Quanto vale desenvolvedor Java? - 1 ano experiência

Olá a todos, estou trabalhando faz uns 8 meses numa empresa de desenvolvimento. Trabalho em 2 projetos resolvendo problemas de Struts 1, Struts 2 e Jboss.Seam e um terceiro projeto eu tomo conta sozinho dele fazendo a parte de desenvolvimento, homologação, tratamento com cliente e banco de dados. Tudo usando Groovy on Rails. Trabalho 6 horas por dia e ganho 700 por mês.

Já cheguei a desenvolver 2 aplicações de migração para pegar dados de um banco de dados que eram string e comparar com outro banco de dados para incrementar as ids correspondentes. Vivo em Niteroi-RJ.

Estou querendo saber quanto realmente vale minha mão-de-obra? Porque meu chefe já chegou a ameaçar me mandar embora dizendo que o cara que acabou de chegar que tem 5 anos de experiência com Java e que ganha 3200 está resolvendo mais problemas que eu(no projeto que mexe com Struts).

Cheguei a procurar na internet uma oportunidade de emprego em java ou estágio e só que vejo é “a combinar”. E quando procuro sobre quanto vale minha mão-de-obra, o pessoal diz que eu que tenho que saber. Aí fica difícil saber quanto posso negociar com uma empresa oO.

Alguém pode me ajudar nisso?

Grato Daniel Costa
desenvolvedor Java e estudante de Ruby on Rails

Veja a média de mercado na sua cidade, converse com outros desenvolvedores que vc conhece dai.

[]s

Ola,

Eu sou daqui do outro lado da ponte ;), e pelo que sei do mercado, o estágio gira em torno disto que vc falou que ganha… uns R$ 800,00 em média…

Procure cadastrar seu curriculum nos sites especializados… eu antigamente tinah ate uma lista de sites… mas tem um tempão que não procuro…

R$700 por mês para um estágio de 6 horas não é um valor ruim, eu ganhava R$650 com a mesma carga horária. No entanto, entendo a sua vontade de ganhar mais, até porque eu também a tinha.

Contudo, antes de mais nada, você tem que olhar pra sua experiência e decidir se você é um estagiário ou um desenvolvedor júnior. Uma vez que você definir o seu nível atual, você deve procurar vagas de acordo com esse nível.

Eu fui estagiário durante 9 meses, e no fim do meu estágio tive a oportunidade de virar desenvolvedor júnior, portanto acredito que você também tenha condições para isso, caso realmente se dedique ao estágio, e estude por conta própria em casa.

Mas não custa dizer, será mais difícil conseguir um emprego se você não estiver formado ainda. Por mais que eu acredite que curso superior é apenas um dos caminhos para alguém que deseja se tornar desenvolvedor de software, a maioria das empresas discorda de mim, considerando esse praticamente o único caminho. Portanto, sem diploma, você terá mais dificuldades, só conseguindo entrar em empresas de fundo de quintal que não pagarão muito mais do que você ganha no seu estágio, ou em empresas realmente boas e que sabem que não há nenhuma relação direta entre diploma e conhecimento, embora as empresas desse segundo grupo talvez exijam requisitos que você não tenha, como maior experiência.

Agora, em relação ao seu chefe, dê pra ele o uniforme do Captain Obvious. É óbvio que um desenvolvedor com 5 anos de experiência seja mais produtivo do que um outro com 8 meses.

se você resolve problemas, cuida de mais de um projeto, com os frameworks que você citou, se você sabe trabalhar com esse tipo de coisa, você nem estagiário não deveria ser mais, se isso é tudo verdade é simplesmente um absurdo varias coisas que você descreveu.

você deveria ser pelo menos junior, aqui em sp seria comum você receber ± o triplo do que diz ganhar, chuto que em rj umas 2 vezes ou duas vezes e meia, ou mais. Alguém ameaçar um estagiário por que um senior está produzindo mais do que ele é absurdo (é obrigação de um senior produzir mais do que um estagiário), alias 3200 para um senior também me parece ser um valor baixo, aqui em sp acredito que um senior ganhe coisa de 5K… e eu to falando de valores CLT.

alias na minha opinião um gerente ameaçar um estagiário por pouca produção, sendo que ele esta com mais de um projeto, é um absurdo, um estagiário deve aprender, para depois ser efetivado e produzir…

eu te aconselho procurar outros lugares, vão perguntar sua pretensão, sei la, diz 2 K ou um pouco menos (para mim parece meio pouco, mas vai ser um valor bem maior do que você tem hoje), caso esse valor seja alto vocês negociam…

Termina seu estágio primeiro, falta muito? Ae, se eles
não quiserem te efetivar por um bom salário, procura outro.
Pela gama de tarefas que vc falou que faz, 700 reais tá
muito pouco.
Um absurdo.

