Frameworks são uma poderosa arma contra a baixa produtividade.
Por outro lado, dominá-los geralmente não é uma tarefa fácil. Combinar vários frameworks é uma tarefa ainda mais difícil. Como usar WebWork + Hibernate? De que forma eu uso Tapestry + Spring? E quanto a Struts + Tiles+ Spring + Sitemesh?
Por exemplo, se você ler um livro sobre Struts, vai aprender Struts. Mas dificilmente vai aprender a tirar o máximo proveito de Struts combinado com os demais frameworks. Dessa forma, você tem duas possibilidades:
:arrow: Ler um monte de artigos que tentam explicar a combinação entre os frameworks.
:arrow: Estudar o Equinox e o AppFuse.
Sugiro fortemente estudar o Equinox e depois passar para o AppFuse, que é mais completo mas é mais complexo. Estes projetos são “aplicações vazias”. Ou seja, elas colocam as frameworks juntas e prontas para trabalhar. E ainda vem com vários facilitadores para configuração, testes, etc… Você vai se surpreender!
Spring e Appfuse tem propósitos de integração diferentes.
O Spring integra tecnologias numa granularidade menor. Ou seja, ele integra algumas tecnologias.
O Appfuse já é um esqueleto de uma aplicação.
Eles não são concorrentes. E incluse algumas distribuições do Appfuse usam o Spring…
Metaforicamente, o Appfuse seria o cara que pega dois pedaços de madeira, passa cola, une e te entrega os dois pedaços grudados. O Spring seria a cola.
Efetivamente, você não precisa desse cara. Você pode usar a cola sozinho. Mas quando o cara faz a tarefa na sua frente, fica mais fácil você aprender como se faz.
[quote=“vinci”]
Metaforicamente, o Appfuse seria o cara que pega dois pedaços de madeira, passa cola, une e te entrega os dois pedaços grudados. O Spring seria a cola.
Efetivamente, você não precisa desse cara. Você pode usar a cola sozinho. Mas quando o cara faz a tarefa na sua frente, fica mais fácil você aprender como se faz. [/quote]
Só tenho a dizer!
Parabéns vinci… Bela analogia Nunca tinha pensado nessa abordagem, vou usar sempre como exemplo se me permite
[quote=“jujo”] (…)
Parabéns vinci… Bela analogia Nunca tinha pensado nessa abordagem, vou usar sempre como exemplo se me permite
(…) [/quote]
Valeu Pessoal! Inspirado no “se me permite” do Jujo, resolvi declarar na minha assinatura a licensa sobre tudo o que posto no fórum, segundo a creative commons.
blz agora eu ja sei por onde começar…pelo equinox e depois pelo appfuse …
q ainda naum sei de uma coisa…
eu começando com essas plataformas, onde que eu vou focar ?? sistemas robustos com banco de dados, web, interativo ou mobile ???
realmente naum sei…eu to kerendo pular de web para sistemas robustos com bancos de dados…esses frameworks indicados serviram para eu aprender namoral ???
eu nunca nem abri um eclipse ou um netbeans…a unica linha de codigo java q ditgitei foi …no flash com o action script 3 q é em java…
mas eu sei c# na moral …ai axo q ja é um pulo né …
Num outro dia eu discutia com um amigo sobre as diferenças entre programar em Java e programar em C#.Chegamos a conclusão:
-Qdo vc vai fazer um bolo de chocolate, os ingredientes serão aqueles descritos na receita, o que muda é apenas a forma de bolo que se escolhe pra assá-lo após a preparação dos ingredientes, redonda, quadrada, enfim…o resultado é o mesmo.Claro que Java tem outras diferenças bem definidas em relação a C#, nesse caso é questão de conhecimento e gosto de quem vai programar.
Seja bem vindo ao Java World e procure somar tudo que aprender com o que vc já conhece!
Eu estou decidido a partir pra área de Web, ainda mais agora que já tenho uma noção bem ampla do que é Programação Orientada a Objetos.Claro que me faltam alguns cursos e alguma experiência na programação, mas tenho conseguido me virar com a ajuda do Portal Java e do GUJ, que pra mim, até o momento, são os mais úteis pra tirar dúvidas e aprender conceitos novos sobre desenvolvimento de software.
O que quero saber é sobre interface de usuário, o Equinox e o AppFuse são IDEs ou precisam ser integrados a uma:?:
Eu gosto bastante do Eclipse, por exemplo, mas sei utilizar o NetBeans e o JDeveloper sem maiores problemas.
De que forma posso utilizar isso no dia-a-dia de trabalho, por exemplo:?:
Bem, valeu Vinci, graças ao seu empenho creio eu que muita gente vai entender melhor a idéia do Framework, parabéns!
Se voce for se meter com esses frameworks, e melhor q o teu cliente ou empregador te apoiem pq, geralmente, se bota + dinheiro fora utilizando esses frameworks do q nao usando.
Se a tua aplicacao for simples, nao tenha duvida: faca 2 ou mais .ear separados e, de preferencia, nao utilize ejbs!