[Resolvido] Ícone na barra de tarefas e no título do Jframe

Fala pessoal, está acontecendo o seguinte…
tenho um método para setar na minha aplicação java um ícone na barra de título do meu Jframe principal e na barra de tarefas… segue o código do método.

private void setarIconeNoTitulo() {
        try {
            Image icon = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("src/iconeSistema/logo.png");
            this.setIconImage(icon);
        } catch (Exception ex) {
            JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage());
        }
    }

eu chamo o método no construtor do meu Jframe, maaaas, só funciona quando eu executo o programa com o netbeens aberto, se eu limpar e contruir o jar, fechar o netbeens e executar meu .jar, não aparece o ícone nem na barra de tarefas e nem na barra de título do Jframe…

Me perdoem se é apenas alguma bobagem mas já procurei bastante isso e aparentemente apenas esse método já era pra resolver o meu problema, porém, parece não resolver…

PS: a imagem assim como está descrita no caminho do “getImage” está dentro da pasta de códigos do meu projeto…
Alguém aí faz ideia do que está acontecendo???
Grato desde já…

Tente copiar a imagem na pasta dist. e modifique seu código para:

private void setarIconeNoTitulo() {  
        try {  
            Image icon = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("iconeSistema/logo.png");  
            this.setIconImage(icon);  
        } catch (Exception ex) {  
            JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage());  
        }  
    } 
1 curtida

Vai funcionar somente quando vc estiver executando fora do netbeans.

Para aparecer no netbeans vc vai ter utilizar seu código originalmente.

1 curtida

[quote=Demys Cota]Tente copiar a imagem na pasta dist. e modifique seu código para:

private void setarIconeNoTitulo() { try { Image icon = Toolkit.getDefaultToolkit().getImage("iconeSistema/logo.png"); this.setIconImage(icon); } catch (Exception ex) { JOptionPane.showMessageDialog(null, ex.getMessage()); } } [/quote]

Funcionou perfeitamente, realmente só aparece quando executa fora do netbeans porém é o que me interessa mesmo, muito obrigado pela ajuda!

Só uma dica: quando a aplicação é executada pelo NetBeans, os caminhos dos arquivos da aplicação são relativos à pasta do projeto. Quando a aplicação é executada pelo .jar, os caminhos dos arquivos são relativos ao .jar, por isso que não estava encontrando a imagem.

1 curtida

O “problema” era apenas esse mesmo silasyudi, eu que não tinha me tocado sobre o caminho do arquivo de imagem… mas obrigado a vocês pela disposição em ajudar…!