Re:Frameworks WEB (Struts/WebWork/Mentawai/Spring MVC/JSF/Outros) - Qual estão usando?

As opiniões serão tantas e tão diferentes que vc não vai concluir nada.

Dá uma olhada rápida em todos e escolhe o que te agradar mais.

Sobre o Mentawai vc pode ler algumas coisas aqui:

http://forum.mentaframework.org/posts/list/157.page

Essa semana apareceu um francês doido fazendo um ERP com o Mentawai:

Screenshot do Bichinho

To usando jsf.

Estou uns 90% satisfeito, alguns componentes faltam metodos, por exemplo o Image só tem um setImage onde vc passa url, mas em varios casos a imagem ta na memoria (blob, imagem gerada, etc).

Fora isso, é muito bom, simples de usar e aprender. Nao tenho como fornecer parametros sobre a performance ainda.

[quote=mvcsouza]Bom, eu não cheguei a dizer a experiência atual.
Estou usando STRUTS + SPRING + HIBERNATE sem problemas até então. É um projeto de pequeno/médio porte com uns 200PFs. A escolha da solução foi mais por ser a solução homologada pela Empresa. Simplesmente STRUTS é o padrão e este foi adotado.
Claro que o STRUTS já se apresenta como uma solução meio que ultrapassada com sua amarração à API de Servlets dentre outras características insanas. Mas o bicho é estável, robusto e relativamente simples.

[/quote]

a coisa mais robusta do struts é um .xml que chega a 5000 linhas sem voce nem perceber.

Estou utilizando Spring+ Ibatis em 2 projetos pequenos… Ambos estao indo de vento em polpa… sem problemas…

Webwork+Spring+Hibernate3 + outros_frameworks_menores.

Inicialmente tive um pouco de dor de cabeça com o
Webwork2 ( falta de know-how ) , mas agora esta tranquilissimo. :wink:

tb uso struts + spring + hibernate.

mas sem dúvida o struts não é melhor solução…

Spring = aglomerado de boas solucoes… mas como nao uso muitas delas em boa parte dos projetos fico com o VRaptor que ajudamos a desenvolver.

Estamos usando ele em diversos projetos pequenos e medios no brasil e fora.

Ja usei o webwork em alguns projetos. Versao 1 ok. Versao 2 beta era lixo terrivel. Ainda dou preferencia pra 1 pela simplicidade da epoca.

E modelo 1 em sites quase estatiscos.

Estou utilizando jsf + hibernate em vários projetos de médio porte, e não tenho do que reclamar.

[]s

Leandro

Struts + EJB + Framework proprietário para persistência :cry:

tenho usado bastante:
Spring-Annotation + Hibernate + JSF e Facelets …
o Facelets é um excelente AddOn para o JSF e resolve o problema do JSP :smiley:
tenho quase todos os recursos do JSP 2.1 toda a flexibilidade do HTML, e todo o poder do JSF
a flexibilidade do Hibernate
e todo o poder do spring, quase sem XML no projeto :smiley:

Eu estou usando Rails em um projeto.
Em outro um framework maluco da IBM baseado no Struts com EJB. (Ainda bem que nesse eu não escrevo uma linha de código).
E JBoss Seam + Facelet + EJB 3.0 + Hibernate em outro.

WebWork 2 + hibernate;
vai indo bem sussa, apesar que o webwork nao tem mta coisa na web, eu praticamente me mato tentando aprender fuçando, colocando e tirando tags do xml…hauhahuhuaa
vmo que vmo

ahn mtos falam mal do struts, dizem que foi ultrapassado, mas tenho amigos que defendem com unhas + dentes.
é foda, nao da pra saber ao certo o melhor, mas eu recomendo ww

valeu

Estou em um projeto BEM grande, e usando Struts.

Realmente o struts-config fica uma coisa monstruosa, mas tirando isso acho o Struts bem legal.

