Ola, me formei a pouco tempo, tenho mandado curriculos para empresas de outras cidades longe da minha e até hoje não obtive nenhuma resposta, moro numa cidade pequena e aqui não tem oportunidades para area de ti.
Algumas pessoas me disseram que as empresas preferem contratar quem mora perto, mas ainda eu tenho essa duvida.
Alguém ai conseguiu ser chamado mesmo morando longe ou tiveram que mudar para outra cidade?
Cara, eu acho que depende muito do perfil da empresa…
Por exemplo, eu consegui uma vaga na empresa em que estou atualmente mesmo morando em uma outra cidade, a cerca de 60km de distância. Também conheço pessoas aqui dentro que também são de outras cidades, e pessoas de empresas vizinhas que também são…
Agora depende também do quão distante você está, e a vaga em si.
[quote=AndAS]Ola, me formei a pouco tempo, tenho mandado curriculos para empresas de outras cidades longe da minha e até hoje não obtive nenhuma resposta, moro numa cidade pequena e aqui não tem oportunidades para area de ti.
Algumas pessoas me disseram que as empresas preferem contratar quem mora perto, mas ainda eu tenho essa duvida.
Alguém ai conseguiu ser chamado mesmo morando longe ou tiveram que mudar para outra cidade?[/quote]
Na verdade, depende da oferta e procura.
Se você tem a oferecer algo que ninguém oferece, com certeza será chamado. Se oferece apenas o que a maioria, que mora próximo a empresa, oferece, então, dificilmente será lembrado.
Um fator que pode pesar também é você informar no seu currículo que tem disposição a se mudar caso seja necessário.
Você disse que recém se formou. Já fez algum estágio ou projeto de pesquisa? Tem alguma experiência na área? Talvez seja a falta de experiência que te cause esse problema…
Acho que na maioria dos casos pesa contra sim. Em circunstancias normais, acredito que maior parte das empresas vai querer contratar quem mora na mesma cidade, até para não correr riscos de falta de adaptação a nova cidade e tudo mais.
Mas isso são só “circunstancias normais”. Outros fatores contribuem para que mudem de ideia, claro.
Eu geralmente não coloco meu local de residência em meu CV, a não ser que seja em algum formulário de processo seletivo ou afins.
Acredito que o processo de seleção tenha que ser imparcial, portanto, se você não souber como a empresa encara esse tipo de coisa, então “blinde” seu CV e garanta a sua parte =)
Como o Hebert falou, o importante é não desistir, quando eu comecei a procurar estágio em Java demorei 4 meses procurando freneticamente até conseguir uma entrevista, na qual fui contratado, e isso falando da cidade de São Paulo.
Oi Bruno. Eu discordo dessa estratégia. Acho melhor o candidato “jogar limpo”. Infelizmente essa é uma informação importante sim para qualquer processo seletivo. Não precisa colocar o endereço completo, mas somente a cidade/estado.
Oi Bruno. Eu discordo dessa estratégia. Acho melhor o candidato “jogar limpo”. Infelizmente essa é uma informação importante sim para qualquer processo seletivo. Não precisa colocar o endereço completo, mas somente a cidade/estado.[/quote]Não entendo pq seria jogo sujo não colocar isso…
Eu acho. Só minha opinião mesmo. É uma informação pessoal importante para qualquer processo seletivo, e tem que estar no CV. Omitir só vai fazer as pessoas ligarem para perguntar.
O maior problema é a falta de experiencia, tive muita dificuldade de entrar na area de programação, mesmo com cursos, projetos, etc. Depois que vc entra o negocio fica bom, toda semana aparece headhunter mandando email oferencendo vagas, principalmente na regiao de sao paulo.
Vc so precisa não desistir, mesmo que demore meses, não desista! E me mande uma MP que estou com oportunidades para trainee aqui onde trabalho.
Blz, vou continuar procurando e não vou desistir, enquanto isso, procuro ficar desenvolvendo coisas simples mas que me dê mais conhecimentos e pra não esquecer o que aprendi.
