[Resolvido]Ativar e desativar GPS ANDROID

Boa tarde galera, tenho um sistema que pega as coordenadas e envia para o meu servidor até ai tudo certo. Porém ele só pega as coordenadas se o GPS estiver ativo, o problema é que se deixo esse recurso ativo ele consome muita bateria do meu celular. Então queria saber se é possível eu saber se meu GPS está ligado ou não e também saber algum comando para ativa-lo ou desativa-lo. Agradeço por qualquer ajuda!

É android?

Sim!

LocationListener.removeUpdates(LocationListener).
Qualquer duvida estamos ai.

Mais mesmo assim o GPS Consome muita bateria, da uma olhadinha em

Isso serve para ativar ou Desativar Definiçoes -> Local e segurança | Usar Satelites GPS (localizar no nivel da rua (exige bateria e visao do ceu)).

agora na mao a gente verifica assim :

String provider = Settings.Secure.getString(getContentResolver(), Settings.Secure.LOCATION_PROVIDERS_ALLOWED); //Se vier null ou length == 0 é por que o GPS esta desabilitado. //Para abrir a tela do menu pode fazer assim: Intent intent = new Intent(Settings.ACTION_LOCATION_SOURCE_SETTINGS); startActivityForResult(intent, 1);
fonte : Grupo Android Dev

Vlw cara quando tiver um tempinho vou tentar fazer as alterações, só uma dúvida esse código:

Intent intent = new Intent(Settings.ACTION_LOCATION_SOURCE_SETTINGS); startActivityForResult(intent, 1);

serve para ativar o GPS?

[quote=srmachado]LocationListener.removeUpdates(LocationListener).
Qualquer duvida estamos ai.[/quote]

srmachado esse código serve para desativar?? Agradeço…

Ele vai Abrir isso "Definiçoes -> Local e segurança | Usar Satelites GPS (localizar no nivel da rua (exige bateria e visao do ceu)). "

so que nao vai ativar ou desativar. isso o usuario que faz ele so abre a tela

[quote=marcelohd02]Ele vai Abrir isso "Definiçoes -> Local e segurança | Usar Satelites GPS (localizar no nivel da rua (exige bateria e visao do ceu)). "

so que nao vai ativar ou desativar. isso o usuario que faz ele so abre a tela[/quote]

Testei aqui fez isso mesmo.
Você sabe se possui um código que ative ou desative automático, porque esse programa irá rodar como um serviço e se tiver como fazer isso automático ficará bem mais fácil!

Amigo o codigo que postei ele desativa a captura de dados, pois essa captura é uma thread de que fica rodando.

Blz muito obrigado ai galera. Também achei esse link http://www.portalandroid.org/comunidade/viewtopic.php?f=2&t=9611 que trata do mesmo assunto para quem precisar também tem uma solução lá!

http://developer.android.com/reference/android/location/GpsStatus.html

Galera blz!?!
Meu nome e Tiago e não sou programador , mas gostaria de uma ajuda suas , tenho um telefone Android , trabalho pra uma empresa que quando Bato check in nas lojas que atendo o sistema busca minha localizacao , mas se eu deixo o serviço de localizacao dealigado não consigo dar o chekin, preciso de uma ajuda , quero dar o check in com q localizacao ligada mas não quero que o sistema captura minha localizacao , queria que desse algum erro para que a empresa não saiba aonde estou .

Alguem pode ajudar pelo amor de Deus.???