Bom dia,
Estou com dúvidas de como relacionar as minhas tabelas com as chaves estrangeiras, pois
tenho as seguintes tabelas: tbusuarios(PK iduser), tbequipamentos(PK nº serie), tbfuncionarios (PK registro ), tbmovimentacaoequi (PK aparelho),
sendo que os equipamentos podem podem sair com 1 funcionário e 1 funcionário pode sair com
vários equipamentos .
Alguém poderia me dar um help?
O mais adequado é criar uma tabela associando funcionario e equipamento.
1 curtida
darlan_machado, você quer dizer fixar o equipamento com funcionário? se for não dá devido os equipamentos serem rotativos, os funcionários podem sair com equipamentos diferentes nos outros dias. Obrigado.
Oras, controle a devolução do equipamento, basta não permitir a retirada de um equipamento cujo ainda não foi devolvido!
A solução seria a tabela associativa como o @darlan_machado sugeriu.
1 curtida
Não.
A tabela associativa em questão pode ser chamada de “emprestimo”, onde vai ter FK para funcionário, FK para equipamento, data de retirada e data de devolução.
Caso o equipamento esteja com data de devolução nula, significa que não foi devolvido, logo, não pode ser emprestado a outro funcionário (1 ferramenta só pode ser emprestada a 1 funcionário). Para saber quantos equipamentos um funcionário emprestou, basta contar quantas linhas possuem sua FK e estão com data de devolução nula.
1 curtida
Aparentemente entendi sua lógica, eu agradeço, sou novato na programação, vou tentar implementar. Obrigado