Eu acho. Só minha opinião mesmo. É uma informação pessoal importante para qualquer processo seletivo, e tem que estar no CV. Omitir só vai fazer as pessoas ligarem para perguntar.[/quote]Bem, aí a gente entra no achismo mesmo tanto meu, como seu. =D
Eu acho que ñ tem problema, pois bastaria o RH responder o email dizendo: vc não colocou seu endereço. [=
Sim, é um ponto negativo. A empresa vai pesar o fato de que:
a) Após se mudar, você terá que se ausentar do trabalho para buscar uma residência e equipa-la;
b) Há riscos de adaptação, e a empresa vê isso como um risco de perder o candidato no curto prazo;
c) É mais fácil esse candidato se envolver em problemas financeiros nos primeiros meses após a viagem e isso prejudicar o desempenho;
d) A empresa tem menos referências sobre a faculdade do seu estado de origem, ou sobre as empresas que você trabalhou.
e) É mais difícil entrevista-lo. Muitos RHs dão valor a entrevistas ou processos seletivos presenciais.
Quanto a não colocar o endereço de residência no currículo. Até pode ser feito, mas provavelmente será a primeira informação que o RH de qualquer empresa irá perguntar ao ligar para você. Isso não torna o processo menos imparcial, e não tem qualquer relação com pré-conceito. Os riscos citados acima são reais e frequentes.
Não significa que a empresa não possa estar disposta a apostar se seu currículo for bom. Mas se você for só mais um desenvolvedor sem diferencial nenhum, provavelmente vai perder para outra pessoa sem diferencial que esteja na mesma cidade.
Agora, é estranho nenhuma empresa sequer ter te ligado. Pode ser um problema na redação do seu currículo, ou mesmo, nos canais que você tem buscado para divulga-lo. Procure orientação de alguém mais experiente nesse processo, ou vai ser difícil ser contratado mesmo.
Morar longe pode prejudicar, mas é possível conseguir. Eu já fui chamado em empresas distantes de onde moro.
Revise seu currículo. Se não tem experiência profissional, informe outras atividades que você já tenha feito. Se você entregar um currículo que tem apenas a graduação, e mais nada, vai ter muita gente na mesma situação. Também sugiro adaptar o currículo de acordo com a empresa que você tá mandando. Ao invés de sempre enviar o mesmo arquivo, tente destacar os pontos que seriam mais positivos para a empresa. Um exemplo simples, tem empresas que valorizam muito participação em fóruns, códigos no github, etc. Outras nem dão bola pra isto.
Mas tenha calma, processos seletivos demoram. Muitas empresas abrem vaga e demoram 1 ou 2 meses para um primeiro contato. Isto é normal e, depois, o processo propriamente dito, leva mais 1 ou 2 meses.
Eu acho que tudo depende da maneira como vc apresenta as coisas no seu CV.
Será que o fato de vc morar longe, não poderia ser uma informação que ficaria mais pro fim, após as pessoas já terem pensado em te contratar? Ou até mesmo, omiti-la.
Eu atualmente moro em Campinas, mas eu era de Araçatuba, a empresa que me contratou aqui não se importou com o fato de eu morar longe, nem de remarcar as datas que eles queriam que a entrevista ocorresse. Sofri MUITO com adaptação e mesmo assim acho que para ambos valeu a aposta.
Apenas mostre que vc está engajado, que quer desafios, que está em busca de algo maior, mande CV, OMITA ou coloque em menor prioridade a sua cidade no CV, e caso for omitir, coloque que tem disponibilidade para viajar. Conte suas experiências pessoais, mesmo que penas, elas são capazes de mostrar se vc está realmente com vontade de fazer a coisa acontecer ou não.
[quote]Sim, é um ponto negativo. A empresa vai pesar o fato de que:
a) Após se mudar, você terá que se ausentar do trabalho para buscar uma residência e equipa-la;
b) Há riscos de adaptação, e a empresa vê isso como um risco de perder o candidato no curto prazo;
c) É mais fácil esse candidato se envolver em problemas financeiros nos primeiros meses após a viagem e isso prejudicar o desempenho;
d) A empresa tem menos referências sobre a faculdade do seu estado de origem, ou sobre as empresas que você trabalhou.
e) É mais difícil entrevista-lo. Muitos RHs dão valor a entrevistas ou processos seletivos presenciais.[/quote]
Infelizmente é um ponto negativo mesmo, estava conversando com um colega meu e ele tambem me falou sobre isso.
wagnerfrancisco vou dar uma pesquisada sobre o github.
Mitidiero voce pode me falar como voce colocou teus conhecimentos no curriculo?