[Resolvido]iReport 3.1.4 ClassNotfoundException

PessoALL…

Estou abrindo um relatório(jrxml) no iReport NetBeans 3.1.4 e faço alterações no mesmo, porém não consigo compilar o mesmo, pois tá dando erro de ClassNotfoundException para uma classe chamada RelatorioFichaValorizacaoMeritoCabecalhoDTO; já conferi, e esta classe está no projeto e no caminho certinho específicado;

neste relatório eu tenho mapeada uma propriedade chamada RP_CABECALHO cujo seu parameterClass é o referido DTO que ele não encontra: RelatorioFichaValorizacaoMeritoCabecalhoDTO

Alguém já passou por esse problema e sabe como solucionar? =(

Alguém?

posta o stacktrace aí

Se tiver, posta o stackTrace pra ajudar…
Mas por via das dúvidas, você adicionou o .jar da sua aplicação no Classpath do IReport?? Lá em Ferramentas, Opções… tem uma opção, que não me lembro qual agora onde você adiciona arquivos no ClassPath. Isso é necessário pra utilizar .jar de terceiros, o .jar do seu projeto, etc… As vezes terá de realizar o import dessa classe no relatório também (nas propriedades do relatório, na última opção tem uma tela pra você especificar os imports).

1 curtida

Vamos lá…

No iReport OutPut o stackTrace é o seguinte

Compiling to file... C:\DAPROM\svm\eclipse_ganymede\workspace\valorizacao\src\main\resources\br\mil\eb\dgp\daprom\vm\web\relatorio\fichavalorizacaomerito\FichaValorizacaoMerito.jasper
 net.sf.jasperreports.engine.design.JRValidationException: Report design not valid :       1. java.lang.ClassNotFoundException: br.mil.eb.dgp.daprom.vm.web.relatorio.fichavalorizacaomerito.RelatorioFichaValorizacaoMeritoCabecalhoDTO.java      2. java.lang.ClassNotFoundException: br.mil.eb.dgp.daprom.vm.web.relatorio.fichavalorizacaomerito.RelatorioFichaValorizacaoMeritoSubRelatoriosDTO.RelatorioFichaValorizacaoMeritoSubRelatorioGrupo     at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractCompiler.verifyDesign(JRAbstractCompiler.java:262)     at net.sf.jasperreports.engine.design.JRAbstractCompiler.compileReport(JRAbstractCompiler.java:144)     at com.jaspersoft.ireport.designer.compiler.IReportCompiler.run(IReportCompiler.java:524)     at org.openide.util.RequestProcessor$Task.run(RequestProcessor.java:561)     at org.openide.util.RequestProcessor$Processor.run(RequestProcessor.java:986) 
Compilation running time: 172! 

O ClassNotfoundException aparece na aba chamada Report Problems Window

Você poderia postar o mapeamento da propriedade RP_CABECALHO ?
ja verificou se o caminho passado esta correto? package?

Veja se esse tópico pode ajudar você

http://www.guj.com.br/java/21241-jasperreport–objeto-como-parametro

Então IgorDutra, verifiquei aqui nas propriedades nas propriedades do meu relatório e esse objeto RP_CABECALHO aponta para o caminho br.mil.eb.dgp.daprom.vm.web.relatorio.listavalorizacaomerito.dto.RelatorioListaValorizacaoMeritoCabecalhoDTO…

para conferir esse caminho abri a classe RelatorioListaValorizacaoMeritoCabecalhoDTO e peguei o caminho do package na parte superior da classe e tá certinho…

gusMcCart, quanto ao classpath do iReport não tem nenhum .jar setado lá…

Beleza, então joga seu jar/war no classpath do IReport pra ele poder encontrar sua classe, nesse caminho que você passou. Sem o classpath setado ele não sabe o que é: br.mil.eb.dgp.daprom.vm.web.relatorio.listavalorizacaomerito.dto.RelatorioListaValorizacaoMeritoCabecalhoDTO

Aí vai dar o ClassNotFoundException

1 curtida

Tem mais alguma configuração que deva ser verificada? fui em Ferramentas->Opções->ClassPath->Add Jar->Adicionei o .war da minha aplicação… tem uma aba chamada FontPath onde marquei meu .war tbm e mesmo assim continua dando classNotfoundExcetption para RP_CABECALHO e ele não compila o Relatorio =(

Tantas perguntas, porque estou começando a mecher com iReport agora! peguei um sistema para dar manutenção aqui e me solicitaram alterar alguns textos no relatorio! =P

GusMcCart, você disse o seguinte numa mensagem anterior “As vezes terá de realizar o import dessa classe no relatório também (nas propriedades do relatório, na última opção tem uma tela pra você especificar os imports).” Não tô encontrando essa Opção… quero fazer mais essa tentativa, pois ainda tô enrolado com esse problema!

Dá um help ai amigão

Resolvido galera… ao invés de usar um .war no classpath do iReport eu gerei um .jar da minha aplicação e setei lá…
Pronto! =)

Obrigado á todos pela ajuda! =D