Relacao caso de uso e diagrama de classe

fiz o diagrama de casos de uso. Agora, num to entendendo como criar o diagrama de classe a partir dele. Alguem pode me dar uma dica :?:

Diagrama de classes de domínio ou de Especificação?

pode ser os dois. qual eh a diferenca entre eles :?:

Opa…

Vamos lá…

Não é possível modelar um diagrama de classes a partir de um diagrama de caso de uso(apenas).

Um caso de uso é uma descrição bem completa para uma ação de um ator no sistema.

Talvez falte a você descrever os casos de uso. A partir da descrição dos casos de uso já é possível modelar um diagrama de classes de domínio.

É um começo… No fim das contas, os diagramas de caso de uso não são tão importantes quanto as descrições dos mesmos.

analise a descrição do caso de uso.

Por exemplo:
Caso de Uso sacar dinheiro

O usuário informa o número da conta.
O usuário informa a senha da conta.

desta descrição podemos encontrar a classe conta e seu s dois atributos (número e senha).

existe uma outra forma também… que é a mais usada:
Analise o modelo de banco de dados e crie classes para representa cada tupla.

Por exemplo:

Existe no banco uma tabela Conta com as colunas id, numero e senha.

Portanto você criará uma classe com este três atributos.

t+

t+

1 - Diagrama de casos de uso

Dá pra ter uma visão geral das funcionalidades do sistema

2 - Descrição dos casos de uso

Detalha o quanto for necessário para o próximo passo. Usar protótipos de interface de usuário ajudam muito! Se preciso, modela elas com Diagramas de estado.

3 - Diagramas de interação (colaboração e sequencia)

Ajuda muito a descobrir quais os objetos e como eles colaboram.

4 - diagramas de classe

Com os objetos descobertos, basta classifica-los em classes e detalhar seus relacionamentos, a partir das colaborações nos diagramas de colaboração e sequencia.

os passos 1,2 podem ser feitos em sequencia e 3 e 4 em paralelo.

Tá resumido, mas espero que ajude.

Dá uma olhada no livro do

[quote=josenaldo]
Dá uma olhada no livro do . . .[/quote]

Cadê o livro ?? Fiquei curioso, estou doido querendo aprender UML, alguma dica ??

Agradeceria muito

Escrevendo Casos de Uso Eficazes: Um Guia Prático para Desenvolvedores de Software

Vale lembrar q a descricao do caso de uso eh mais importante q o diagrama.

Eu procuro descrever detalhadamente quais sao as tarefas executadas pelo usuario como se ele estivesse realizando o trabalho sem um pc por perto.
Nao sei se isso eh possivel no seu caso.

Uma das formas de encontrar as classes e seus relacionamentos é tornando os substantivos candidatos a classes e os verbos candidatos a metodos. (q bom se fosse tao simples assim, mas vale a pena dar uma pesquisada sobre o assunto).

Da uma procurada tbm por CRC cards.

Estou pesquisando a respeito, queria ter acesso ao livro também.
Tentei acessar o link informado e o mesmo não está mais disponível.
Algum outro link?