[quote=rafaelsantini]Se o problema é no request, você pode tentar o seguinte também:
<%request.setCharacterEncoding("UTF-8");%>
Também ñ funcionou… isso me faz pensar se o netbeans realmente mudou a codificação do meu .java…
É que no início do projeto, estava setada a configuração padrão, com codificação windows-1252, então no meio do projeto foi alterado para UTF-8…
Mas eu já fui até a pasta dos códigos fontes, abri com bloco de notas o código .java e salvei em formato UTF-8… Mas o erro continua.
O NetBeans não altera automaticamente a codificação do arquivo. Se você mudar a codificação do projeto, terá que converter os arquivos.
O arquivo que contém String teste = “contém” realmente está codificado em UTF-8?
Não consigo imaginar uma causa para esse problema. Você consegue reproduzí-lo em outro projeto? Por exemplo, criar uma classe e uma jsp? Caso consiga reproduzir num projeto de teste, envie-me.
[quote=rafaelsantini]O NetBeans não altera automaticamente a codificação do arquivo. Se você mudar a codificação do projeto, terá que converter os arquivos.
O arquivo que contém String teste = “contém” realmente está codificado em UTF-8?
Não consigo imaginar uma causa para esse problema. Você consegue reproduzí-lo em outro projeto? Por exemplo, criar uma classe e uma jsp? Caso consiga reproduzir num projeto de teste, envie-me.
[/quote]
PS.: Eu ainda coloquei no pom.xml (este é um projeto que usa Maven também) isto: <project.build.sourceEncoding>UTF-8</project.build.sourceEncoding>
Mas o problema persiste O.O
private String teste;
public String teste(){
teste="contém";
return SUCCESS;
}
/**
* @return the teste
*/
public String getTeste() {
return teste;
}
/**
* @param teste the teste to set
*/
public void setTeste(String teste) {
this.teste = teste;
}
Num primeiro momento achei que o problema estava relacionado com o Struts ou com o Tomcat, mas ao colocar um breakpoint na linha teste = “contém” verifiquei que após essa atribuição o problema da acentuação já ocorre (após atribuir o texto e ver o valor da variável, essa já aparece com problema). Assim, acho que o problema pode estar com o Maven. Acho que o arquivo está com uma codificação (UTF-8, neste caso) e a compilação está sendo feita com outra codificação.
Infelizmente não encontrei uma solução para essa questão.
Quando eu li o seu post, eu pensei: “é isso! agora vai funcionar!”
Quando eu executei o projeto eu pensei: “merda… não é isso…”
Também não resolveu, agora eu já tava achando que só aquela tag @page do jsp não era suficiente, mas ainda adicionei a tag meta no head e continua com o problema