[resolvido]Existe compilador de C++ em 64 bits, se sim qual me recomendam?

Gostaria de fazer testes com o mesmo programa em 32 e 64 bits.

DarthVictor,

Sei que o GCC tem suporte a 32 e 64 bits. Mas acho que vc tem que alterar partes do seu código para “aproveitar” melhor os 64bits.

Mas ACHO, depende do seu software e eu nunca fiz isso na pratica.

Todos os compiladores modernos (como o g++ ou o Microsoft C++, que vem com o Visual Studio) podem gerar código para diversas arquiteturas. No seu caso, provavelmente você quer gerar código para o “AMD64” ou “X64” (a terminologia depende mas é mais ou menos essa. A Intel implementa o conjunto de instruções de 64 bits como “EM64T” mas é a mesma coisa que AMD64. Veja: http://en.wikipedia.org/wiki/X86-64 )

Que recomendação fazemos? Se você está usando o Solaris, por exemplo, use o Solaris Sun Studio ou o g++. Se for o Linux, você pode usar o g++ ou então o compilador da Intel (o famoso icc), que é compatível com o g++. Se for o Windows, pode tentar o Microsoft Visual Studio (acho que o Code::Blocks vem com uma versão compilada do g++ para WIndows, se não me engano).

Qual é a diferença? Depende. Se seu programa acessar pouca memória e for pequeno, talvez seja favorecido por rodar em 32 em vez de 64 bits, por incrível que pareça, se o processador tiver pouca memória cache. Se precisar acessar muita memória e a máquina tiver uma quantidade razoável de memória, e se o processador tiver bastante memória cache, talvez seja melhor rodar em 64 bits.