Radar Tecnologias - Thoughtworks - 2013

A empresa Thoughtworks divulgou a lista de tecnologias promissoras, dentre elas Mobile, BigData, NoSQL e frameworks JS, dentre outros…

PDF: http://thoughtworks.fileburst.com/assets/technology-radar-october-2012.pdf

Só não entendi porque o maven ficou em último lugar como ferramenta e segundo eles, se encaixa na categoria “Hold: Proceed with caution.”

Eles decidiram que xml não é mais moda. O legal agora, segundo esses caras, é usar soluções como o gradle em vez de maven.

Aliás, a lista é legal.

Nesse caso tenho que discordar dos caras…há anos venho trabalhando com o maven e acho que o XML é mínimo em troca dos benefícios que ele me traz…além do que, segundo o site deles mesmos:
"… Gradle combines the power and flexibility of Ant with the dependency management and conventions of Maven into a more effective way to build…"

De resto tb achei a lista bacana

[quote=Giulliano]Nesse caso tenho que discordar dos caras…há anos venho trabalhando com o maven e acho que o XML é mínimo em troca dos benefícios que ele me traz…além do que, segundo o site deles mesmos:
"… Gradle combines the power and flexibility of Ant with the dependency management and conventions of Maven into a more effective way to build…"

De resto tb achei a lista bacana
[/quote]
Mas a ideia é justamente essa. o Gradle não está reinventando nada, ele simplesmente utiliza de coisas já existentes, mas de uma maneira mais produtiva para o usuário final.

E outra coisa, essa lista é de 2012 :slight_smile:

Coisas estranhas nessa lista:

• Maven em Hold?
  • WS-* em Hold (já está ficando chato falar isso, mas REST não é bala de prata)
  • Neo4J em Adopt (pra um leigo, fica mais ou menos a impressão de que deve ser adotado em detrimento a qualquer banco relacional)
  • Backbone.js em Hold?
  • Clojure em Adopt?
  • Pig sem Hive listado?
  • Performance testing como cidadão de primeira classe em Trial (deveria ser “Adopt”)
  • Neo4J em Adopt e MongoDB em Trial

Só pra listar algumas… no geral, percebo que esse radar reflete mais o jeito da Thoughtworks de ser e menos o que o mercado precisa, de fato. OK, talvez o mercado até precise se adequar um pouco a isso, mas no geral, vejo que essa lista está bem longe de ser encarada como verdade absoluta.

[]'s

Concordo com vc Alexandre…a lista não reflete nossa realidade. Tanto em ferramentas quanto em técnicas. No geral é uma boa perspectiva dos caras.

Rodrigo essa lista foi concluída em Outubro de 2012, refletindo o mercado a partir de então. Ela não se refere somente a 2012

Isso é mais do que óbvio. Só estou te dizendo que a lista não é de 2013, como o título do seu tópico faz parecer.

É muito fácil para uma empresa divulgar o que lhe interessa. Falar que tecnologia x está morrendo pq eles não adotaram.

Falar que mavem como Hold? te catar viu…

Ué. Enterprise Service Bus em Hold?

Eu achava que isso era algo muito utilizado hoje em dia, e muito aceitado

Também acho… E o pessoal do Hibernate também.

Notícia velha. Isso é de 2012.

[quote=Alexandre Saudate]
no geral, percebo que esse radar reflete mais o jeito da Thoughtworks de ser e menos o que o mercado precisa, de fato. [/quote]

Teve uma apresentação deles ano passado (ou retrasado) na Caelum, justamente para comentar o último radar que havia sido lançado.

Um dos pontos que deixaram bem claro é justamente que essa é a opinião deles e das coisas que tem dado certo pra eles, não que deveria ser seguido por todos.

Seria interessante ver a visão de outras empresas também.

[quote=AbelBueno][quote=Alexandre Saudate]
no geral, percebo que esse radar reflete mais o jeito da Thoughtworks de ser e menos o que o mercado precisa, de fato. [/quote]

Teve uma apresentação deles ano passado (ou retrasado) na Caelum, justamente para comentar o último radar que havia sido lançado.

Um dos pontos que deixaram bem claro é justamente que essa é a opinião deles e das coisas que tem dado certo pra eles, não que deveria ser seguido por todos.

Seria interessante ver a visão de outras empresas também.
[/quote]

Pois é… e, de fato, se você for parar pra pensar, é praticamente impossível encontrar uma empresa que tenha uma visão apurada do mercado E seja isenta. Tome o Gartner, por exemplo: acho os gráficos deles, de tendências e tudo mais, incrivelmente (com o perdão da palavra) tendencioso. Dá uma certa impressão de que eles defendem, e muito, os interesses deles ao elaborar os gráficos.

Em contrapartida, você tem uma Thoughtworks, que é uma consultoria… Ou seja, a TW serve como referência para adotar novas tecnologias e realizar assessment e tudo mais em cima destas, mas você não encontra algum gráfico deles falando de adoção de Oracle Database (que é um bom produto, porém antigo).

[]'s

[quote=Rodrigo Sasaki]Ué. Enterprise Service Bus em Hold?

