Regras do Fórum atualizadas

Hoje, 20/12/2008, atualizamos as regras do fórum para contemplar atualizações no GUJ (newsletter) e deixar mais claro certas partes do funcionamento da comunidade. A nova parte é:

Rafael

Não ficaria meio pesado p/ vocês? Uma forma automática é mais desejada.

E sobre a edição dos usuário, vocês consideram as mensagens o histórico da pessoa na Internet, porém ela pode editar suas mensagens. Não é contraditório ela poder apagar seu histórico?

Um problema que vejo é a edição de mensagens em tópicos inativos a meses. Já vi tópicos no fórum que ficaram sem nenhum sentido pois o usuário apagou/editou todas suas mensagens.

Não poderiam barrar este comportamento de acordo com o tempo de inatividade? Isso também poderia evitar a ressureição de tópicos no fórum, além da opção técnica de passar essas mensagens para um base de dados histórica, e melhorar a performance da base viva.

Não ficaria meio pesado p/ vocês? Uma forma automática é mais desejada.

E sobre a edição dos usuário, vocês consideram as mensagens o histórico da pessoa na Internet, porém ela pode editar suas mensagens. Não é contraditório ela poder apagar seu histórico?

Um problema que vejo é a edição de mensagens em tópicos inativos a meses. Já vi tópicos no fórum que ficaram sem nenhum sentido pois o usuário apagou/editou todas suas mensagens.

Não poderiam barrar este comportamento de acordo com o tempo de inatividade? Isso também poderia evitar a ressureição de tópicos no fórum, além da opção técnica de passar essas mensagens para um base de dados histórica, e melhorar a performance da base viva.[/quote]

Concordo plenamente com o Bruno!

Eu tbm já vi vários tópicos onde o usuário editou todas as mensages dele com “…” depois de muito tempo e ele ficou totalmente sem sentido. Eu acho que esse recurso de editar só deveria funcionar até 30 minutos depois que o usuário postou a mensagem. Depois disso, já era, se ele errrou, corrige com outra mensagem, assim acho que o forum ia ficar mais bacana e ia ter menos tópicos sem sentido.

Sim, concordo com esses pontos, tanto que uma das funcionalidades previstad para o JForum 3 é nao permitir a edicao de mensagens depois de um certo tempo. Estamos trabalhando nisso.

Sobre o lance da newsletter, havera sim um link para descadastramento automatico, mas quem, por qualquer motivo, solicitar diretamente a remocao, sera atendido.

Rafael

Concordo com as opiniões acima, mas discordo do tempo. 30 minutos é muito pouco. As vezes respondemos uma mensagem e só voltamos ao tópico horas depois. Acredito que 48 horas seja um tempo razoável.

Então, mas se você escreveu algo errado(no sentido que falou que Ruby não escala por exemplo, e não no sentido de erro de português). Daí tem quase 48 horas pro pessoal comentar em cima do que você disse, pra depois você ir, editar e mudar pra(Ruby escala sim, opa!!), e daí quem comentou a coisa errada que você disse fica parecendo louco, ninguém entende mais nada…mas enfim…essa será uma decisão que cabe aos administradores do forum.

No demais, parabéns Rafael e demais colaboradores do GUJ e do JForum!

[]'s

[quote=lavh]
Então, mas se você escreveu algo errado(no sentido que falou que Ruby não escala por exemplo, e não no sentido de erro de português). Daí tem quase 48 horas pro pessoal comentar em cima do que você disse, pra depois você ir, editar e mudar pra(Ruby escala sim, opa!!), e daí quem comentou a coisa errada que você disse fica parecendo louco, ninguém entende mais nada…mas enfim…essa será uma decisão que cabe aos administradores do forum.

No demais, parabéns Rafael e demais colaboradores do GUJ e do JForum!

[]'s[/quote]
Uma coisa que gostaria de entender é porque um rigor de alguma forma a pessoa se equivocou, ela não poderia reeditar sua mensagem ou mesmo dizer EDIT Pois me equivoquei com o assunto.
Parece que queremos condenar alguém que escreveu algo e nisso não pode se auto corrigir ou alguém julgaria sem dar melhores explicações

A pessoa que se cadastra não pode querer sair do GUJ ? ; - E se ele sai do GUJ a pedido o GUJ mantém seus post´s não entendi esse pensamento, porque a pessoa é condenada a ter suas mensagens no Fórum e porque ele não pode ter controle da gerencia de suas proprias mensagens ???
Falando em deixar os seus atos na Internet quer recurso cabe para mensagems anonimas e o que isso cabe por responsabilidades dos idealizadores

[quote=Marcio Duran]
A pessoa que se cadastra não pode querer sair do GUJ ? ; - E se ele sai do GUJ a pedido o GUJ mantém seus post´s não entendi esse pensamento, porque a pessoa é condenada a ter suas mensagens no Fórum e porque ele não pode ter controle da gerencia de suas proprias mensagens ???
Falando em deixar os seus atos na Internet quer recurso cabe para mensagems anonimas e o que isso cabe por responsabilidades dos idealizadores
[/quote]

Nao, nao temos uma maneira de descadastrar alguem, basicamente pela dificuldade de implementar isso em um forum. O GUJ tem regras bem definidas e um meio - discussoes sobre java, arquitetura, testes e afins -, nao é um forum sobre assuntos aleatórios. Mensagens anonimas (sem ter um usuario registrado) nao sao permitidas da mesma forma.

