[RESOLVIDO] "Diário de bordo"

Tive uma idéia que não sei até que ponto é válida, e gostaria da opinião de vocês.

Muitas vezes, faço ajustes finos em máquinas (produção, inclusive) para resolver determinados problemas - consumo excessivo de memória, de cpu, etc. Como gosto de manter minhas atividades rastreáveis (tanto por mim quanto por outros), pensei em fazer um “diário de bordo” ou seja, registrar problemas que aconteceram e quais foram as atitudes que tomei para resolvê-los ou amenizá-los.

Alguém aqui já fez isso? Sabem me dizer se é uma idéia boa, ou se estou falando bobagem?

[]'s

Bom, durante um tempo eu mantinha um documento de “Lições Aprendidas”, que deve ser muito parecido com o que você quer. Lá eu colocava vários tipos de lembretes. Basicamente eu trabalhava reescrevendo em Java um sistema feito originalmente em Delphi. Assim, eu tinha que navegar entre os fontes do projeto antigo, e sempre tinha que perguntar para alguém em qual fonte estava determinada funcionalidade. Para não ter que interromper os outros com a mesma pergunta, eu anotava os principais fontes e o que eles faziam. Me ajudava muito.

Não, não é exatamente isso. Eu já mantenho algo semelhante assim na wiki e num caderno que eu tenho comigo, mas o que eu gostaria de deixar era um documento com problemas que aconteceram e o que eu fiz para solucioná-los. E o propósito desse não é pra deixar pra mim, é pra deixar com o resto da equipe, para que, se acontecer de algum dia alguém quiser saber porque determinada coisa foi feita (modificação em código, modificação em configuração, etc.), só olhar o diário.

[]'s

É válido sim, até mesmo um blog serve.
A muito tempo atrás fiz um site e coloquei informações sobre problemas que resolvi etc.
Achava que ninguém lia.
Mês passado o servidor mudou o domínio e meus links quebraram.
E já apareceu um e-mail de um cara me avisando que o site estava fora e tal.
Vai ser útil pode apostar, já peguei muita informação em blogs e sites do tipo.

Boa tarde,

Eu acho muito interessante a ideia, inclusive, um amigo de faculdade e eu, pensamos em algo parecido. Nós trascreviamos as soluções para o papel, ou qualquer outra mídia que fosse.

Nós procuravamos uma forma de não transgredir os interesses da empresa, eh claro, jah que o objetivo era compartilhar não soh com a equipe.

[]'s

Já vi isso em Wiki mesmo.

Tinha lá, prováveis soluções erro X… e aí ia embora. [=

Beleza, pessoal. Vou ver se implemento alguma coisa aqui.

Obrigado a todos pelas respostas!

Sei que o problema já foi respondido, mas o que fazemos aqui é manter uma base de conhecimento pesquisável. Essa base de conhecimento apresenta vantagens significativas sobre um diário cronológico justamente por ser semi-estruturada. Existem diversos softwares open source para ese tipo de necessidade: http://opensourceknowledgebase.com/

Então, minha solução foi extremamente simples. A primeira coisa q eu fiz foi instalar um servidor Apache na minha máquina. Depois, eu hospedei o strapdown.js para fazer tudo. Dessa forma, eu escrevo o que tiver que escrever em markdown e simplesmente faço os links com HTML. É realmente muito simples e limitado, mas atende perfeitamente bem às minhas necessidades.

[]'s

Só para constar,um método simplista que adotamos foi criar uma planilha no google docs e demos permissao pra todos os envolvidos no projeto.

A planilha possuia poucos campos:
Data do problema, descrição do problema, setor, usuário, origem (telefone/email), situação(resolvido/pendente), solução, data da solução

Assim, antes de começarmos a resolver alguma bronca, davamos um crtl + f para verificar se o problema era reincidente

Óbvio que este método tem sua limitações, mas quebra um galho