 ano e meio e mais 2 anos de faculdade) já e não estar trabalhando com um pouco do conhecimento adquirido.

Na função que exerço atualmente só é necessário conhecimento intermediário de usuário, e raramente uma instalação (programas e sistemas) e uma ou outra configuração, tudo coisa básica.

Ultimamente isto tem me incomodado bastante, fica uma idéia “recursiva” de que estou perdendo tempo, principalmente do ponto de vista profissional.

[quote=marcos@marcos][quote]Olha, acho que podes tentar um estágio. Pra ti vai ser fácil, e é o melhor modo de conseguir experiência pra entrar de vez no mercado.

Entrar diretamente sem nenhuma experiência vai ser meio complicado pra ti, quase toda vaga CLT exige experiência, nem que seja estágio…[/quote]

Realmente, refletindo melhor e levando em consideração a opinião dos colegas, é uma boa opção.

Acredito que não sou o único, mas é que as vezes dá um certo desespero de estar estudando a 03 anos e pouco (fiz o técnico de 1 ano e meio e mais 2 anos de faculdade) já e não estar trabalhando com um pouco do conhecimento adquirido.

Na função que exerço atualmente só é necessário conhecimento intermediário de usuário, e raramente uma instalação (programas e sistemas) e uma ou outra configuração, tudo coisa básica.

Ultimamente isto tem me incomodado bastante, fica uma idéia “recursiva” de que estou perdendo tempo, principalmente do ponto de vista profissional.[/quote]
É isso ai, como muitos já falaram, estágio é a forma mais fácil de entrar no mercado. Mas é bom antes fazer algum projeto para por em prática conhecimentos, de preferencia em equipe com outra pessoa mais experiente.

Por experiência própria:

Faça uma certificação, porque faculdade não abre portas não, entretanto, eu não sei nada de Java e TI, não tenho base e experiência alguma para te ajudar, mas opinião é que nem bunda, todo mundo tem uma!

Desculpe o linguajar feio e desejo sorte e muito sucesso para ti!