Rafael

[quote=Rafael]
Nao, nao temos uma maneira de descadastrar alguem, basicamente pela dificuldade de implementar isso em um forum. O GUJ tem regras bem definidas e um meio - discussoes sobre java, arquitetura, testes e afins -, nao é um forum sobre assuntos aleatórios. Mensagens anonimas (sem ter um usuario registrado) nao sao permitidas da mesma forma.

Rafael[/quote]
Penso que o usuário deve ter gerencia sobre seu cadastramento e de suas mensagens, ele não deveria ser obrigado a ter responsabilidade por usar Fake name isso é um direto dele querer ser anônimo, todavia poderia ser sim ser bloqueado por uma violação maior ou excepcional que venha ocorrer no Fórum, o post é direito dele ou de quem o criou e não vejo motivo de deixar caso o mesmo não se sinta à-vontade de manter por um motivo ou outro isso não pertence a ninguém querer dar partido, já que o Fórum concordou que ele participasse como usuário do GUJ.

"

[quote=marcosalex]Esse assunto é sempre polêmico. Particularmente gostaria de ter opção de excluir meus tópicos antigos se assim desejasse, mas respeito as regras do forum.

Teve um caso interessante em um fórum de Delphi que eu participava de um membro do fórum se lançar candidato a vereador na cidade dele, e pra evitar uso político das suas mensagens, ele começou a varrer tudo que é lugar onde ele já postou e sair limpando. :lol:
[/quote]
Se você excluir suas mensagens, deveria ter privilégios de excluir em cascata todas as mensagens da thread, desde que fosse sua. Em outros casos, teria que ter privilégios para excluir aqueles que, como eu fiz agora, citei você. Em ambos os casos, vc invade a liberdade de outro usuário e como dizem: “Sua liberdade acaba onde a minha começa”. Então, acho que as regras elaboradas pelo Fórum, como bem o Rafael expôs, são válidas.
Quanto a edição em um determinado tempo, o correto, disse correto, seria não ter um tempo, poder editar qdo quisesse. Porém, tem uns e outros que, como são espertinhos e moleques, ficam editando para que os demais pareçam doidos sobre o que falam. Como participo de diversos fóruns dos mais variados assuntos, aprendi a citar sempre os que falam algo. Se ele editar depois, minha citação está ai para mostrar o que havia sido dito.
O que eu sugiro Rafael, se for possível, seria colocar a citação de outro usuário como “somente leitura”. Assim sendo, ninguém iria interferir dizendo: há, fulano mudou minhas palavras ao me citar…

Concordo plenamente com o djemacao.

[quote=Rafael Steil]Hoje, 20/12/2008, atualizamos as regras do fórum para contemplar atualizações no GUJ (newsletter) e deixar mais claro certas partes do funcionamento da comunidade. A nova parte é:

Rafael[/quote]

Para um fórum alto nível como este mais do que bem-vindo essas atualizações !!!

Lembrando que todos podem sugerir mudanças e novidades ao GUJ, através do e-mail guj@guj.com.br.

uma coisa que eu acredito que realmente seja util é bloquear tópicos com mais de 6 meses sem nenhuma postagem (eu acho que 3 meses esta de bom tamanho pra falar a verdade)…

sou contra uma pessoa apagar a propria mensagem pq mtos poderiam (e provavelemente vão fazer isso) fazer merda e depois apagar… como se ve de vez em quando alguém ter uma resposta que diga e prova que ele esta errado e ai a pessoa edita pra um ponto por exemplo… mais sou contra impedir que a mensagem seja editada…

[quote=lavh]
Então, mas se você escreveu algo errado(no sentido que falou que Ruby não escala por exemplo, e não no sentido de erro de português). Daí tem quase 48 horas pro pessoal comentar em cima do que você disse, pra depois você ir, editar e mudar pra(Ruby escala sim, opa!!), e daí quem comentou a coisa errada que você disse fica parecendo louco, ninguém entende mais nada…mas enfim…essa será uma decisão que cabe aos administradores do forum.[/quote]

bom é ai que vejo utilidade naquela frasezinha que aparece em baixo de ultima utilização em tal dia, tal hora… talvez essas 48 horas sejam suficientes mesmo caso venha a se impedir edição mesmo (quem não editou até ai, só vai editar depois se fizer uma merda feia… mais vai marca la que ele editou…)

Quanto a ressuscitar tópicos. Eu odeio isso. Raros são os casos onde esta ação tem alguma utilidade. Na maioria das vezes são novatos que não saber abrir um tópico novo, ou não vêem que o tópico é antigo, ou vem para fazer spam ou falar alguma coisa non-sense.

Quanto a editar: Edits a longo prazo considero uma coisa realmente horrível. Principalmente se o conteúdo é algo importante e quando você vai consultar depois… puf! Já era.

"

"

Pessoalmente nao vejo problemas em postar em topicos antigos. Sinta-se a vontade.

Rafael

Em um fórum que eu participava no passado, os tópicos bloqueavam depois de 30 dias de inatividade.

O que o pessoal costuma fazer quando quer colocar algo importante acerca de um tópico antigo é abrir um tópico novo e no texto colocar um link para o antigo. Acaba com o problema de gente subindo tópicos dinossauros a toa.