[Resolvido] Modelagem entidades Integração API x Persistência

Olá pessoal,

como costumam mapear as entidades no Android?

O meu aplicativo haverá duas camadas que são: Persistência no SQLite e Integração com API(Server).

A minha dúvida é referente a classe modelo para tais integrações.
É o correto fazer uma classe representando cada tipo de comunicação/integração e utilizar de um método parser para transferir dados de uma para a outra antes de utilizar o objeto para apresentar os dados na tela? Ou utilizar apenas uma classe modelo, com dados tanto para um tipo de integração quanto para o outro?

Como costumam fazer essas camadas no Android/

obrigado.

Suponha que você queira persistir um aluno. Minha sugestão é você criar uma classe Aluno que será usada para persistência no SQLite do Android e outra classe Aluno que representará seu aluno no servidor.

Para enviar o Aluno do Android para o seu servidor, poderia fazer um POST para uma URL, algo como:

http://www.meuservidor.com.br/insere

… passando o seu Aluno num JSON, por exemplo.

E, no seu servidor, basta ler esse JSON e convertê-lo para a classe Aluno do seu servidor.

Felipe, acredito que eu tenha me expressado errado.

Quando me referi ao “Integração com API(Server)”, quis referir que possuo uma camada no meu aplicativo para essa comunicação com o servidor.
E nessa camada, eu faço a leitura do JSON enviado do server para o aplicativo.

Entendi!

Eu recomendo deixar no modelo somente o que diz respeito àquilo que você quer representar. Por exemplo, um modelo Aluno teria seu nome, telefone, endereço… Qualquer outra coisa que não pertença ao seu modelo (a forma como ele vai conversar com determinado tipo de comunicação, por exemplo), eu deixaria em uma classe separada que receberia esse Aluno.

1 curtida