A notícia pipocou no Reddit e se espalhou pra vários blogs. A partir de agora, os caras do framework Merb estarão no time do Rails e a nova versão Rails 3 será a fusão entre este e o Merb.
Particularmente, eu adorei. Quem sabe isso não serve de inspiração pra aqueles que desenvolvem frameworks web em Java se juntarem com algum outro framework que é bem parecido?
[quote=Rafael Carneiro][quote=mcbarsotti][quote=Mauricio Linhares]A notícia do ano
Ainda bem que eles não demoraram tanto quanto o pessoal do Struts/WebWork pra sacar isso :)[/quote]
nessa fusão, do lado do struts só sobrou o nome msm, pq o resto é tudo webwork…
abs
[/quote]
Pois é, mas foi uma fusão que demorou e que também faltou marketing.[/quote]
Esqueceu de dizer que, demoraram tanto que Struts 2 não vingou como esperavam.
Aliás, depois de vi o que o Merb faz, já estava pensando que o Rails estava com os dias contados. Pelo visto, não foi somente eu.
[quote=djemacao]Esqueceu de dizer que, demoraram tanto que Struts 2 não vingou como esperavam.
Aliás, depois de vi o que o Merb faz, já estava pensando que o Rails estava com os dias contados. Pelo visto, não foi somente eu.[/quote]
O pior é que o Struts 1.x continua sendo “ativamente desenvolvido”. Se não fosse isso eu acho que mais gente teria migrado.
Agora sobre Rails, ele tem idéias maravilhosas, mas a implementação é meio chula mesmo, já o Merb é uma aula de como se escrever um framework web, os caras acertatam a mão mesmo
O pior é que o Struts 1.x continua sendo “ativamente desenvolvido”. Se não fosse isso eu acho que mais gente teria migrado.
Agora sobre Rails, ele tem idéias maravilhosas, mas a implementação é meio chula mesmo, já o Merb é uma aula de como se escrever um framework web, os caras acertatam a mão mesmo :)[/quote]
E como sei que o Struts 1x continua “na ativa”. Eu mesmo uso essa nhaca na empresa que trabalho, ainda :shock: .
Sim, tb acho o Merb uma aula de framework. Aliás, quero ver o Rails 3 como vai ser.
[quote=djemacao][quote=Rafael Carneiro][quote=mcbarsotti][quote=Mauricio Linhares]A notícia do ano
Ainda bem que eles não demoraram tanto quanto o pessoal do Struts/WebWork pra sacar isso :)[/quote]
nessa fusão, do lado do struts só sobrou o nome msm, pq o resto é tudo webwork…
abs
[/quote]
Pois é, mas foi uma fusão que demorou e que também faltou marketing.[/quote]
Esqueceu de dizer que, demoraram tanto que Struts 2 não vingou como esperavam.
Aliás, depois de vi o que o Merb faz, já estava pensando que o Rails estava com os dias contados. Pelo visto, não foi somente eu.[/quote]
Muita gente no mundo rails está comemorando a união mais muita gente no mundo merb está receosa se as vantagens do merb não vão ser engolidas pelos padrõs do rails.
Acho o merb superior ao rails especialmente na definição semântica e mapeamento de URLs só espero que essas vantagens não morram na guerra política interna.
Mas acredito que rolou um cagaço por parte do pessoal de Rails, que imagino que deve ter corrido para “pedir a fusão”… Sei lá: o framework Rails é ótimo, porém pelo que me parece, o Merb estava “ganhando mercado”…
Como em toda “Comunidade”, tem sempre uma meia dúzia de “estrelinhas”, sendo a “estrela-mor” seu criador, o marrento DHH. E normalmente gente assim nunca quer estar por baixo…
Acredito que a união foi em “tom” comercial, pois particularmente a proposta do Merb é completamente diferente e a única coisa que ambos tinham em comum era o ActionPack, o resto não era para ser “agnóstico” ? Ou será que o Rails com tanto plugin que existe, vai virar agnóstico tb ?
[quote=dlt][quote]oq o pessoal do merb quer dizer com isso?
Merb is ORM-agnostic, JavaScript library agnostic, and template language agnostic
[/quote]
Eles querem dizer que vc pode escolher o seu ORM, sua biblioteca de js e de template favoritos ao invés de ficar preso a uma implementação só.[/quote]
Isso mesmo, por exemplo: Hoje, todos os helpers de javascript/ajax do rails são escritos com base no Prototype, já no Merb isso pode ser configurado, mesma coisa quanto a suite de testes…
Acredito que a comunidade só tenha a ganhar com esta união, e go go go Rails 3!
Não tenho conhecimento técnico suficiente para opinar mais a fundo, mas a proposta parece bem interessante, se tiver tudo o que se tem de bom no Merb no Rails 3, ai já era, é esperar pra ver se não vão coloar uma ou outra apenas como um “cala a boca” pro Merb e deixar todos o espaço apenas para o Rails crescer.
Mas quem dera que esse monte de framework Java que mais atrapalham do que ajudam em alguma coisa, também fizessem isso… IMHO melhor ter umas 3 opções boas e consolitadas que atenderm 90% das necessidades do que ter 50 que não atendem 80%.
Seria como, olha em Java nós temos o Spring, Struts2 e JSF, não gostou, ajude-os com patchs, melhorias e idéias ou mude de Java pra “X”. Meio radical, mas seria muito melhor que a suruba que existe hoje em desenvovimento web com Java.
Boa sorte ao Rails, eu aposto muito nele e no Django, meu sonho é que ou eles matem de vez desenvolvimento web com Java ou façam acontecer uma revolução, não sei qual opção será mais difícil rsrs mas tomara que acontece uma das duas, até agora acho que a primeira está na frente. [:)]