Eu consulto uma especificação em que acho que vejo a necessidade de um relacionamento ternário, mas não tenho experiência em usá-los. A regra é a seguinte: Uma competição de futebol é disputada em várias edições da equipe. Estes têm uma equipe composta por jogadores e liderada por uma DT.
Uma equipe pode jogar uma edição do campeonato com uma equipe e outra edição do mesmo campeonato com outra equipe.
Para representar essa necessidade, é possível que a entidade Edition, Team e Squad forme um relacionamento ternário e, a partir daí, obtenha com que esquadrão o time jogou a edição de um campeonato?
Desde já muito obrigado.
Opinião:
1 - A competição tem edição ou a edição tem competição?
Exemplo: A Copa Sul-Americana (competição) tem edições ou as edições tem a Copa?
2 - Considero essas definições:
- Grupo: conjunto de jogadores (não necessariamente entrosados);
- Equipe: conjunto formado pelos de jogadores (titulares e reservas) e comissão técnica. Entende-se que seja um grupo onde haja entrosamento, confiança mútua;
- Clube: conjunto formado pela equipe, administração, marketing, torcedores, etc.
- Seleção: equipe formada pela seleção dos melhores jogadores nas diferentes posições de uma nação ou país para representá-lo em uma competição internacional. A seleção é feita pela comissão técnica previamente estabelecida e que irá comandar os trabalhos.
Com base nisso, eu creio que a modelagem não faz muito sentido na parte Equipe-Clube-Seleção. Mas, depende da regra de negócio adotada…
Uma competição tem várias edições disputadas. Por exemplo, a Copa da América do Sul (torneio internacional de clubes) tem várias edições (2007,2008 …). Uma Euro Cup (torneio de seleções nacionais) tem várias edições (2008, 2012).
É por isso que uma equipe ou seleção participa de uma edição. Mas não como modelar para que o time ou a seleção registre o plantel de jogadores e com quem discuto a edição.
Ternary Team Squad Edition participa?