Criamos uma bilbioteca JavaScript q funciona bem legal com o Struts, todas as requisicoes são feitas via Ajax, com exceção do Login da primeira Tela.

Até agora não tive problemas com ele, mas acho q me falta experiência pois ainda não peguei um projeto com porte nem de perto semelhante trabalhando com outro Framework, logo fica difícil fazer comparações.

Anyway, n tenho nada a reclamar do bom e velho Struts =).

Outro ponto que não destaquei:

Achei a curva de aprendizado do Struts relativamente baixa e a performance do sistema está muito boa.

Estou usando Struts + Hibernate. Não tenho o que reclamar no Struts, mas como nunca usei outro framework web fica difícil comparar mesmo.

Uma coisa boa que vejo no Struts é a enorme quantidade de usuários, fazendo com que fique simples esclarecer dúvidas quanto a sua utilização. E vem aí o Struts 2, que pelo que eu li estará bem melhor. :slight_smile:

abraços a todos,

Struts + EJB + Hibernate na persistência!

Essa discucao é muito boa!

Estou usando webwork2 + AJAX(DWR + DOJO) + hibernate3.0 + Spring2.0 esta tudo integrado, inclusive a parte ajax com o spring. Na camada de negocio esta facil, simples de implementar, mas na view, tem muita coisa que nao foi facil, por exemplo uma simples ID nao era enviada para o codigo HTML o que impossibilitava de manipular via javascript, em um componente DWR, tive que pegar o fonte e arrumar na mao. Entao eu diria que é uma combinacao boa, tirando a trabalheira que da na camada de visao e a falta de exemplos, componentes e ferrametnas para ajudar. Ou eu nao achei mesmo :slight_smile: esse é meu comentario, e agora uma dúvida.

Tem o JSF com varias ferramentas como exadel e myeclipse, eu estou pensando em migrar minha framework do webwork para jsf, alguem ai acha isso bom? e essa integracao que eu tenho hoje entre ajax e spring funcionaria sera? outra coisa, eu poderia usar o jsf em algumas telas novas do meu projeto e manter o webwork hoje nas antigas, para evitar um retrabalho de imediato mas que seria feito depois do prjeto pronto?

Pessoal,

Acho que aqui seria o melhor lugar para termos um panorama de utilização destas ferramentas. A idéia é avaliar o grau de utilização e de satisfação no uso do framework. Acho que podemos inferir a maturidade e nível de utilização destas soluções com base nas nossas respostas.

É claro que pode ser combinação de tecnologias, tipo STRUTS + SPRING + HIBERNATE.
Bom, sugiro postagens do tipo: “Estou usando o Mentawai em um projeto de Médio/Grande Porte (cerca de 500 PF) e está sendo uma beleza”. Ou "Estou usando o WebWork em um projeto de médio porte (200PF) e estou tendo muitos problemas com performance, consumo de memória e dificuldade de domínio do framework pela equipe… "… e por aí vai.

Valeu,
[]'s

Marcov

saoj,

Posso ter me expressado mal, ou você não entendeu a idéia. Na verdade, o propósito é termos uma idéia geral da utilização destes frameworks, não com o objetivo de indicação de uso deste ou daquele, nem usar as respostas como embasamento para tomada de decisão. Claro que qualquer um usa as respostas como quiser, mas o objetivo principal não seria a indicação, apenas o panorama de utilização destas soluções.

[]'s

Marcov

Bom, eu não cheguei a dizer a experiência atual.
Estou usando STRUTS + SPRING + HIBERNATE sem problemas até então. É um projeto de pequeno/médio porte com uns 200PFs. A escolha da solução foi mais por ser a solução homologada pela Empresa. Simplesmente STRUTS é o padrão e este foi adotado.
Claro que o STRUTS já se apresenta como uma solução meio que ultrapassada com sua amarração à API de Servlets dentre outras características insanas. Mas o bicho é estável, robusto e relativamente simples.

Tapestry?