Sou iniciante no Android e estou utulizando o Android Studio.
Estou criando uma tela, na qual preciso posicionar 2 (dois) TextView’s e 2 (dois) EditText’s. Faço isso por linhas de código e fica tudo bem de acordo o a guia Design do activity.main.xml, entretanto quando rodo o aplicativo no emulador, fica tudo sobrepostos!
Por favor, alguém saberia dizer por que isso ocorre ???
Por alguma razão que ainda vou descobrir, a última versão do android studio traz como padrão o layout ConstraintLayout. Altere para RelativeLayout e você conseguirá.
Ainda não descobri como utilizar este novo padrão. Se alguém souber, também me ajudará.
@cjbl, eu tive problema parecido, estou fazendo um curso online, usava uma versão e resolvi (estupidamente) atualizar para a mais recente. Deu pau em tudo. Aí dei uma pesquisava e percebi onde tava o erro.
Boa tarde, como também estou iniciando, ainda me enrolo com muita coisa, atualizei e tava sofrendo pra ajustar o layout. Acabei retornando para versão anterior. Se alguém puder explicar como deixa direto no RelativeLayout, agradeceria.
Sobre o LinearLayout e o RelativeLayout, a diferença é que você precisa definir uma referência quando utiliza o RelativeLayout, normalmente o primeiro componente já faz isso de forma automática e os demais são posicionados de acordo com a posição do primeiro.
Eu comecei a mexer mesmo com android há menos de 2 meses.
No constraintLayout você tem que ancorar os componentes da tela. Isso é feito clicando nos circulos que ficam nas laterias e nas partes de cima e de baixo. Você pode ancorar um componente no outro ou nas lateriais da propria tela. Eu prefiro dessa ultima forma. Depois que você se acostuma até que fica legal.
Como o colega disse, na nova versão você tem que ancorar os componentes. Você pode fazer manualmente como o colega ensinou ou pode clicar no ícone marcado na imagem abaixo que ele faz isso automaticamente.