Quebrando a cabeça (iniciante)

[size=12]Boa noite.

Sou novo no forum, e ja no primeiro dia começarei a incomodar, hehe. Mas vamos la.

Fazem duas semanas que estou aprendendo a programar em Java com o “Como programar em Java”, e nunca tinha programado antes. Então, por favor, paciencia, rsrs.

Enrolações à parte, minha dúvida é a seguinte: acabei de fazer um aplicativo para conversão de valores de moedas (nesse caso, euro ou dolar para real), usando duas classes para o calculo da conversão (uma para cada moeda), e a classe principal do aplicativo.

Usei if em todas as instruções, mas rolou um probleminha aqui: logo no começo do código, declarei uma variável “value” do tipo double, e o compilador nao está aceitando a inicialização dela na atribuição do valor digitado pelo usuário… Estou tendo que inicializar essa variável ja na criação da mesma.

A minha dúvida é: Java não deixa inicializar a variável porque ela está dentro de um if?

Se for necessário, posto o codigo desse aplicativo para vocês darem uma analisada.

Valew[/size]

Bem vindo ao mundo java e ao GUJ!

Seu código é como esse?

double a;
if(/*condição*/){
    a = 15.9;
}

System.out.println(a); // nessa linha ta dando erro que a variável não foi inicializada?

se for, isso é devido ao compilador não ter como afirmar se ela já foi inicializada ou não.
se não for isso posta o código para podermos conferir.

Até!

Segue o código abaixo:

[code]
Scanner input = new Scanner( System.in );
RatingDollar myRatingDollar = new RatingDollar( 2.50 , 0.00 );
RatingEuro myRatingEuro = new RatingEuro( 3.00 , 0 );

int ratDollar = 1;
  int ratEuro = 2;
  int option;
  double value;

System.out.print( "\nBEM VINDO AO RATING MONEY SYSTEM!!!\n\n\n" );

System.out.print( "Digite a opção de cotação, segundo as opcoes abaixo:\nDollar: 1\nEuro: 2\nOpcao numero: " );
  option = input.nextInt();

System.out.print( "\n\n" );

if ( option == ratDollar )
     System.out.println( "Opcao escolhida: DOLLAR!" );