[quote=luistiagos][quote=sergiotaborda][quote=novato22]
se você conhecesse alguns dos analistas que conheço talvez você não visse o mundo tão cinzento assim. É certo que ela não pode dar um pulo maior que a perna, mas daí a quebrar as pernas dela sem nem ao menos saber o tamanho da empresa que ela vai trabalhar e saber da experiência dela durante o curso, como programadora mesmo(ou seja, as habilidades que ela possui)… E mais, será que ela mentiu à empresa quanto à sua experiência profissional? por que colocar toda a responsabilidade de aceitar o emprego só nela e não na empresa?
[/quote]
Porque ela que é a profissional.
Vc está-me perguntando o mesmo que se eu acho que se o médico erra se a culpa é do hospital.
Sempre, em qualquer ocisa na vida, as pessoas tentaram procurar outro alguem para fazer o que elas não sabem ou não querem fazer. É por isso que ha profissões. Mas ha pedidos honestos e pedidos desonestos. Quem tem que saber a diferença e esolher é o profissional. Se isto fosse assim, empresas de software de meia leca iam à falencia em dois tempos e não viveriamos o cenário atual. O problema é que as pessoas que trabalham com software nem sempre são profissionais.
É uma questão de ética.
Sim, eu sei que pode parecer meio duro, mas é a realidade. As pessoas têm que começar a enxergar a realidade.
Só assim haverá respeito.
[/quote]
Não concordo com vc… na vida se vc não mete a cara… se vc coloca o rabo entre as pernas e fica com medo… vc e um fracassado… tem mais e que meter a cara e lutar… e verdade vc vai apanhar muito porem… é levando porrada que se aprende a bater![/quote]
Vc não entendeu nada. Meter a cara e lutar só faz sentido quando vc está sendo profissional. quando vc mete a cara para simplesmente estorquir dinheiro de alguem, enganar alguem a te contratar ,isso não é ser profissional. Pode funcionar,e vc pode gostar e achar que está tudo blz e que vc é um cara de sucesso, mas não é real. Se vc fizer isso, a realidade é que vc é um charlatão sem ética profissional.
Mas a questão nem é essa. A questão é ao contrário. A empresa faz uma proposta. Essa proposta é eticamente dubia. Ai vc aceita.
Vc é tão responsável quanto a empresa.
tem uma máxima do fraudadores que se aplica aqui : não é possivel enganar uma pessoa honesta.
Se a empresa apresenta algo abaixo do que seria honesto, ela está escondendo o jogo e mais cedo ou mais trade vc se ferra.
No caso em epigrafe, acabámos descobrindo que nem sequer havia problema nenhum. apenas pânico de quem se meteu numa errascada. Mas veja bem, a empresa coloca a responsabilidade de analisar/desenvolver um software nas mãos de uma pessoa sem experiecia alguma. Isto não é estranho ? É. Deveria ser obvio a todos aos que saem da faculdade.
Repare no “golpe”. Contratar uma pessoa saida da faculdade, como trainee, e colocar nela a responsabilidade de fazer um software.
Isto faz sentido para si ? Para mim não faz. Para mim é uma empresa tentando levar vantagem.
O que eu estou dizendo é que aceitar este tipo de proposta é uma fria. E não podemos culpar a empresa por tentar levar vantagem,mas podemos aconselhar os profissionais ( ou profissionais want to be) a terem cuidado com isso.
Vc pode ver na pessoa que aceita uma situação assim um cara que foi à luta. Eu vejo alguém que escolheu a batalha errada. Uma que não poderá vencer sem levar muito na cabeça. Para vc, levar na cabeça é sinal de honra, para mim é sinal de masoquismo.