[RESOLVIDO] - Mudando a versão do Python pré-configurada

Aloha galera.

Utilizo o Linux Mint 12 e gostaria de alterar a versão do Python que já vem pré-configurada nele, para a versão mais nova do mesmo.

Como deu pra perceber, venho do mundo java e não achei uma forma fácil de manter as 2 versões na mesma máquina como temos com Java. É possível fazer tal coisa ???

Se sim, como posso proceder ??? Tem que remover a versão antiga (que com certeza será um parto por conta de dependências) e instalar a nova ??? Ou basta adicionar a nova versão ???

Estou encontrando dificuldades de achar algum material pra isso. Algum Pythonista pra me ajudar nessa missão ???

Hoje tenho a versão 2.7.3 e quero mudar pra 3.3.0 que é a atual.

Abs []

[quote=adriano_si]Aloha galera.

Utilizo o Linux Mint 12 e gostaria de alterar a versão do Python que já vem pré-configurada nele, para a versão mais nova do mesmo.

Como deu pra perceber, venho do mundo java e não achei uma forma fácil de manter as 2 versões na mesma máquina como temos com Java. É possível fazer tal coisa ???

Se sim, como posso proceder ??? Tem que remover a versão antiga (que com certeza será um parto por conta de dependências) e instalar a nova ??? Ou basta adicionar a nova versão ???

Estou encontrando dificuldades de achar algum material pra isso. Algum Pythonista pra me ajudar nessa missão ???

Hoje tenho a versão 2.7.3 e quero mudar pra 3.3.0 que é a atual.

Abs [][/quote]

O desenvolvedores do ubuntu/debian (aí se encaixa o mint) empacotam o Python para que seja possível usar ambas as versões. Mas a versão do python 3 disponível no ubuntu 12.04 é a 3.2.3.

No caso se desejar instalar a versão 3.2.3 é só dá um apt-get install python3 e depois chamar python3 no terminal ou usar #!/usr/bin/python3 em seus scripts.

A versão 3.3.0 ainda não está disponível no repositório, caso queira usar essa versão terá que fazer a instalação do fonte. Nesse caso é recomendável não instalar em /usr ou /usr/local para não haver conflito, você pode instalar em /opt ou no seu /home por exemplo.

Só lembrando que você não pode remover a versão padrão no caso 2.7.3.

PS: A próxima versão do ubuntu virá com o Python 3 por padrão, só não sei se será a 3.2 ou a 3.3.

opa bitjesse… valew mesmo pelo retorno…

Só um incômodo, sempre terei que usar essa chamada python3 ??? E quando as versões forem mudando ???

Digamos que amanhã saia o Python 3.4… Vou poder ter o 2.7.3 + 3.2.3 + 3.4 ??? Vou poder usar as 3 de forma concorrente ???

Desculpa as perguntas newbies, mas é que realmente acho que ainda penso no modo Java de fazer as coisas. rsrs :smiley:

Abs []

Outro detalhe… Baixei hoje pela manhã o tar.gz da versão 3.3.

Basta descompactá-lo em /opt/python3.3 e começar a usar ?? Tem que configurar alguma variável de ambiente pra ele achar essa versão do Python ?

Abs []

[quote=adriano_si]opa bitjesse… valew mesmo pelo retorno…

Só um incômodo, sempre terei que usar essa chamada python3 ??? E quando as versões forem mudando ???

Digamos que amanhã saia o Python 3.4… Vou poder ter o 2.7.3 + 3.2.3 + 3.4 ??? Vou poder usar as 3 de forma concorrente ???

Desculpa as perguntas newbies, mas é que realmente acho que ainda penso no modo Java de fazer as coisas. rsrs :smiley:

Abs [][/quote]

Enquanto o Python 3 não for a versão padrão da distribuição sim, você terá que chamar dessa forma, se você está usando a versão que está no repositório.

No caso de você instalar do fonte tem que especificar o caminho do executável ex: /opt/python3.3/bin/python3.3

Você pode ter várias versões do Python, mas a menos que você tenha um bom motivo para isso não é recomendado. Exceto no caso de você usar as versões que estão no repositório da distro. Como falei acima podem ser usadas sem causar conflito no sistema.

Uma dica é criar um ambiente isolado com o virtualenv para cada projeto, e nele especificar qual versão do Python que usar. Assim você usar não só versões diferente do Python mas também de outras bibliotecas sem causar conflito com as que vem instaladas no sistema.

www.virtualenv.org

http://hltbra.blogspot.com.br/2010/05/gerenciando-ambientes-virtuais-e.html

[],

[quote=adriano_si]Outro detalhe… Baixei hoje pela manhã o tar.gz da versão 3.3.

Basta descompactá-lo em /opt/python3.3 e começar a usar ?? Tem que configurar alguma variável de ambiente pra ele achar essa versão do Python ?

Abs [][/quote]

Você tem que especificar onde desejar instalar.

Considerando que você vai instalar em /opt, dentro da pasta onde você descompactou execute os comandos:

$ ./configure --prefix=/opt/python3.3
$ make
$ sudo make install

Para executar você tem que especificar o caminho do executável ex: /opt/python3.3/bin/python3.3. Se você usar o virtualenv você só especifica o caminho quando criar o ambiente isolado, depois pode chamar python diretamente dentro do ambiente.

Tem um grupo da linguagem no google groups, entra lá, a discussão é de bom nível e você pode ter suas dúvidas sanadas rapidamente.

https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/python-brasil

Bem vindo ao mundo pythonico.

[],

Gessé… mais uma vez muito obrigado pelo comentário e pela paciência em detalhar as dúvidas.

Apesar de ainda não ter executado os passos, dpou o tópico como resolvido e quaisquer dúvidas posteriores entro no grupo pra sanar.

Ainda não havia feito isso, pois eu tinha achado uma lista no Yahoo Groups e lá fui barrado de entrar, nem mostrou a opção de assinar a lista, mas essa do Google Groups já estou dentro.

Abs []

A lista do Yahoo foi desativada em favor da lista do Google.

Houve uma discussão e a maioria da comunidade concordou em migrar.

[],