Olá,
Estou cursando análise e desenvolvimento de sistemas. Alguns dos meus colegas são fissurados em ficar fuçando o linux e acabam esquecendo de estudar programação. Imagino que eles tenham vocação para trabalhar na área de configuração de terminais, redes, administração de S.Os ou outra coisa do tipo. Eu não quero trabalhar formatando e configurando computadores. Quero ser programador. Preciso realmente ser usuário avançado de linux? Ou sendo usuário avançado de windows e básico de linux serei bem inserido no mercado?
Você precisa aprender logica de programação. Após isso, você escolhe qual linguagem e sistema operacional que deseja utilizar.
Saber (bem) Linux ajuda, mas acredito que seus colegas estão invertendo as prioridades. Para ser um bom programador, é preciso saber, antes de mais nada, programar. Salvo exceções, conhecer o sistema operacional é tarefa secundária (assumindo, dentre outras coisas, que estamos falando de programação em Java).
[]'s
Nãooo
Uma coisa de cada vez.
1º - Aprenda lógica de programação, algoritmos, fluxograma entre outros.
2º - Aprenda linguagens e veja em qual você se adequa melhor seja em java, C, .net entre outras.
3º - Aperfeiçoe suas técnicas de desenvolvimento.
4º - Após isso você avalia a necessidade de aprender mais afundo um OS, OK!?.(Pois com o tempo seu foco muda e você não gasta dinheiro a toa).
5º - E Se nada disso te interessar faça o que você quiser e pronto !
Flw.
[quote=asaudate]Saber (bem) Linux ajuda, mas acredito que seus colegas estão invertendo as prioridades. Para ser um bom programador, é preciso saber, antes de mais nada, programar. Salvo exceções, conhecer o sistema operacional é tarefa secundária (assumindo, dentre outras coisas, que estamos falando de programação em Java).
[]'s[/quote]
concordo, exatamente isso, acrescentando que tem outras coisas mais importantes, como todo mundo ja disse, mas conhecer bem SO é um certo diferencial, especialmente para quem quer focar em certas coisas…implantação por exemplo.
[quote=maior_abandonado][quote=asaudate]Saber (bem) Linux ajuda, mas acredito que seus colegas estão invertendo as prioridades. Para ser um bom programador, é preciso saber, antes de mais nada, programar. Salvo exceções, conhecer o sistema operacional é tarefa secundária (assumindo, dentre outras coisas, que estamos falando de programação em Java).
[]'s[/quote]
concordo, exatamente isso, acrescentando que tem outras coisas mais importantes, como todo mundo ja disse, mas conhecer bem SO é um certo diferencial, especialmente para quem quer focar em certas coisas…implantação por exemplo.[/quote]
Acho que só se for pra ser DevOps, mas aí, precisa ter bastante tempo de carreira… não é coisa de iniciante.
Foi a primeira vez que vi esse termo, achei muito interessante… http://www.jedi.be/blog/2010/02/12/what-is-this-devops-thing-anyway/
E sobre o tema do tópico, juntando o que maior_abandonado e asaudate disseram temos a resposta que considero a mais apropriada:
O conhecimento em Linux/Unix é fundamental para um desenvolvedor senior, que geralmente é envolvido em implantações e paus em produção. Para iniciar a carreira, entretanto, o melhor é se concentrar mesmo na programação - mesmo porque voce nessa fase ainda não está bem definido que caminho irá tomar, você pode acabar programando em .NET e nunca precisar entrar em um terminal do Linux
Bom, aproveitando o tópico aberto…
Eu até agora não sei dizer ao certo o que é CONHECER o sistema operacional. No meu caso tudo o que sei por exemplo sobre o Windows foi resultado de curiosidade + necessidade. Mas o que seria exatamente conhecer o sistema operacional?
Seria simplesmente saber utilizar o sistema para configurar redes, impressoras e instalação de componentes de hardware e software ?
