Repository pattern em DDD e métodos na prática

Pessoal, seguinte… Estou estudando a implementação do DDD (Domian Driver Design) e o padrão Repository.

Contudo, não entendi muito bem uma coisa e peço a ajuda de quem tenha mais experiencia nisso.

Nos exemplos práticos de implementação de repository que tenho visto, vejo que as pessoas geralmente implementam os métodos:

find()
Load()
save() ou store()…

Porém, dois métodos que considero cruciais em CRUD’s não estão aí… São eles update() e remove().

Se no client, tenho uma chamada para trocar o conteúdo antigo de uma entidade por um novo valor, como fazê-lo se não tenho um método update() ?

E como indicar aos meus DAO’s que quero remover determinada entidade ?

Estive pensando em implementar esses métodos no repositório assim:

public boolean update(Object oldEntity, Object newEntity);
public boolean remove(Object entity);

Alguém vê algum destoamento com o modelo DDD aqui e poderia me ajudar a entender?

Agradeço desde já.

MWAdriano,

Sim utilize DDD, tente colocar o maior número possível de métodos e listas em uma única classe. Uma classe não pode ter menos de 1000 linhas, isso significa que o conceito não foi bem aplicado. Depois disso, tente fazer um relatório com sacolas ou fazer manutenção. Vai ver a gororoba que fica.

Eu estou fazendo uma manutenção em um sistema exatamente assim, um macarrão. To tentando passar um email pro Eric Evans, de repente ele ajuda.

Adriano,

DDD não é uma receita de bolo que devemos segui-lá sem analisar o nosso cenário. No seu cenário, seu repository precisa de um método ADD e outro UPDATE? Se sim, manda bala em implementá-los, não há problema algum.

Uma dica é: entenda bem o Pattern Aggregate. Teoricamente, um Repository deve existir para o agregado raiz, os objetos "internos" dele podem/devem ser persistidos, alterados diretamente pelo raiz. Exemplo: