Alguém poderia me ajudar com essa questão, por favor ?
Considere a linguagem L2 = {aⁿ bⁱ cⁿ ⁺ ⁱ | n, i ≥ 0}. Monte, em forma de grafo, a função de transição de um Autômato com Pilha que reconheça L2
Alguém poderia me ajudar com essa questão, por favor ?
Considere a linguagem L2 = {aⁿ bⁱ cⁿ ⁺ ⁱ | n, i ≥ 0}. Monte, em forma de grafo, a função de transição de um Autômato com Pilha que reconheça L2
Algumas dicas:
Mais algumas dicas:
Está quase lá. Essa notação é do livro do Sipser. Faltam algumas coisas:
Vc ta usando qual programa para desenhar as máquinas de estado? Passa pra mim por favor, dou aula disso e tenho o meu programa específico, mas é bom ter mais opções.
Parece que tá ok, só faltando reconhecer a String vazia.
Estou utilizando esse site online
Ah, legal. Depois da uma olhada aqui: Um simulador de autômatos
Ano que vem devo continuar a implementar. Esse ano foi complicado. É um simulador que eu comecei a implementar no ano passado. Ele cobre uma parte das linguagens regulares. A simulação das livres de contexto complica um pouco por causa do não determinismo que é apresentado direto nos materiais aí eu teria q converter um PDA não determinístico para um determinístico assim como é feito com o DFA no simulador… Enfim, vamos ver se ano que vem eu continuo.
Você diz como se: n = 0 e i = 0 ?
E qual seria a representação de uma string vazia ?
Isso. Seu PDA deve reconhecer uma string que não tem nenhum símbolo. No seu caso, vc pode ter uma transição E,$->E de q1 à q5. No material que vc está usando E é de empty (vazio) e o cifrão ($) é usado como símbolo inicial da pilha. Tem obras que chamam o símbolo e a string vazia de épsilon (ε) e já vi lambda (λ) tbm.
Esta correto ?
De verdade, muito obrigado! Você é um excelente professor!
Por meio de um fórum conseguiu deixar extremamente claro o conteúdo! Quem dirá pessoalmente em uma sala de aula!
Isso. Inclusive, se vc deixar q0 como estado de aceitação também, além de q5, e tirar a transição de q1 a q5 vc terá o mesmo resultado. Outra coisa, como estamos falando de um modelo matemático, o rigor da representação é imprescindível. Vc precisa mostrar que q0 é o estado inicial.
Agradeço o elogio! Um abraço!
Pq removeu as imagens e o problema?