Galera, estou com uma duvida, qual a diferença entre:
Diagrama de Sequencia
Diagrama de Classes
Diagramas de Caso de Uso
Tipo como eu sei qual é o melhor para eu usar?
Em qual etapa do desenvolvimento eu preciso usar cada um?
vllw =D
Galera, estou com uma duvida, qual a diferença entre:
Diagrama de Sequencia
Diagrama de Classes
Diagramas de Caso de Uso
Tipo como eu sei qual é o melhor para eu usar?
Em qual etapa do desenvolvimento eu preciso usar cada um?
vllw =D
Se aprofunde no assunto que vc vai descobrir…
estou estudando sobre isso! porem ainda não consegui identificar qual é o melhor diagrama para cada etapa de um projeto…
De todos, o diagrama de casos de uso é o menos importante. É a especificação de casos de uso que conta. Podemos dizer que tanto a especificação quanto o diagrama visam delimitar o que cada caso de uso fará e, normalmente, um caso de uso representa uma funcionalidade no sistema (manter clientes, manter produtos, realizar venda, efetuar pagamento, etc).
Casos de uso são a primeira etapa do desenvolvimento. É nele que serão identificadas as classes e os atores que interagem com o sistema.
O diagrama de classes que muitos consideram como o principal diagrama UML é criado a partir da identificação das mesmas na especificação de casos de uso. Ele contempla as principais (veja bem, somente as principais e não todas) as classes que estarão envolvidas no projeto, suas relações entre si e a multiplicidade destas. Além de classes, pode existir a definição de interfaces e enums que forem julgados principais. Cada classe conterá atributos (principais) e métodos (mais relevantes). Estes métodos serão utilizados para a criação do diagrama de sequência, considerando o relacionamento entre as classes. Este é o terceiro, em ordem, a ser desenvolvido.
Enfim, este é um modelo padrão, pode sofrer variações ou, como é comum, ser ignorado e tudo ser feito através de engenharia reversa.