Redimensionar JDialog

Bom dia galera;

Crieu um JDialog que contém um componente JEditorPanel juntamente com um componente JScrollPane. Se coloco os valores de tamanhos fixos tudo funciona normal, colocando as rolagens de forma automatica de acordo com o texto que é inserido, mantendo o dialogo seu tamanho inicial.
Meu objetivo é, determinar limites minimo e maximo de expansao deste JEditorpane e, de acordo com o texto inserido, expandir o tamanho do Jdialog para uma valor dentro dos limites predeterminados. Alguem tem ideia de como fazer isso? Ja tentei pegar pelo preferedsize do componente depois da inserção do texto mas nao rolou…
Qualquer ajuda é bem vinda;
Obrigado;

qual layout vc esta usando no jdialog?

Este dialogo é utilizado para mostrar diferentes telas. Nas telas de tamanho fixo (compostas por JPanel) o layout nao foi definido para o dialog e null para os JPanel. Nesta tela que deve redimensionar-se layout indefinido no dialog e borderlayout no jPanel.
Obrigado.

se vc usar o setBounds não dá certo??

o setBounds seria um método assim

componente.setBounds(int x, int y, int width, int height);

Na verdade, o tipo de problema que ele descreveu geralmente ocorre justamente por usar setBounds.
Para corrigir, é importante que ele conheça como os gerenciadores de layout funcionam, e passe a usa-los de maneira efetiva.

Em especial o BorderLayout, FlowLayout, GridBagLayout e MigLayout.

Se você usa o construtor do Netbeans, estude melhor o funcionamento do GroupLayout.
E jamais, deixe seu layout como null. setBounds é um anti-pattern em Swing.

Ele parece mais fácil, mas gera uma aplicação sem redimensionamento e não portável. Não deveria ser usado nunca.

Em que sentido a aplicação se torna não portavél?
Isso ocorre mesmo em janelas Undecorated, no qual não se deseja qualquer tipo de redimensionamento?
Gostaria de entender…

Bem, o que eu estava tentando fazer:
Preencher o JEditorPanel com a informacao que eu quero, como isso excede o tamanho da janela, são colocadas barras de rolagem;
Após isso pego o size deste JEditorPane e seto com preferedsize do panel que o contem;
Antes de adicional esse panel com os componentes pego seu preferedsize e seto como preferedsize do Jdialog;
Como este Jdialog possui min e max ele deveria ajustar o tamanho da janela de acordo com o conteúdo, estou errado???

Em diferentes ambientes de janelas, é permitido que os componentes mudem de tamanho. Também fica a cargo do SO definir a área exata do interior da janela.

As fontes também não são calculadas de maneira idêntica e mesmo a mesma fonte, com o mesmo tamanho, em SOs diferentes pode não ser exatamente igual.
Aliás, fica pior ainda se o SO em questão não tiver a fonte que você escolheu. O java substituirá por uma similar, que dificilmente terá as mesmas dimensões da original.

Sim. Ainda assim janelas desse tipo deveriam ser exceção no seu sistema, não regra.