Seguindo a apostila da caelum, agora estou fazendo o exercício 5.9, me deperai agora com um comentário la assim:
“Caso você esteja fazendo em casa, você pode usar exatamente as mesmas classes criadas durante os exercícios do capítulo de JDBC. Não esqueça de copiar também o Driver do MySQL.”
Como eu estou seguindo a apostila, eu já fiz o exercício do JDBC, agora o que quer dizer “usar exatamente as mesmas classes criadas durante os exercícios do capítulo de JDBC”, é para pegar todos os packages e jogar no meu projeto fj21-agenda ? ou só as classes que estão nos packages ?, mas se eu pegar só as classes vou ter que tirar os packages também…
Se você olhar o item 3, do exercício 5.9 vai ver que utilizamos a classe Contato e a classe ContatoDAO, que foram criadas nos primeiros exercícios de JDBC. Sendo assim é necessário que estas classes estejam no mesmo projeto que você criou para o exercício 5.9. Para isso você deve copiar os packages que contém as classes Contato, ContatoDAO e ConnectionFactory para seu projeto. E na classe AdicionaContatoServlet(exerc 5.9, item a) você deve colocar os imports para essas três classes.
obs: Você também poderia colocar no seu projeto, só as classes sem estarem organizadas em packages, porém isso não é uma boa prática de programação. Além disso, você também poderia mudar o nome dos packages, alterando também os imports.
Não é isso não. (Rafael Mesquita Moura)
Se vc criou um projeto novo, vai no outro e copia, se quiser pode manter a mesma estrutura de pastas (que no caso são os packages).
É isso ai… vocês estão corretos, era para eu ter postado ontem a resposta, mas estava tarde, me desculpem… eu tive a primeira aula com o professor Pedro Matiello e ele me ajudou no finalzinho da aula. Mas na própria apostila explica isso, na página 38, eu comi bola.
Apositla da Caelum fj21 - página 38
“Repare ainda que há uma pasta chamada lib dentro da WEB-INF. Quase todos os projetos Web existentes precisam usar bibliotecas externas, como por exemplo o driver do MYSQL no nosso caso. Copiaremos todas elas para essa pasta lib. Como esse diretório só aceita bibliotecas, apenas colocamos nele arquivos .jar ou arquivos zip com classes dentro. Caso um arquivo com outra extensão seja colocado no lib, ele será ignorado.”