Pessoal, estou na minha saga para desenvolver minha primeira aplicação MVC EF CodeFirst com .net6 e SQLServer sozinho.
Projetei conforme minha experiência de uso, um sistema de cadastro de clientes. Projetei salvar determinadas informações em tabelas separadas.
-
- tabela Pessoa {nome, filhos(s/n), CPF, profissão, dt nasc, etc}
- tabela Endereço {rua, num, comp, bairro, cidade, uf cep}(usando o viacep)
- tabela Profissao {nome da profissão}(será para escolher entre as profissões cadastradas)
- tabela Contatos {fone/zap, List, email, outros}.
Bem, consegui chegar sozinho até aqui após muita pesquisa, mas cheguei em um pouco onde estou patinando para entender. Preciso fazer uma relação 1:N entre Pessoa:Endereco, pois uma pessoa pode ter mais de um endereço. Consegui realizar a a criação das tabelas pessoa e endereço no SQLServer, consegui fazer os formulários, os mesmos salvam no banco, mas não estou entendendo como vincular o relativo endereço com a pessoa no momento da criação do contato.
A princípio crie uma página formulário para uma das tabelas (eu preferiria ter tudo em uma página só, porém não sei se há como fazer), primeiro preencho os dados pessoais, próxima página coloco o endereço, aqui que está minha dúvida.
Como fazer para adicionar o endereço preenchido vinculando-o ao cadastro recém criado?