Re:Como ser Arquiteto?

http://www.fau.usp.br/index2.html

Na verdade as 300 horas da FIAP estão bem mais fracas que as 40horas da caelum.

O objetivo da caelum é dar uma visão sobre arquitetura e design com projetos Java, mas o curso tem pré-requisitos que forçariam o camarada a pelo menos ter uma visão de J2EE.

Agora essa pós ai sei lá hein, eu estou de São Paulo mas não conheço as faculdades por aqui ainda!

44/hrs pra administração de banco de dados, isso é pra uma visão bem superficial! Cara eu trabalhei 2 anos inteiros tentando fazer parte de um time de dba´s e nem de longe sei o fundamental pra ser considerado um!

E os critérios de seleção:

• Experiência profissional: o candidato deverá ter, no mínimo, 1 (um) ano de experiência em Tecnologia da Informação;
  • Formação acadêmica em Análise de Sistemas, Desenvolvimento de Software, Tecnologias em Redes de Computadores, Banco de Dados ou Sistemas de Internet;
  • Disponibilidade de vagas para o Curso.

Deve ser melhor que esses cursinhos de 300 horas.

Olá.
Ja vi uns anúncios no site da Apinfo, sobre arquiteto, la eles exigiam formação Superior, experiência de no minimo 5 anos em projetos, e conhecimentos na área de Gestão de Projetos, levantamento, essas coisas… E também certificação SUN…

A receita para ser arquiteto (supondo que isso existe) não é fazer cursos, é ter prática. Ninguem pode ser considerado arquiteto se não tem pelo menos 5 anos de vivência como desenvolvedor (não apenas programador). Conhecimento de protocolos, tecnologias e sobretudo integração são necessárias.

Arquitetos Sun ( aqueles que sabem jee e até são certificados por isso) são um subtipo. É um começo, mas para ser arquiteto precisa de muito mais.

Para ser um bom arquiteto, não adianta fazer o melhor dos cursos, é preciso muita leitura e experiência!

Se um semi-analfabeto que não consegue ler quase nada fizesse um curso de poesia com o falecido Fernando Pessoa, ele seria então um excelente poeta ? :slight_smile:

Para ser arquiteto. primeiro passo eh entrar na faculdade de arquitetura. :slight_smile:

[quote=windsofhell]
Para ser arquiteto. primeiro passo eh entrar na faculdade de arquitetura. :)[/quote]

Mais um dos momentos em que eu sinto falta das estrelinhas no GUJ, essa ia ganhar 5 fácil.

Arquiteto (de Software) é cargo, não profissão.

[quote=pcalcado][quote=windsofhell]
Para ser arquiteto. primeiro passo eh entrar na faculdade de arquitetura. :)[/quote]

Mais um dos momentos em que eu sinto falta das estrelinhas no GUJ, essa ia ganhar 5 fácil.

Arquiteto (de Software) é cargo, não profissão.[/quote]

ele não falou sério… caso contrário eu truco.

[quote=pcalcado]
Arquiteto (de Software) é cargo, não profissão.[/quote]

:idea: “O profissional que se candidata à Arquiteto de Software, eu entendo que no mínimo ele deva vir pelo menos 5 projetos com cenários bem distintos um dos outros, de arquitetura e metodologia adotada”.

Para se tornar arquiteto de software, é necessário além de experiência um alto grau de conhecimento. Não acredito que um cursinho de 40 horas forme um arquiteto totalmente preparado para encarar os problemas no dia-a-dia em diferentes corporações. :wink:

sim…

[quote=everson_z]Ok,
Entendi que não é bom eu me dedicar a isso hj, tenho menos de 2 anos com Java.
Vlw[/quote]

e tempo é UM dos parâmetros, e não O parâmetro. :roll:

qdo falam em 5 anos, é pq é um tempo razoavel para bons profissionais atingirem a experiencia e o conhecimento necessário para este cargo…

mas alguns dentro da área podem conseguir atingir em 6, 7, 10, 15 ou sequer nunca atingir.

lembrando também que, esse tempo não depende necessariamente de plataforma, ou melhor, talvez dependa até de mais de 1 plataforma.

Discordo de vc everson_z, em um bom sentido é claro, na minha opinião quem trabalha com tecnologia tem que se preocupar e se dedicar a questões relacionadas com arquitetura.
Porque, NA MINHA OPINIÃO, a arquitetura nasce ou se transforma a partir do concenso entre os componentes da equipe e seria uma ótima vc estar preparado para dar sua opinião sobre a proposta de uma arquitetura para o projeto que vc participa.

[]'s

Na minha ótica o profissional, denominado pelo mercado Arquiteto de Software, é um profissional multidisciplinar e com excelente grau de conhecimento técnico.

Precisa entender sim escovar bits, conhecer estruturas e algorítimos, diversas linguagens de programação subdivididas por conceito. Precisa dominar à fundo 20% das linguagens e plataformas que contemplam 80% do seu trabalho - princípio de pareto.

Aliás, não vou me alongar aqui, teve uma mundo java sobre arquiteto de software que explanava muito bem sobre a questão.

Eu odeio esse tipo de pergunta “como ser programador?” ou “como iniciar?”… procurando no GUJ sobre esse, achei melhor criar um tópico pelos motivos:
1 - Alguns sênior pesam que são arquitetos.
2 - Programadores que se auto-titulam como arquitetos.

Curso na Caelum de 40/Hs
http://www.caelum.com.br/caelum/treinamento-fj-91-arquitetura-e-design-de-projetos-java.jsp

Pos na FIAP de 300/Hs
http://www.fiap.com.br/portal/int_cda_conteudo.jsp?ID=150223&canalID=358

Alem dos cursos/pós acima tem outra maneira? Achei a carga de horas da caelum fraca…

Help/Vlw

Eu acho que não existe fórmula, nem um curso que você possa fazer que te torne um arquiteto. Sob o meu ponto de vista, o fundamental é:

• Muito estudo, com leitura de livros e programação, inclusive desenvolvendo alguns pet projects onde você possa aplicar o que esta estudando.

• Bastante experiência, em projetos de vários tipos e com várias tecnologias. Não adianta vc ter 5 anos de experiência em um único projeto por exemplo, o ideal é que você trabalhe em vários projetos, projetos WEB “comuns”, projetos com WebServices, JMS, integração entre diversos sistemas e etc.

Enfim, não é um caminho fácil, mas dando duro pode-se conseguir.

Ok,
Entendi que não é bom eu me dedicar a isso hj, tenho menos de 2 anos com Java.
Vlw