Redes Sociais pegam de vez...JSR 357

Vc tem razão paulo…pode acontecer isso sim!
Vamos ver oq vai dar…

Faço das suas as minhas palavras.

Faço das suas as minhas palavras.[/quote]

Acho que não é porque há a necessidade de pensar em coisas importantes que essa não seja importante também…

Mais uma especificação inútil.

Redes sociais tem propostas, funcionalidades e focos diferentes.

Faço das suas as minhas palavras.[/quote]

Acho que não é porque há a necessidade de pensar em coisas importantes que essa não seja importante também…[/quote]

A questão de eu ter apoiado o comentário do Sergio, Mitidiero, é que estão pensando essa questão do Date há muuuuuuito tempo…

[quote=Jaba]
A questão de eu ter apoiado o comentário do Sergio, Mitidiero, é que estão pensando essa questão do Date há muuuuuuito tempo…[/quote]

Ou seja , o pessoal discutindo se vamos incluir Facebook ou Twitter e a gente aqui em baixo se lascando usando java.util.Date.setDate, que vai de 1 até 31 e a java.util.Date.setMonth, que vai de 0 até 11 !!! :shock:

[quote=boaglio][quote=Jaba]
A questão de eu ter apoiado o comentário do Sergio, Mitidiero, é que estão pensando essa questão do Date há muuuuuuito tempo…[/quote]

Ou seja , o pessoal discutindo se vamos incluir Facebook ou Twitter e a gente aqui em baixo se lascando usando java.util.Date.setDate, que vai de 1 até 31 e a java.util.Date.setMonth, que vai de 0 até 11 !!! :shock: [/quote]

Pessoal, as coisas correm em paralelo. São equipes diferentes, ideias diferentes e cada uma com usa dinâmica e grupo de interesse. A ideia de abrir as discussões é justamente essa, pra que todo mundo possa participar e escolherem as que se tornarão specs. Da mesma forma que estão discutindo a JSR 357, podem participar da discussão sobre a nova API pra data ou pra campos monetários.

Oi Marcos.

Entendo que pessoal esteja exagerando, mas se for assim, deveríamos aceitar tudo como especificação, já que são todos times paralelos. Mas sabemos que na verdade há sim um desgaste, um limite para o número de specs correndo concomitantemente. Não por acaso o Java 7 foi quebrado em dois, dado o número grande de specs que gostariam de ter colocado nele. Se optarmos por essa JSR e ela entrar no Java EE 8 (!), estaremos preterindo alguma outra.

Olá Pessoal,

Na minha opinião, só o fato dessa JSR surgir como “assunto” já é um grande avanço nesse JCP, tendo como comparação a lentidão ao padronizar “novas” tecnologias no passado (JPA).

Acho que o Bruno Souza tocou nos pontos relevantes no quesito “Por que padronizar?”:

Já outro ponto também relevante é o qual o Paulo se referiu.

Sim, redes sociais tem propostas, funcionalidades e focos diferentes…, Mas também, elas tem alguns pontos em comum e o mais importante é: elas são redes sociais.

Assim como banco de dados guardam dados relacionados a uma “entidade” (mesmo que não sejam BD relacionais), redes sociais guardam dados e relacionamentos referentes a uma pessoa.

E sabe o que as redes sociais tem em comum (na minha humilde opinião)?

• Identidade (seu id naquela rede e seus dados, no mínimo um perfil);
  • Pessoas ligadas a você;
  • Timeline;
  • Um canal de mensagens entre vc e as pessoas relacionadas a vc.

Então a questão é: obter essas informações em comum através de uma API padronizada é ou não vantajoso para aplicações Java?

Esperar as redes sociais se consolidarem? Na minha opinião não, basta lançar uma versão básica, nem que seja só para autenticar em redes. Afinal de contas, praticamente todo mundo gostaria de pelo menos se autenticar com a rede que mais usa (usuários).

Então, uma aplicação Java não “apreciaria” fazer isso de uma forma fácil e padronizada?

Vou citar o GUJ e Concrete Solutions como exemplo…

Simplificando, para mim, fóruns e listas= web 1.0, redes sociais = web 2.0. Por exemplo, vamos transformar o GUJ em 2.0, ou seja, em uma rede social. Por que não? Bom, vamos adicionar as features:

Espere, qual é mesmo o objetivo e o propósito dessa rede?

• Eu quero seguir os “feras”;
  • Plus: Eu quero ver em primeiro as respostas de um assunto com votação de utilidade mais positiva. Pronto, assim os feras são identificados na rede GUJ: pelas repostas mais úteis.

E quanto as features? Agora é só adicionar o que toda rede social tem em comum (timeline, lista de pessoas relacionadas, etc).

