Regresso aos estudos de programação

Olá à todos!
Bom, em 2014 me formei como técnico em TI no campus do LNCC, mais precisamente no CEPTI - Petrópolis. No decorrer da minha formação no curso técnico, aprendi, de maneira pouco aprofundada, a linguagem java, php e umas pinceladas em web (CSS e HTML).
Fiquei um período bem longo (mais de um ano) sem programar, pois nesse período meu pai faleceu e então comecei a trabalhar como vendedor para ajudar em casa.
Por conta dos ocorridos, estou (BEM!) enferrujado.
Queria umas dicas e conselhos de como retornar a estar crescendo e exercendo minha formação, além de está evoluindo didaticamente na área.
Abraços desde já!

Se quer utilizar ferramentas web, estude sobre layouts/design bootstrap, jquery e HTML5. Seguindo nessa linha indico estudar PHP com frameworks como Laravel, CakePHP e/ou Zend. Sobre IDE para isso, eu utilizo Sublime Text 2.

Se quiser algo mobile, sugiro Android nativo com java, utilizando Android Studio (IDE oficial da google), e alguns assuntos relacionados como Material Design, Google Play Services e conexões externas com JSON.

Se for voltado a desktop, o velho e bom Java ainda está em alta no mercado.

Eu particularmente utilizo isso no meu dia-a-dia no desenvolvimento de aplicações Web e Mobile, e é uma boa maneira de se manter atualizado com o que o mercado exige.

Você também pode estudar sobre desenvolvimento híbrido, ou cross plataform, que são frameworks e métodos de desenvolvimento de aplicativos multi plataforma que utiliza basicamente HTML e JavaScript para criar as aplicações para todos os sistemas (Android, iOS e WF), mas aí você precisa ter um pouco de conhecimento sobre os projetos, pois existe vários prós e contras entre linguagem híbrida e nativa.

Tudo o que você precisa fazer, é focar em uma tecnologia, e se aprofundar nela. As que citei acima, estão sendo muito utilizadas.

3 curtidas

Muito obrigado pelas dicas!
Indica algum curso, site ou livro para aprofundamento no assunto?

Sim, este livro!

Irei procurar compra-lo em breve.
Indica os livros da casa do código também?

Com certeza!
Você pode achar alguns livros digitalizados na web também.

PHP com Laravel

Não cheguei a baixar, mas pela lida por cima que dei nele, é muito bom para iniciantes!

1 curtida

Valeu, muito obrigado!