Redundância de aplicação

Buenas.

Como vocês fazem em casos em que uma aplicação não pode ficar fora?

Estou na seguinte situação: um vps com a aplicação padrão e uma hospedagem para a aplicação backup.

Qual estratégia vocês adotam para manter as bases de dados sincronizadas?

No vps, estou rodando um job (crontab) para replicar a base padrão para a hospedagem de backup. Se houver falha no servidor padrão, o backup entra em ação automaticamente.
Mas essa abordagem exige atenção a alguns detalhes, como suporte a falhas, sincronia entre as bases etc.

Gostaria de saber como os ninjas daqui lidam com situações como essa.

Abç.

qual banco de dados vc usa?

com SQL server eu uso SQL mirroring
com MySQL uso MMM http://mysql-mmm.org/

Teria como você explicar um pouco mais sobre o seu problema.

Bronx, essa sua abordagem se trata de uma replicação por SnapShot como o pessoal diz no mercado, não é a melhor solução para esse caso, nesse seu caso existe a necessidade desse mecanismo ser bidirecional.

1º) Nessa explicação não entendi como será tratado o Recovery/Restore no 1º nó. Com a queda da instância principal da sua aplicação a segunda precisa garantir que as transações feitas nela sejam replicadas para a principal após ser reestabelecida.

2º) GAP entre os dois nós. Dependendo do Scheduller você poderá ter algumas perdas de dados. Por exemplo se o tempo de agendamento for 15 minutos e o servidor cair 14 minutos após a ultima execução tudo oq aconteceu nesses 14 minutos será perdido ou pior você poderá ter inconsistências.
A primeira base irá ter 14 minutos de transações e dados que não irão estar na segunda base, a segunda base assumindo irá ter novas transações durante o peridodo de indisponibilidade da primeira. No momento em que a primeira base voltar você deverá ter alguma estratégia para sincronizar dados e entender quais dados realmente estarão valendo.

De soluções mercado boas para esse caso eu só conheço o Oracle Coherence, seria um tipo gestor de persistência com cash. Você efetiva suas transações todas em um Cash e de tempos em tempos essa ferramenta registra suas transações que pode ser para N bases. Eu não sei se no mercado há outras soluções para isso, seria interessante você pesquisar ferramentas como essa.