Pronto o GUJ virou uma rede social e agora eu quero fazer com que usuários do GUJ possam comentar no meu blog usando o login deles, digamos que o blog seja: http://blog.concretesolutions.com.br/ e que ele seja em Java ;-). Assim, usando o login do GUJ, o comentário será feito e isso será exibido na minha timeline do GUJ.

É isso, acho que a padronização seria uma ótima ideia, pois eu iria querer exatamente o que a solicitação comunica:

[quote=JSR 357]
This specification proposes to provide an API for accessing social information networks, both Public (Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, Xing, Yammer,…) and Corporate, e.g. within
the Enterprise or Institution (University, Hospital, etc.)…[/quote]

[quote=gilmatryx]Simplificando, para mim, fóruns e listas= web 1.0, redes sociais = web 2.0. Por exemplo, vamos transformar o GUJ em 2.0, ou seja, em uma rede social. Por que não? Bom, vamos adicionar as features:

Pronto o GUJ virou uma rede social e agora eu quero fazer com que usuários do GUJ possam comentar no meu blog usando o login deles, digamos que o blog seja: http://blog.concretesolutions.com.br/ e que ele seja em Java ;-). Assim, usando o login do GUJ, o comentário será feito e isso será exibido na minha timeline do GUJ.
[/quote]

Mas bem como voce falou, pra web 2.0, e pra essas redes sociais, fazemos a integração usando 99% de codigo client side, via javascript, e não server side. Realmente me parece que o uso seria bem pequeno.

Paulo,

Para um caso como o de autenticação que citei, sim é verdade, podemos fazer client side, aliais, podemos fazer muito com javascript+rest nesse caso. Mas a questão é:

Seria bom ter como fazer esse caso simples de autenticação na API do Java, sim ou não?

Ou seja, desenvolvedores Java vão precisar apenas saber essa API para fazer isso e pronto (Java nesse caso trouxe produtividade, contou ponto em sua aplicação que faz uso do Java?)

Mas esse é o caso simples, coloquei só para ilustrar, …, Na minha visão, e acredito que na de muitos, as redes sociais, como já disse, também podem ser consideradas, em certos momentos de interesse, como sendo um banco de dados, ou melhor, um repositório de informações.

Então, por exemplo, quando eu consigo um login via Java (Server side ou não), se essa API me permitir buscar os relacionamentos dessa pessoa logada, e assim obter os e-mails, fotos, perfis, etc, das pessoas relacionadas a esse login que acabei de efetuar, …, vou ficar muito feliz se, a partir daí, já conseguir processar toda esta informação que eu quero e busquei nesse repositório via Java.

E se a API fornecer acesso a informações que um aplicativo para o Facebook tem, por exemplo? Já da para imaginar que isso agrega valor ao Java sim.

Como o Bruno Souza falou:

E se o Google também entrar nessa, na minha opinião, vai ser meio caminho andado.

O Google criou sua própria rede social e integrou no Android e a Apple em dois tempos integrou o twitter no iOS e no MacOS, enquanto isso o povo do Java está preocupado em padronizar todas as redes sociais existentes e que ainda virão a existir em uma API!

Fazer o que, isso é que dá quando a plataforma é adotada por palestrantes e consultores mais preocupados em mostrar como eles são espertos por criarem uma especificação mirabolante ao invés de uma solução que simplesmente funcione.

É impressão minha ou de uns tempos pra cá vem surgindo um monte de usuários novos, com menos de 5 posts, que só aparecem pra trollar e depois nunca voltam? E sempre com o mesmo padrão de conversa e português…

Eu ja dei minha opinião e gostaria de saber quando sera o dia do voto e qual sera o posicionamento do SouJava?

To curioso pra saber como vão fazer isto… Fazer uma integração com qualquer rede é geralmente simples, porem é só vir a porcaria chamada facebook que uma coisa simples se transforma em uma coisa complexa. O facebook não tem nenhum servicinho como conectar, postar, compartilhar, etc… Tem uma porcaria chamada graph api e ainda vc é obrigado a usar a interface dele para logar, se quiser fazer uma app com a sua interface de login é praticamente inviavel… Facebook não segue padrões, fazem as coisas do jeito que da na telha deles e foda-se o resto. Basta vc ver a simplicidade da api do Twitter e a complexidade da api do facebook que é cheio de mimimi e pouco produtivo.

Interessante, tenho reparado nisso também.

Enquanto alguns trabalham na Stack da Typesafe outros ficam pensando em padronizar API de redes sociais, é isso ai!

Imagino se tem alguma JSR para padronizar NoSQLs… Deve ter a mesma falta de propósito e motivo técnico que esta aqui.

Imagino que nosql não venda tantos livros e palestras.

Uma API extremamente genérica e uso server-side.

Integração com Redes Sociais: Você está fazendo isso errado! :shock: