Deixa eu ver se entendi: a empresa só pode contratar um analista com experiência. Logo o analista inexperiente nunca deve ser contratado, portanto ele nunca vai adquirir experiência. (E quando os analistas experientes morrerem? A TI acaba?).
Acho que tem gente xiita demais por aí, querendo limitar os outros por seus próprios limites.
Discordo. Eu comecei como trainee e fui “treinada”. Pena que foi numa empresa de outsorcing e não na Johnson & Johnson (onde o programa de formação dura 3 anos e leva a um cargo gerencial, não técnico). O normal é que o trainee tenha desafios e responsabilidades sim, mas não jogado às feras. Além disso, sempre há a figura do mentor, para auxiliar em questões como essa levantada pela Grazi. Quando eu era trainee não tinha mentor, mas na empresa atual eu tenho e é muito bom.
[quote=J-Chist][quote=sergiotaborda]
Existe uma máxima para os arquitetos que só deve contratar arquitetos depois que fizeram mais de 3 projetos (aliás a definição da Sun é bem essa… arquiteto é alguem com experiencia, não com conhecimento teorico) O mesmo se pode aplicar a analista.
[/quote]
Deixa eu ver se entendi: a empresa só pode contratar um analista com experiência. Logo o analista inexperiente nunca deve ser contratado, portanto ele nunca vai adquirir experiência. (E quando os analistas experientes morrerem? A TI acaba?).
[/quote]
Vc não entendeu.
Existe uma coisa chamada aprender. Vc não pode ser contratada como senior sendo junior. O ponto é que não existe analista junior.
Existe analista em aprendizado (trainee). Só que para aprender é preciso aprender com alguém. (Esse é o ponto do caso, ela foi contratada como trainee sem haver ninguem para a ensinar)
A empresa só pode começar por contratar alguem que já é analisa com experiencia. Depois ela contrata pessoas que irão aprender com esse e um dia terão experiência para serem contratados como analista zero em outro lugar.
Um analista inexperiente não é um analista. Não existe isso. É uma aberração. ( É como oferta de trabalho para Analista Junior, não me façam chorar … )
Quando alguem é inexperiente ele é colocado na equipe para aprender. Os membros da equipe se são profissionais de verdade ensinam (se têm competencia para ensinar é outra historia, estou falando de vontade). É muito simples.
O problema de vocês é que acham que analista é um cargo. Analista é uma função. É um papel que alguem desempenha junto a muitos outros. Não acreditem no contrário pq vão se dar mal ( como no exemplo)
Quando os analistas experientes morrerem a TI evolui. A TI não depende dos analistas. Ela depende da equipe de desenvolvimento na qual existem pessoas com capacidade de analisar.
Às vezes eu acho que os jovens ainda acreditam no papai noel…
Siga as dicas positivas dos amigos ai e estude, se informe e logo estará inserida no contexto, opiniões pessimistas como estas que estão ai só servem pra te motivar, não desista e vá em frente e boa sorte.
Acredito que pensando assim vc vai se dar bem, inicie lendo tudo que puder e estudando alguns projetos, que vc verá que as coisas irão clarear e se tiver alguma duvida, fique a vontade pra postar e no que pudermos te ajudar fique tranquila pois não esta sozinha não.
Pra parte de fundamentos teóricos, sugiro começar por esta leitura. É de um prof. meu da universidade. Não está muito organizado, mas acho q ajudará.
Muitos acham que “análise” é só criar um monte d modelos da UML, e essa referência que mostrei vai um pouco contra isso. Fala da da engenharia de requisitos em três partes: elicitar, modelar e analisar. Entender essas 3 partes e suas diferenças já é um começo.
Recomendo somente não se ater a aplicar tudo que está aí, porque existem coisas mais antigas ou atuais, mas acadêmicas. Mas, de uma forma geral, as tópicos de discussão são os mesmas d hj.
Essa discussão remete a uma conhecida frase: O que veio antes? O ovo ou a galinha?
Alguém aqui aprendeu a andar de bicicleta lendo livros? Alguém aqui aprendeu a caminhar ouvindo um professor ou outra pessoa com mais experiência que você em “Caminhar”?
Chega momentos da vida que temos que peitar e ponto final.
A Grazi terá que fazer um manejo de risco da opção que ela tomar e fim de papo.
Se ela se quebrar, não quer dizer que ela tenha sido uma má profissional, quer dizer que ela terá que aprender com os erros para uma próxima e próxima e próxima e próxima e próxima e próxima… Vez!
Se pintou uma oportunidade para uma coisa que você não tem experiência, simplesmente tente adiquirir experiência. Como adquiro experiência? Tendo experiências…hehehehehhehe…
“ex.pe.ri.ên.cia
sf (lat experientia) 1 Ato ou efeito de experimentar. 2 Conhecimento adquirido graças aos dados fornecidos pela própria vida. 3 Ensaio prático para descobrir ou determinar um fenômeno, um fato ou uma teoria; experimento, prova. 4 Conhecimento das coisas pela prática ou observação. 5 Uso cauteloso e provisório. 6 Tentativa. 7 Perícia, habilidade que se adquirem pela prática. Antôn (acepções 2, 4 e 7): inexperiência. E. de vôo V ensaio de vôo.”
Grazi, faça o que teu coração manda. No fim das contas, se você fizer, haverão pessoas falando “porque você fez?” e se você não fizer haverão pessoas dizendo “porque você não fez?”…
O grande problema é que os Analistas de Sistemas que vemos por ai são os famosos ECO.
Apenas repetem o que o cliente quer pros desenvolvedores, e no final das contas quem PROJETA o software mesmo é o desenvolvedor.
E pra projetar sistemas vc NECESSITA de experiencia em Desenvolvimento. E experiencia BOA.
Ja tive a infelicidade de trabalhar em projetos onde Analistas nao entendiam nem request e response, e prototipavam telas ABSURDAS como se estivessem fazendo sistemas DESKTOP.
E era WEB.
Vai morrer um dia a profissao Analista?
Creio que sim. Mas enqto esse dia nao chega melhor a gente lidar com o que tem e buscar melhorar o cenario atual.