[Resolvido] Acessar um servidor

Glr, eu to com um projeto no meu curso que é o seguinte, no prédio tem um fablab e quando abre turmas para o curso de fablab, eles tem que criar uma pasta compartilhada entre os pcs da sala, para os alunos poderem colocar os seus projetos realizados para avaliação. Então no meu curso decidimos fazer uma pagina web onde os alunos vão acessar a pasta da turma deles, para realizarem as tarefas além disso tbm existiria umas abas que iriam dizer quais softwares existiriam no pc, se precisa atualizar, versão, se tem uma versão gratuita, e pro ai vai, além disso eles poderiam acessar para visualizar as notas dele enquanto o curso está em andamento devido as avaliações de tempos em tempos além de outras coisas como a área do professor que vão ter essas informações no servidor do fablab, o que quero saber é como me comunicar com esse servidor, pra que o aluno tenha acesso a somente as coisas especificas que forem definir.

Eu no seu lugar utilizaria PHP pra fazer conexão com um banco de dados, onde seria armazenado todos os detalhes, além de ter uma opção de realizar upload de arquivos via PHP (enctype) e AJAX, só pesquisar.

Quanto a capturar informações das máquinas e avisar caso necessite de atualização não sei como te ajudar, infelizmente.

tudo bem, valeu cara, a idéia é usar php mesmo, que foi o que o professor passou pra gente e vamos usar o MariaDB, vc teria algum link de algum site que ensine?

Que ensine o que exatamente? A criar formulário com upload?

Se sim, o próprio php.net dá uma ensinada legal!

https://www.php.net/manual/pt_BR/features.file-upload.post-method.php

Qualquer dúvida, ou caso queira mais exemplos só pesquisar “formulário com upload php” no google.

:wink:

cara, eu to com duvida, na verdade é um problema, o php não ta conseguindo conectar com banco de dados
ele ta dando MySQL server has gone away e alguns outros erros

Envia o código.

<?php
	$servername = 'localhost';
	$username = 'usuario';
	$password = 'senha';

$conn = new mysqli($servername, $username, $password);

if ($conn->connect_error) {
		die("Connection failed: " . $conn->connect_error);
	} 
	echo "Connected successfully";
?>
<?php
	$servername= "localhost";
	$username= "root"; //quando utilizado xampp, wampp e diversos é root
	$senha = ""; //em branco, no caso citado acima
	$dbname = "mydb"; //necessita-se da variável, onde especifica qual banco irá usar

//Criar a conexao
	$con = mysqli_connect($servidor, $usuario, $senha, $dbname);

if(!$con){
		die("Falha na conexao: " . mysqli_connect_error());
	}else{
		//echo "Conexao realizada com sucesso";
	}

agr deu outro erro, acho q esse da pra resolver, mas não sei como fazer

tipo, eu já fiz uma conexão com o mysql antes mas com Java e foi simples apesar do erro que deu mas consegui resolver, mas no php ta dificil encontrar uma solução

Amigo, tente com este modelo:

$conn = [
    'host' => 'endereço do banco de dados', 
    'user' => 'login de usuário do banco que pode pelo menos fazer leitura', 
    'pass' => 'senha de usuário usado acima', 
    'data' => 'nome do banco de dados para conectar', 
];

$mysqli = new mysqli($conn['host'], $conn['user'], $conn['pass'], $conn['data']);
if ($mysqli->connect_error) {
    die('Error de conexão (' . $mysqli->connect_errno . ')' . $mysqli->connect_error);
} else {
    echo "Conexão foi bem bem sucedida";
}

continua dando o ultimo erro q te mandei

e tipo, olhei no php.ini e lá a extensão está direcionada pro lugar certo, e eu olhei lá a dll do mysqli tbm ta la assim como o do Openssl tbm ta la :confused:

É Xampp? Sinceramente, wampp é uma bagunça pra mim, não sei utilizar, caso seja, não sei como ajudar.

Xampp? se quis dizer Wampserver?

tudo bem, eu entendo, vo continuar tentando aqui, vlw

1 curtida

Consegui, pra ser sincero nem sei o que foi que eu fiz que deu certo, eu só fiz 2 cosias, fui no wamp > mysql > service administration > start/resume service, até ai blz, depois fui no workbench do mysql e fui em (menu superior) Data Base > Manage Connections > Advanced (com a minha conexão selecionada) e setei Timeout: 120

Recarreguei a minha pagina php e funcionou, estabeleceu a conexão lindamente, na moral to muito feliz kkkkkkkkk