Eu achava que isso era algo muito utilizado hoje em dia, e muito aceitado[/quote]

E é! Justamente por isso que eu estava falando do “estilo Thoughtworks de ser”: eles mostram as tendências dos projetos que eles têm assessorado, não do mercado como um todo. Como eu disse no post acima, você não vai encontrar a TW falando de Oracle Database, porque não faz parte da realidade deles. Ou seja, mesmo que seja um bom produto e amplamente utilizado, se eles não usam ou não querem mais usar, ou não colocam no gráfico ou colocam em Hold (que nem eles fizeram com o Maven, que também é amplamente adotado).

[]'s

P.S: Cadê o Luca aqui, para opinar sobre isso? =)

Apesar de ter coisas que não concordo na tal lista, gostei da colocação a respeito de frameworks component-based:

“As the industry shifted from desktop GUI development to the web, it seemed natural to port the most successful patterns and designs to the new paradigm. After 15 years
of trying, we feel that there are still no component-based frameworks that have successfully achieved this. We recommend not attempting to make web development into
something that it fundamentally is not. It is time to accept the page and request-based nature of the web, and focus on the frameworks that support - rather than work against -
these concepts.”

Ao tentar transformar a web em desktop, não se leva todo o poder de fogo do desktop, e ainda perde os benefícios da característica stateless do protocolo HTTP e do modelo request-response. E no contato com a galera que conheço que ama frameworks component-based, a maioria só ama porque escode o javascript deles, coisa que não são tão proficientes. Acho muito mais válido estudar as tecnologias envolvidas na web e tirar o melhor proveito de suas características.

[quote=bob_sponja]Apesar de ter coisas que não concordo na tal lista, gostei da colocação a respeito de frameworks component-based:

“As the industry shifted from desktop GUI development to the web, it seemed natural to port the most successful patterns and designs to the new paradigm. After 15 years
of trying, we feel that there are still no component-based frameworks that have successfully achieved this. We recommend not attempting to make web development into
something that it fundamentally is not. It is time to accept the page and request-based nature of the web, and focus on the frameworks that support - rather than work against -
these concepts.”

Ao tentar transformar a web em desktop, não se leva todo o poder de fogo do desktop, e ainda perde os benefícios da característica stateless do protocolo HTTP e do modelo request-response. E no contato com a galera que conheço que ama frameworks component-based, a maioria só ama porque escode o javascript deles, coisa que não são tão proficientes. Acho muito mais válido estudar as tecnologias envolvidas na web e tirar o melhor proveito de suas características.[/quote]

O que, aliás, me faz pensar se o protocolo HTTP já não seria defasado, e incapaz de suportar as necessidades de desenvolvimento atuais…

[quote=Alexandre Saudate][quote=bob_sponja]Apesar de ter coisas que não concordo na tal lista, gostei da colocação a respeito de frameworks component-based:

these concepts.”

Ao tentar transformar a web em desktop, não se leva todo o poder de fogo do desktop, e ainda perde os benefícios da característica stateless do protocolo HTTP e do modelo request-response. E no contato com a galera que conheço que ama frameworks component-based, a maioria só ama porque escode o javascript deles, coisa que não são tão proficientes. Acho muito mais válido estudar as tecnologias envolvidas na web e tirar o melhor proveito de suas características.[/quote]

O que, aliás, me faz pensar se o protocolo HTTP já não seria defasado, e incapaz de suportar as necessidades de desenvolvimento atuais… [/quote]

Pode até ser que esteja defasado, Alexandre. É até complicado argumentar contigo com todo o gabarito que vc tem =). Mas acredito que há coisas boas que rodam em cima dele, como REST e WS-*, além disso, com o suporte a websocket será possível aumentar ainda mais a interatividade entre servidor e cliente (browser). E nesse cenário, frameworks action-based permitem desacoplar melhor a parte do servidor da parte cliente. Mas como disse, você tem mais know-how que eu pra avaliar. E por falar nisso, seu livro da Casa do Código é meu próximo alvo =).

Encontrei um FAQ explicando como é feita a criação do radar: http://martinfowler.com/articles/radar-faq.html

Lá explica que muitos itens são cortados por falta de espaço OU por já terem sidos citados em outros radares.
Dão basicamente preferência a tecnologias que estão se movimentando no radar deles.

Como o Oracle já é padrão mais do que reconhecido, não falam dele. (Ah não ser se um dia deixarem de recomendar).

[quote=bob_sponja][quote=Alexandre Saudate][quote=bob_sponja]Apesar de ter coisas que não concordo na tal lista, gostei da colocação a respeito de frameworks component-based:

these concepts.”

O que, aliás, me faz pensar se o protocolo HTTP já não seria defasado, e incapaz de suportar as necessidades de desenvolvimento atuais… [/quote]

Pode até ser que esteja defasado, Alexandre. É até complicado argumentar contigo com todo o gabarito que vc tem =). Mas acredito que há coisas boas que rodam em cima dele, como REST e WS-*, além disso, com o suporte a websocket será possível aumentar ainda mais a interatividade entre servidor e cliente (browser). E nesse cenário, frameworks action-based permitem desacoplar melhor a parte do servidor da parte cliente. Mas como disse, você tem mais know-how que eu pra avaliar. E por falar nisso, seu livro da Casa do Código é meu próximo alvo =).[/quote]

Opa, valeu pelo apoio =)

Mas então, na verdade, eu não falei pensando em nenhum protocolo existente (não um que eu conheça, pelo menos). Isso seria questão de analisar necessidades e, de repente, criar outro protocolo. Preciso arranjar um tempinho pra dar uma olhada no SPDY e ver se, de repente, não era nisso que eu tava pensando.

[]'s