Refactoring, testes, etc... na camada de apresentação

Muito se fala sobre qualidade do código, ferramentas que ajudam da detecção de códigos ruins, desenvolvimento orientado a testes e tudo mais, isso é hoje uma realidade, mas no código puramente java…

Mas quanto a camada de apresentação, existe algo que nos ajude relativo a qualidade, refactoring, detecção de problemas como existe sobre código java atualmente (pmd, cpd, findBugs, jdepend, Checkstyle, etc…)?

Digo porque geralmente uma boa parte de um sistema é um código não java, como por exemplo JS, jquery, jsp’s, html, etc… Como fica a questão da qualidade nesta parte do sistema, já que não temos a mesma “ajuda” dessas ferramentas como num código puramente java…

Tipo, numa IDE se faz uma refatoração no código java, um atributo é renomeado, todos os pontos em que o atributo é usado é automaticamente renomeado pela refatoração da IDE, mas e as referências a esses atributos em jsps, JS, etc… isso não é feito, tem algo que pode nos ajudar relativo a esse tipo de problema? (bom, isso é apenas um dos pontos, digamos que vagos)

Algum dia iremos nos livrar dessas “pragas” que é html, JS, etc… (talvez “pragas” seja uma referência muito forte)? O JSF aproxima isso, mas ainda não livra dos jsps…

Será que algum dia iremos ter algum framework em iremos programar puramente java (inclusive pra WEB)?

São algumas indagações. Comentários, sugestões, troca de idéias são bem vindas :slight_smile:

Saudações.

Bem… eu desconheço ferramentas de controle de qualidade de “pragas” eheheh como vc disse…

Mas eu acredito que pra trabalhar com telas… a melhor opção são TAGs… nao importa se são tags HTML, JSF, JSTL… ou outro engine de tags qualquer… então… acho que vamos ter elas para sempre :smiley:

Agora, nao acho que HTML ou JS são pragas… afinal são a base de tudo… se vc nao conhece HTML ou JS… nao adianta querer encapsular tudo num JSF da vida, vc terá problemas por nao conehcer o que está acontecendo por baixo dos panos…

E mesmo assim quem faz um componente JSF tem que conhecer de HTML ou JS…

O que pode acontecer é… quem tem mais conhecimento “baixo nível” cria soluções para os que querem trabalhar mais “alto nível”

Eu particularmente não gosto de JSF… acho uma abstraçao ruim sobre a camada web… e acredito que a solução não vai pelo caminho da componentizaçao das telas… e sim, em alguma forma de facilitar a escrita do HTML e JS… com tags que reduzem o trabalho manual… mas continuam com a filosofia do que é uma página HTML