"Todo programador Java Jr. deve aprender..."

Olá a todos.

O cv abriu um post lá no GUJ para criticar/zoar/caçoar/falar mal/etc de todo tipo programador ruim. O post foi um sucesso, tendo mais de 10,000 visitas e sendo amplamente citado em diversos blogs! :shock:

Isso prova que criticar/zoar/caçoar/falar mal/etc é fácil, e disso ninguém duvida. Difícil mesmo é orientar/ensinar/apontar o caminho/etc para aqueles que têm pouca ou nenhuma experiência prática . Algumas pessoas chegam a pensar algo do tipo: “Como ninguém me orientou quando eu era Jr., então que se f* todo programador Jr!”.

Tenho certeza que aqui tem gente que não pensa assim, e que sempre está disposto a ajudar aqueles que estão nesta vida a pouco tempo, ralando. Se você está neste grupo, no grupo daqueles que sempre que pode, compartilha o que sabe e, mais importante, aponta “o caminho das pedras”, para que o Jr. possa se desenvolver por si só, então você deve responder a este post. :wink:

[color=“red”]Fazendo um link com o post do cv, gostaria de lançar aqui o seguinte desafio: [/color]

Complete a frase: [color=“blue”]“Todo programador Java Jr. deve aprender…”[/color]

Não vale escrever coisas do tipo: “… deve aprender Orientação a Objetos, Design Patterns etc”, pois isso não acrescenta p* nenhuma na vida daqueles que estão estudando a linguagem, os conceitos, os frameworks etc. Saber OO, por exemplo, é pré-requisito básico e obrigatório. O que muitas vezes nos falta são conselhos extremamente práticos, relacionados não só à teoria, mas muito mais à prática.

Será que eu e os demais Jr’s. podemos contar com seus conselhos extremamente práticos? :roll:

Forte abraço,

É galera, diz aí o que devemos aprender?

Todo programador jr. ou não deve ter um alto QVP!
Quociente de Viração Própria…

Isto é, vc deve tentar resolver seu problema sozinho! Caso tudo q. vc tentou não funcionar, aí sim, apele para os universitários! (hehehe)…
E qdo for pedir o auxílio de alguém sempre mostre o q. vc encontrou até agora…‘Estou tentando fazer tal coisa, até o momento tentei assim e assado, mas, não funcionou, alguém tem uma dica, ou poderia me mostrar um outro caminho?’

Tipo, é extremamente estressante qdo um ‘jr’ vem tirar uma ‘dúvida’ e vc percebe que ele nem ao menos pesquisou no google…
Isso é trabalhar contra sí mesmo, ninguém vai querer ajudar um chupim…

bom pessoal, minha contribuição é essa… enjoy!

t+

Todo programador Java Jr. deve aprender… olhar uma exception, localizar onde ela ocorreu, e se não souber o porque ela ocorreu, procurar ela no google, yahoo, ms live etc…

… orientação objetos antes de tentar usar algum framework da moda.

Todo o programador Jr deve tratar as excessões, ou apenas levantar as excessões para uma classe pai que trate esta excessão!

Deve aprender também que não se deve abrir e fechar conexões para cada função que utilize o banco (Uma conexão por transação!)

E pelo amor de Deus!!! Não utilize código HTML nas classe e métodos que contenham regra de negócio (bussiness object)

:wink:

Gregui Shigunov
Programador
(Java, PHP, FLEX, …)

Acho muito importante distribuir as funcionalidades em classes (no caso do java) em vez de jogar tudo numa classe daileon (gigante guerreira) como no POG.
Chamar procedures e obter resultado de funções (que as classes fazem) é a melhor coisa para se programar! aproveitem a herança e o encapsulamento até a ultima gota! é a base de um bom sistema em termo de performace, quanto a apresentação, vai da criatividade de qq um, mas seria bom trabalham com um webdesigner.
É o que eu acho.

Aproveitem tb para ler as normas pogs, elas ajudam na maturidade de um programador jr. (rs…)

Abs.

… deve ser auto didata, e recorer aos PL e SR qdo tiver procurado uma solução e não encontrado, ou encontrado, e saber se pode existir uma maneira de ela ser feita melhor.

É verdade…

Tem que pesquisar até encontrar, porque dada a existência de dezenas de fóruns sobre java, com certeza alguém já passou pelo mesmo problema ou por algo parecido e já teve solução.

Procurem… procurem… procurem…

Sempre que procurei, achei solução.

Por outro lado, os amigos Plenos e Seniores deveriam ter mais complacência para com os amigos Juniores, mesmo que nao tenham sido ajudados…

Não é porque você apanhou, que vai também bater nos novatos.

Ajudem e serão mais felizes e considerados.

Todo programador Java Jr (pleno e senior tbm) deve fazer testes unitários, sempre! Uma dica: Quando estiver programando, pense em como será o teste e quando estiver testando pense em como programou.

Outra dica, aprenda Spring para melhorar o desacoplamento e conseguir fazer testes melhores.

Caramba, isso é feio mesmo!

“Bão”,

todo programador Java Jr. deve…
tomar extremo cuidado com NullPointerException, por favor!

Todo programador Java Iniciante deve…

…reconhecer quando e porque utilizar interfaces e classes abstratas.

Programação 100% com classes é difícil de manter, de atualizar, de generalizar um método, rotina, etc…
Aprender a programar utilizando Interfaces e Classes Abstratas é vital para sair da categoria “Iniciante”, antes mesmo de aprender a utilizar algum framework… :wink:

acho importantíssimo aprender a olhar a API!
no site da Sun tem muito material, orientação, é importante conseguir buscar as informações por lá, aprender a olhar métodos, construtores, parâmetros.

Gostei muito da idéia do tópico, isso ajuda todo mundo…

Só faltam alguns exemplos… por exemplo:
se não se deve abrir conexão a cada método que “converse” com o banco, como deve ser feito?
Acho importante esclarecer, destacar certos pontos…
valeu a iniciativa!