Questionário Metodologias Ágeis - MBA Gestão de Projetos

Pessoal, estou realizando uma Pesquisa sobre metolodogias ágeis para o trabalho de conclusão de meu MBA em Gestão de Projetos que estou cursando na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), gostaria que vocês respondessem e se possível encaminhassem para outras pessoas que também possuem conhecimento nessas metodologias.

Questionário MBA

É um questonário simples e não levará mais de 5 minutos.

Desde já agradeço a atenção e colaboração de todos!

Abcs,

Cezar Steinz

Respondi o questionário.

E observei uma coisa interessante. É difícil integrar método ágil com gestão não ágil.
No seu questionário, havia muitas perguntas nesse sentido:

• Você quer estimar o custo total do projeto, e ao mesmo tempo trabalhar com escopo aberto;
  • Você quer ter em mãos todos os requisitos, e ao mesmo tempo ser ágil.

Uma das grandes vantagens da metologia ágil, na minha opinião, é o fato dela reconhecer que é impossível ter todos os requisitos do projeto em mãos num determinado momento do tempo.
a) Por que eles mudam;
b) Por que os usuários não sabem o que a tecnologia pode fazer por eles até que eles a utilizem;
c) Por que mesmo que eles fossem, os analistas não seriam capazes de entender todos os requisitos perfeitamente.

Então, não adianta tentar prever o sistema antes, como se espera o ciclo em cascata. O ideal é trabalhar com empreitadas menores, com feedback constante, e que já gerem resultado em prazos mais curtos.

Vini, é exatamente neste ponto que estou querendo focar, “Quais são as principais dificuldades para integrar metodologias não ágeis, com os princípios dos metodologias ágeis?”. Muito obrigado por ter respondido!

Abcs,
Cezar

Onde eu mais vejo projetos ágeis falhar é justamente nessa mistura. Tem muita empresa que consegue fechar contrato com escopo aberto e incremental, mas colocam um preço ou um prazo fixo para o projeto inteiro.

Outro erro comum que vejo muita empresa fazer é assumir que como o escopo pode mudar, não se preocupam em levantar direito os processos e acaba que muita coisa que seria possível resolver de primeira acaba levando duas, três iterações pra ficar no gosto do cliente.

Pessoal, se possível gostaria que mais pessoas respondessem, pois até o momento, desde que postei aqui somente 3 pessoas responderam… Sei que todos tem coisas mais importantes a fazer, mas com a ajuda de vocês conseguirei terminar meu TCC do MBA.

Desde já agradeço a atenção de todos!

Abcs,

Cezar Steinz

Pessoal, ainda estou precisando da ajuda de vocês! Obrigado pela compreensão!

Abcs,
Cezar Steinz

Pessoal,

O questionário ficará disponível até o dia 10/05/2012 (quinta-feira) às 23:59hs, após isso estarei fechando para realizar a análise dos resultados, e após isso irei postar essa análise aqui também.

Agradeço a todos que responderam, e quem ainda não respondeu e puder ajudar fico muito grato!

Abcs,
Cezar