Inicei hoje minha migração windows -> linux. Sei que será um processo doloroso a troca… 8) Mas por favor, ajudem aqui…
Utilizo o Ubuntu 9.04 64bits em um Dell vostro 1510 com processador de 64bits.
No Windows Vista há uma opção da Dell (de um programinha, power management que ja vem instalado de fabrica) que permite que o carregador seja inserido e a bateria não seja carregada:
"Desativar o carregamento da Bateria - Marcar esta caixa irá impedir a bateria de ser carregada até a próxima vez que você reinicializar o computador. Ainda assim, a sua bateria funcionará normalmente?, isto é, caso ocorra uma queda de energia o notebook usa a bateria.
Será que há algum software que faz isso para Linux?
Se não como evitar que a bateria fique “viciada”?
Gostaria de usar só o AC, liberando a bateria de ficar carregando/descarregando…
Não é possivel que ninguem tenha feito isso pra linux… já procurei tanto na net!!
Ticiane, a não ser que teu laptop seja de 1900-e-minha-vó-era-gatinha, a bateria dele é de Lítio.
Pra uma bateria de lítio viciar, só se ela cheirar uma carreira de pó por dia. Elas não têm efeito memória.
E mais: é ALTAMENTE aconselhável que você NUNCA deixe tua bateria descarregar por completo. Ele vai carregar até 100%, e obviamente depois vai parar, ficando só no AC Adapter, mantendo a bateria carregada.
De qualquer forma, no Ubuntu 9.04 há, lá no próprio “systray” do gnome (ícone da bateria) tem opções pra ele não ficar ‘lendo’ a carga da bateria o tempo todo - o que ajuda no seu rendimento, mas não na sua vida útil.
Vida útil de bateria de Lítio é:
tempo de ciclos (quantas vezes foi descarregada por completo)
capacidade máxima alterada por tempo de vida (algumas caem de 1.300mah pra uns 600mah com o tempo). Se isso acontecer ANTES do tempo de garantia, pode ter certeza que é defeito, porquê o lítio não “cristaliza”, não tem efeito memória.
Nota: celulares tendem ferrar nossa vida com esse tipo de coisa por bugs de SOFTWARE, tanto que se tu der um master reset no aparelho o desgracento volta ao normal. É exatamente o que acontece no windows. Pra teres idéia, a bateria do meu Vostro funciona quase o dobro do tempo no Linux do que no Windows - e fazendo a mesma coisa (programando Java com MySQL e trezentas mil abas no Firefox).
Eu tenho exatamente a mesma configuração da Ticiane e minha bateria não dura mais que uma hora e meia. E muitas vezes, quando eu ligo, o linux diz que ela tá com defeito.
[quote=josenaldo]Eu tenho exatamente a mesma configuração da Ticiane e minha bateria não dura mais que uma hora e meia. E muitas vezes, quando eu ligo, o linux diz que ela tá com defeito.
Alguém sabe o q fazer?[/quote]
Ele tá todo atualizado, Josenaldo? Tem uns pacotes pra instalar no synaptic relativos ao ACPI. Se não estiverem atualizados, instala. Agora de cabeça eu não lembro dos nomes exatos, estou no trabalho e aqui eu uso Windows.
Em alguns casos é preciso atualizar a BIOS (isso eu vi no fórum da Dell, galera sofrendo com isso tanto no Linux quanto no Windows), mas eu, particularmente, nunca vi nenhum dos meus 300 colegas, que tb têm note da dell, chegar a esse ponto.
Eu creio que o Ubuntu ainda falha um pouco em relação ao gerenciamento de energia. Tenho um Itautec com bateria de 6 células e ela dura entre 1,5 e 2 horas, com sorte.
acho que nao me expressei bem quanto ao termo “viciar”.
O que não quero que aconteça é que a bateria fique carregando (ligada na tomada) e ao mesmo tempo descarregando (pq está sendo usada pelo note).
Entendem? Essa opção que tenho no vista, me permite “esquecer” que a bateria existe e usar so a tomada.
Era isso que eu gostaria de fazer no ubuntu.
Me disseram que automaticamente, quando voce liga na tomada, o ubuntu para de utilizar a bateria. Isso procede?
com a ajuda do carissimo leoramos, consegui finalmente a resposta e vou postar aqui no forum para as gerações futuras (sério, procurei muito sobre isso na net e não achei nada satisfatório).
Segue a explicação que recebi de leoramos
OU SEJA:
Enquanto carrego a bateria e uso o notebook, não estou utilizando a carga da bateria. Estou utilizando apenas a carga AC. E dai quando a bateria atinge 100% ele para de carregá-la.
Portanto, a bateria não vai estar sendo usada enquanto estiver sendo carregada, o que gera 0% de problemas.
Só pra complementar, meu note Acer 5715z dura pouco mais de 01h40mim no Ubuntu, quando usava o Fedora durava mais de 02h. No Windows não chega a 01h30mim.
Acho que Ubuntu e Windows não são muito bons em economizar energia…