[RESOLVIDO]Erro ao executar comando rake no rails

Olá pessoal, estou começando a explorar o mundo Rails, e me deparei com o seguinte problema ao executar o comando rake db:create:all :

/usr/local/lib/ruby/1.9.1/rubygems.rb:340:in bin_path': can't find executable rake for rake-0.8.7 (Gem::Exception) from /usr/local/bin/rake:19:in

pelo o que interpretei ele não consegue localizar o rake…qual seria a solução?

desde ja grato …

gem install rake?

Creio que não seja isso…segue o gem list:

abstract (1.0.0)
actionmailer (3.0.3, 3.0.0.rc2, 2.3.8, 2.2.2)
actionpack (3.0.3, 3.0.0.rc2, 2.3.8, 2.2.2)
activemodel (3.0.3, 3.0.0.rc2)
activerecord (3.0.3, 3.0.0.rc2, 2.3.8, 2.2.2)
activeresource (3.0.3, 3.0.0.rc2, 2.3.8, 2.2.2)
activesupport (3.0.3, 3.0.0.rc2, 2.3.8, 2.2.2)
arel (2.0.6, 1.0.0.rc1)
builder (3.0.0, 2.1.2)
bundler (1.0.7)
erubis (2.6.6)
ffi (1.0.1)
i18n (0.5.0, 0.4.2)
mail (2.2.12)
memcache-client (1.8.5)
mime-types (1.16)
minitest (1.6.0)
mysql (2.8.1)
mysql2 (0.2.6)
polyglot (0.3.1)
rack (1.2.1, 1.1.0)
rack-mount (0.6.13)
rack-test (0.5.6)
rails (3.0.3, 3.0.0.rc2, 2.3.8, 2.2.2)
railties (3.0.3, 3.0.0.rc2)
rake (0.8.7)
rdoc (2.5.8 )
rvm (1.1.12)
sqlite3 (0.1.1)
sqlite3-ruby (1.3.2, 1.2.5)
text-format (1.0.0)
text-hyphen (1.0.0)
thor (0.14.6)
treetop (1.4.9)
tzinfo (0.3.23)

teu linux é um Ubuntu e tu instalou o rubygems pelo apt-get? se for isto tem que adicionar o diretório bin do rubygems no PATH :smiley:
outra opção é rodar em vez de

rake

bundle exec rake

o bundler gerencia isto :smiley:

[quote=urubatan]teu linux é um Ubuntu e tu instalou o rubygems pelo apt-get? se for isto tem que adicionar o diretório bin do rubygems no PATH :smiley:

rake

bundle exec rake

o bundler gerencia isto :D[/quote]

Funcionou em termos …porem agora esta com outros problemas aos quais nao encontrei solução, a alternativa que me resta creio que seja remover e instalar tudo novamente…portanto se tiver algum tutorial para a instalação e configuração no Ubuntu fico grato, enquanto isso uso o rails no Windows mesmo, já que levei uma tremenda surra tanto no Ubuntu quanto no Slackware. Comprei o livro Use a Cabeça Rails já que gosto bastante da didatica da série Head First, porem notei até agora que o conteudo é um tanto quanto superficial em alguns tópicos, e vi o sumario do seu livro, pareceu bastante interresante, provavelmente será minha proxima aquisição, mas me surgiu uma duvida quanto ao mesmo…qual a versão do rails ele aborda ?..e outra duvida a diferenças relevantes das versões ?. Enfim é isso e obrigado pela ajuda.

[quote=Markus Alemao][quote=urubatan]teu linux é um Ubuntu e tu instalou o rubygems pelo apt-get? se for isto tem que adicionar o diretório bin do rubygems no PATH :smiley:

rake

bundle exec rake

o bundler gerencia isto :D[/quote]

Funcionou em termos …porem agora esta com outros problemas aos quais nao encontrei solução, a alternativa que me resta creio que seja remover e instalar tudo novamente…portanto se tiver algum tutorial para a instalação e configuração no Ubuntu fico grato, enquanto isso uso o rails no Windows mesmo, já que levei uma tremenda surra tanto no Ubuntu quanto no Slackware. Comprei o livro Use a Cabeça Rails já que gosto bastante da didatica da série Head First, porem notei até agora que o conteudo é um tanto quanto superficial em alguns tópicos, e vi o sumario do seu livro, pareceu bastante interresante, provavelmente será minha proxima aquisição, mas me surgiu uma duvida quanto ao mesmo…qual a versão do rails ele aborda ?..e outra duvida a diferenças relevantes das versões ?. Enfim é isso e obrigado pela ajuda.

[/quote]

tem um caitulo sobre instala’~ao no meu livro com passos para evitar este problema, mas a versão atual fala do rails 2.1 até 2.3, estou terminando de atualizar para o Rails 3, mas tive uns problemas em casa e acabei atrasando bastante esta atualização :frowning:
Mas para evitar isto, a dica é instalar o ruby da distribuição, e baixar o rubygems para instalar manoalmente …

instala o rvm
http://rvm.beginrescueend.com/

ele gerencia bem as gems/paths…

abs.

Boa notícia!

Já passei pelo mesmo problema no rake e também com problemas de dependência do mysql2. Resolve-se da seguinte forma:

0 - desinstale o ruby (caso haja alguma versão instalada)
sudo apt-get remove ruby ou [ruby1.8] ou [ruby1.9]

1 - Instale o ruby full:
sudo apt-get install ruby-full build-essential

[editado]
Caso ainda não tenha RubyGems instalado manualmente, faça Download da última versão em http://rubyforge.org/frs/?group_id=126
Descompacte, entre no diretório e digite:
ruby setup.rb
[/editado]

2 - Instale dependencias mysql2:
sudo apt-get install libmysql-ruby libmysqlclient-dev

3 - Instale mysql2 no gem:
sudo gem install mysql2

Agora você pode utilizar o rake normalmente, ou seja, sem o “bundle exec”.

Abraços!

Post antigo …mas somente para constar nos altos …stone010 realmente funcionou obrigado!