[quote=Mendigo_do_Futuro]Bom, aproveitando o tópico aberto…
Eu até agora não sei dizer ao certo o que é CONHECER o sistema operacional. No meu caso tudo o que sei por exemplo sobre o Windows foi resultado de curiosidade + necessidade. Mas o que seria exatamente conhecer o sistema operacional?
Seria simplesmente saber utilizar o sistema para configurar redes, impressoras e instalação de componentes de hardware e software ?[/quote]
Opa, tudo bom?
Eu diria que conhecer bem um sistema operacional seria saber administrá-lo para as suas necessidades.
Por exemplo, como programador Java e programando em Linux você precisaria saber configurar todo o ambiente (isso engloba desde a instalação do java e setar variáveis ambientes até instalação de IDE’s), dar permissões a diretórios e entender como funcionam os grupos de usuário, saber ssh para configuração de outras máquinas (servidores)…
Acredito que aprender bem um sistema operacional ocorre naturalmente conforme a experiência/necessidade de cada programador. Não é uma matéria tão importante para nós como seria Lógica de Programação ou Compiladores, por exemplo.
[quote=el_loko][quote=Mendigo_do_Futuro]Bom, aproveitando o tópico aberto…
Seria simplesmente saber utilizar o sistema para configurar redes, impressoras e instalação de componentes de hardware e software ?[/quote]
Opa, tudo bom?
Eu diria que conhecer bem um sistema operacional seria saber administrá-lo para as suas necessidades.
Por exemplo, como programador Java e programando em Linux você precisaria saber configurar todo o ambiente (isso engloba desde a instalação do java e setar variáveis ambientes até instalação de IDE’s), dar permissões a diretórios e entender como funcionam os grupos de usuário, saber ssh para configuração de outras máquinas (servidores)…
Acredito que aprender bem um sistema operacional ocorre naturalmente conforme a experiência/necessidade de cada programador. Não é uma matéria tão importante para nós como seria Lógica de Programação ou Compiladores, por exemplo.[/quote]
Mas essas coisas agente acaba aprendendo meio que intuitivamente a medida que vai se interessando. Conhecer o sistema não envolve algo do tipo “sentar e estudar” ?
Ou aprender a utilizar a linha de comando?( que por sinal eu não sei praticamente nada )
Eu não consigo entender bem isso de conhecer o sistema poque no Ubuntu por exemplo é tudo muito familiar e simples. Antes de usar o Ubuntu eu pensava que usar o Linux seria algo difícil e no entando (pelo menos no Ubuntu) é tudo muito facilitado para o usuário.
Então eu acabo pensando “será que é só isso?” e até agora não apareceu ninguém e me disse que não é
Opa,
Veja que para fazer essas tarefas que eu falei no linux você precisa conhecer minimamente linha de comando (setar variáveis, dar permissões, ssh, etc),
mas daí pra frente você vai aprender conforme a necessidade.
Agora tem gente que quer conhecer mais a fundo do que isso, como por exemplo: Job scheduling, nfs, queue systems, LDAP, telnet e outros para configuração de rede, etc…
Enfim, acho que a maioria não é muito necessária se vc é um desenvolvedor, mas eu particularmente gosto disso e resolvi aprender algumas coisas…
[quote=el_loko]Opa,
Veja que para fazer essas tarefas que eu falei no linux você precisa conhecer minimamente linha de comando (setar variáveis, dar permissões, ssh, etc),
mas daí pra frente você vai aprender conforme a necessidade.
Agora tem gente que quer conhecer mais a fundo do que isso, como por exemplo: Job scheduling, nfs, queue systems, LDAP, telnet e outros para configuração de rede, etc…
Enfim, acho que a maioria não é muito necessária se vc é um desenvolvedor, mas eu particularmente gosto disso e resolvi aprender algumas coisas…[/quote]
Entendi, e era isso que eu queria saber mesmo, se como desenvolvedor eu terei que conhecer o sistema operacional a nivel técnico ou se bastava o nível usuário/avançado.
Obrigado pela ajuda