[RESOLVIDO] Dúvida: como remover menu de navegação em aplicativos p/ aparelhos com touch

Olá!

Iniciei alguns estudos sobre a programação em J2ME na área de jogos, mas tenho uma dúvida sobre como remover um menu de navegação(foto) que aparece nas aplicações.

*A área em preto é onde a aplicação aparece, e o menu seria a barra cinza juntamente com os botões em branco, o problema é que esse menu ocupa uma área da tela que poderia ser usada normalmente pelas aplicações…

Já baixei alguns jogos pra testar no meu celular (Samsung Corby S3650) e alguns tem esse menu, e outros não. Acredito eu, que o fato dele aparecer é por que talvez o jogo baixado não seja especificamente para o meu celular, ou o programador esqueceu de levar isso em conta, ou coisa do tipo.

Existe alguma técnica/método utilizado para desativar esse menu?

Obrigado!

Olá!

Nunca fiz nada sobre jogos em android, mas faz o seguinte…

da uma olhada se tem alguma coisa além do onCreate na activity… por exemplo, pra remover a opção de apertar o botão “menu”, é só excluir o codigo “onCreateOptionsMenu” que cria sozinho junto com a activity… provavelmente no seu caso deve ter alguma coisa parecida… será?

qualquer coisa fala aí.

Então, não é para android que estou desenvolvendo, me desculpe, acho que acabei não deixando isso muito claro :oops: , estou é desenvolvendo para celulares um pouco mais antigos, sem android, no meu caso o Samsung Corby, que nem sei qual é o SO dele.

Mas creio que deve ser algo do tipo, alguma opção que possa ser desativada, pois como tinha dito no primeiro post, eu tenho um jogo de poker aqui no celular, que não apresenta esse menu, mas também tenho um outro jogo de UNO que tem, e esse menu cobre parte da tela e do jogo…

Mas obrigado por tentar ajudar :smiley:

— EDIT —

Consegui resolver.

O problema era a configuração do arquivo MANIFEST.MF, enquanto eu pesquisava descobri que o problema era devido a falta de uma linha nesse arquivo que dizia que o aparelho tinha suporte touch-screen, e por isso o celular tinha esse menu ativado para poder navegar na aplicação.

Eu li que o netbeans deixa várias coisas já prontas de início, será este o problema de eu não encontrar esse tipo de configuração antes? Ou será algum outro motivo.