[quote=bob_sponja][quote=Alexandre Saudate][quote=bob_sponja]Apesar de ter coisas que não concordo na tal lista, gostei da colocação a respeito de frameworks component-based:
“As the industry shifted from desktop GUI development to the web, it seemed natural to port the most successful patterns and designs to the new paradigm. After 15 years
of trying, we feel that there are still no component-based frameworks that have successfully achieved this. We recommend not attempting to make web development into
something that it fundamentally is not. It is time to accept the page and request-based nature of the web, and focus on the frameworks that support - rather than work against -
these concepts.”
Ao tentar transformar a web em desktop, não se leva todo o poder de fogo do desktop, e ainda perde os benefícios da característica stateless do protocolo HTTP e do modelo request-response. E no contato com a galera que conheço que ama frameworks component-based, a maioria só ama porque escode o javascript deles, coisa que não são tão proficientes. Acho muito mais válido estudar as tecnologias envolvidas na web e tirar o melhor proveito de suas características.[/quote]
O que, aliás, me faz pensar se o protocolo HTTP já não seria defasado, e incapaz de suportar as necessidades de desenvolvimento atuais… [/quote]
Pode até ser que esteja defasado, Alexandre. É até complicado argumentar contigo com todo o gabarito que vc tem =). Mas acredito que há coisas boas que rodam em cima dele, como REST e WS-*, além disso, com o suporte a websocket será possível aumentar ainda mais a interatividade entre servidor e cliente (browser). E nesse cenário, frameworks action-based permitem desacoplar melhor a parte do servidor da parte cliente. Mas como disse, você tem mais know-how que eu pra avaliar. E por falar nisso, seu livro da Casa do Código é meu próximo alvo =).[/quote]
Opa, valeu pelo apoio =)
Mas então, na verdade, eu não falei pensando em nenhum protocolo existente (não um que eu conheça, pelo menos). Isso seria questão de analisar necessidades e, de repente, criar outro protocolo. Preciso arranjar um tempinho pra dar uma olhada no SPDY e ver se, de repente, não era nisso que eu tava pensando.
[]'s