Recursividade (Conceito para qualquer linguagem)

Olá, eu estou estudando recursividade e gostaria de discutir sobre o assunto, trazendo pontos que eu quero saber de vocês se estou correto ou errei no raciocínio.

1. O primeiro raciocínio (e único) foi um programa utilizando uma função recursiva para descobrir o número x da sequência Fibonacci no seguinte trecho de código (meio portugol):
função Fibonacci( inteiro x)
{
       se x = 1 ou x = 0
                 retorne x
      senão 
                 retorne Fibonacci(x-1) + Fibonacci(x-2)
}

O meu ponto é nas ramificações que isso gera, eu entendi recursividade de maneira conceitual, consigo em python ou em C escrever um algoritmo que calcule fatorial de qualquer número, porém quando me deparei com a questão de fibonacci simplesmente não saí do lugar. Até ver o algoritmo acima.
Vou deixar um PDF com as ramificações que eu fiz para que vocês entendam melhor sobre o que eu estou falando.

Fibonacci.pdf (582,2,KB)

Está correto este raciocínio?

Com o que eu acho que entendi de funções acho que sim. Foi realmente um divisor de águas pra mim, eu seguia antes uma linha de recursões sem ramificações. A abstração ao imaginar um número grande na sequência fibonacci é algo que é difícil para eu assimilar mesmo entendendo o conceito. Alguém teria uma ideia de como eu posso descrever essas ramificações matemáticamente?
Se puderem deixar sugestões de outras aplicações de recursividade, outras abstrações com este método, eu agradeceria.
Obrigado.

Sim, seu raciocínio está correto. Só vale lembrar que quando chega em Fibonacci(1) e Fibonacci(0), ele entra no se x = 1 ou x = 0.

Mas vale lembrar que Fibonacci recursivo é o pior e mais ineficiente jeito de resolver o problema. Isso porque são geradas muitas chamadas redundantes.

Por exemplo, se F for a sua função recursiva, chamar F(10) faz o seguinte:

F(10) = F(9)                           +   F(8)
F(10) = F(8)          +   F(7)         +   F(7)          +  F(6)