Quem tem culpa quando um sistema dá errado?

:smiley: :smiley: Boa

Beeem nessa…
Já passei por uma situação onde o cRiente tinha que passar uma informação, até a data Y e não passou…depois teve a cara de pau de vir falar que nós deviamos ter cobrado ele…
além de programadores…secretários tb… :twisted:

[quote=Zabimaru]
Vc tem razão walacy, concordo mesmo com vc, mas quem conhece os processos da empresa é o cliente, se ele esqueceu de especificar algo foi uma falha dele, nós temos a obrigação de fazer o software, tanto é q quantos aqui não passaram pela experiência do cliente mudar o processo ou conhecer algo que ele nem sabia qnd vamos levantar os requisitos. :wink:
Obs: Mas eu ainda assim concordo com vc…nós temos que fazer BEM feito… :slight_smile: [/quote]

Se o usuário esqueceu de especificar algo, o erro é do Analista de Requisitos que não descobriu…
É nessa hora que entra o processo “iterativo e incremental”… Antes do final você já sabe que está faltando algo…

Seu projeto pode se tornar um fracasso em prazo e custo, mas dificilmente vai chegar no final incompleto…

Sou muito “xiita” nesse assunto…

[quote=Hellmanss][quote=josenaldo]

• Usuário: Organismo cuja única função é transformas qualquer unidade de massa, energia, tempo e espaço em uma oportunidade de ferrar o trabalho do programador[/quote]

Sei que foi ironia, mas quem direta ou indiretamente paga o teu salario?[/quote]

Claro que usuário/cliente né?

Ao menos alguma compensação eles têm que me dar por atormentar minha vida… srsrsrsr

a culpa e sua… e sempre sera sua… não importa a merda que seu superior faça ou que o peixe dele faça… sempre o cliente vai colocar a culpa na empresa e a empresa em VC! isto e lei… mesmo que vc não tiver culpa vc será o culpado… isto e tão logico como 1+1=2… não importa o que vc faça… se fizer algo decente a gloria sempre sera dos seus superiores e não sua… porem se vc ou algum dos seus superiores ou mesmo o cliente fizer merda… a culpa sempre sera sua!!! ou seja se não quiser levar a culpa então seja o proprio dono do seu negocio e tenha bastantes subordinados aos quais podera jogar a culpa que o cliente te pois…

[quote=UMC]Quem tem culpa quando um sistema dá errado ?
Usuário ou Programador!?

Minha opinião é o usuário!rsrs

vlw[/quote]

Depende.

Os programas hoje em dia devem ser “a prova de idiotas”. Se não eles coneguem fazer besteira.

Por mais que seja impossível fazer besteira, algumas pessoas conseguem. Elas tem um dom imenço para acabar com o funcionamento do programa.

Se o programa não funciona para nenhum dos muitos usuários, a culpa é do programador agora se não funciona para 1. Ai é dele.

Acho que a culpa é de ninguém. Pois bem, quando o analista de requisito está levantando o sistema, ele tem que tentar entender o problema do usuário para dessa forma construa a solução. Mas muitas das vezes o prazo é “louco”, chega o caso de uso para implementar e não sofre uma revisão detalhada das funcionalidades, muitos dos programadores não tem visão geral do problema. E daí começa o erro… Mas para melhorar isso seria viver no país das maravilhas, como todos nós temos o pé no chão realmente precisamos entender que algumas coisas são irreais pedidas pelo usuário. Outra coisa é Analise de requisito que não tem esse senso crítico, que um desenvolvedor tem. E a maioria das vezes vc vai ver isso acontecer. Então não é erro de ninguém e sim do processo que a maioria das empresas adotam.

Pode ser culpa do PC também!rs

vlw

[quote=UMC]Pode ser culpa do PC também!rs

vlw[/quote]

Acho que voce tirou essa frase daqui!

:lol:

[quote=Hellmanss][quote=UMC]Pode ser culpa do PC também!rs

vlw[/quote]

Acho que voce tirou essa frase daqui!

:lol: [/quote]
não, mais se tem nesse tópico fazer o que!?!

vlw

Todo mundo que direta ou indiretamente relacionada com a concepção do sistema.

Mais como q um sistema dá errado? Qual o contexto de se entender que um sistema está errado? Algumas vezes o sistema pode não ser maduro o suficiente para estar em produção, mas um aperfeiçoamente e melhorias ele possa sim dar certo.

Pra mim, você acaba caindo em uma discussão do tipo, quem é o errado, o Politico ou o Povo?

[quote=Felagund]Todo mundo que direta ou indiretamente relacionada com a concepção do sistema.

Mais como q um sistema dá errado? Qual o contexto de se entender que um sistema está errado? Algumas vezes o sistema pode não ser maduro o suficiente para estar em produção, mas um aperfeiçoamente e melhorias ele possa sim dar certo.[/quote]

Vamos supor.

Um sistema de biblioteca.

Aluno x foi procurar x produto e não achou.

Possiveis Causas:

• O Sistema está com problema e não está acessando o banco de dados.
  • A pessoas que utiliza o sistema para gerenciar não cadastrou x produto, ou cadastrou errado.

Nesse caso temos dois culpados para duas situações diferentes.

Concordo com vc!!!

[quote=LucasAdri07][quote=Felagund]Todo mundo que direta ou indiretamente relacionada com a concepção do sistema.

Mais como q um sistema dá errado? Qual o contexto de se entender que um sistema está errado? Algumas vezes o sistema pode não ser maduro o suficiente para estar em produção, mas um aperfeiçoamente e melhorias ele possa sim dar certo.[/quote]

Vamos supor.

Um sistema de biblioteca.

Aluno x foi procurar x produto e não achou.

Possiveis Causas:

• O Sistema está com problema e não está acessando o banco de dados.
  • A pessoas que utiliza o sistema para gerenciar não cadastrou x produto, ou cadastrou errado.

Nesse caso temos dois culpados para duas situações diferentes.

[/quote]

Exato. Por isto que nossos softwares tem de ser completamente “a prova de idiota” ou pelo menos perto disso.

Se o sistema da errado de alguma maneira, o problema com certeza eh dos desenvolvedores.
So vc pensar, quando o seu windows joga uma tela azul na sua cara, vc pensa: “eh minha culpa essa tela azul” ???
Pelo contrario, a primeira coisa eh botar a culpa na microsoft, dizer que o Bill Gates eh o diabo e etc etc etc.

Agora se vc esta perguntando se as informacoes disponibilizadas pelo sistema estao erradas pode ate ser culpa do usuario que coloca dados incorretos, mas ai eh uma outra estoria, nao considero isso “sistema da errado”.

//Daniel