Boa sorte.

Ameaçar funcionário, que bela empresa.

Tem uma coisa que eu esqueci de falar. Não sou estagiário. Sou CLT mas com 6h. Eu negociei isto no início pois quando fui enviado pelo meu professor, achava que era estágio. Quando cheguei bati o pé dizendo que queria 6h por causa da faculdade. De vez em quando tentam me empurrar 8h ganhando o proporcional mas eu não aceito. E da próxima vez que o fizerem quero já saber quanto de salário posso negociar. Pq trabalhar 8h para ganhar 840 é melhor então trabalhar em outro canto ganhando o dobro ou o triplo.

Obs: Entrei aqui sem saber nada. Hoje me viro bem com Struts1, Struts2, Jboss.seam e Hibernate. Mexo com PostgreSql e Microsft Sql 2000 bem, uso NetBeans e Eclipse e trabalho com servidor Jboss.

Vocês acham que consigo outro trabalho de 6h por dia ganhando mais? Não posso pegar 8h, senão vou fuder com minha faculdade. Só aceito 8h se for ganhar bastante grana. Tipo 2000 reais

Cara sou do Rio de Janeiro e uma dica, pula fora dessa, tudo é uma questão de sorte e tempo para encontrar uma boa vaga. Procure uma vaga melhor aqui na capital, um estágio de 6hrs como programador fica com uma bolsa em torno de R$750 ~ R$1200. Procure um lugar que te valorize pois pela sua experiência (mesmo que tenha pouco tempo) parece ser muito bem aproveitada por empresas que realmente precisam de um profissional.
Sem querer te desanimar mas para seu patrão estar te ameaçando por um cara mais experiente ser mais produtivo que você, é porque ele quer uma desculpa para te demitir.
Na minha opinião é melhor você sair o quanto antes.
Flw e boa sorte.

[quote=Frantic Avenger]Cara sou do Rio de Janeiro e uma dica, pula fora dessa, tudo é uma questão de sorte e tempo para encontrar uma boa vaga. Procure uma vaga melhor aqui na capital, um estágio de 6hrs como programador fica com uma bolsa em torno de R$750 ~ R$1200. Procure um lugar que te valorize pois pela sua experiência (mesmo que tenha pouco tempo) parece ser muito bem aproveitada por empresas que realmente precisam de um profissional.
Sem querer te desanimar mas para seu patrão estar te ameaçando por um cara mais experiente ser mais produtivo que você, é porque ele quer uma desculpa para te demitir.
Na minha opinião é melhor você sair o quanto antes.
Flw e boa sorte.[/quote]

Po não sabia que dava para conseguir um estágio que pague 1200 Oo. Adorei saber disso :P. Quanto ao patrão vc tem razão, é uma desculpa mesmo. Mas sabe qual é o lance, quando passei a trabalhar em 2 projetos, passei a me dedicar muito ao projeto que só tem eu trabalhando. Meu patrão não fez questão de documentar as demandas deste projeto. E este projeto não engrandece o nome dele como gerente, engrandece meu nome. Então é mais interessante para ele que eu segure este projeto sozinho mas também resolva muitos problemas dos outros projetos para ele mostrar para a empresa que é bom gerente.

E esse “cara” está mesmo resolvendo? Se está, pelo menos está comparando “corretamente” só se equivocando na decisão (ameaçar demissão). E se disse isso, o melhor é sair fora mesmo (o cara quer é um escravo, não um profissional).[/quote]

Pois é Wellington, este cara está resolvendo um pouco mais de problemas que eu. Mas ele desiste mais fácil do que eu quando vê um problema que não consegue resolver. E já tem 2 dias que não vem à empresa. Acho que desistiu da pressão. Teve um outro que veio antes que ganhava a mesma coisa que só durou 1 mês. Brigou com o chefe por conta da pressão que estava sofrendo e saiu.

Haa… agora vc explicou melhor.

Bom, a pouco tempo teve um conhecido meu que perguntou a mesma coisa… valeu a pena ou não… e tal… o que sempre digo é: “siga seu coração, pois vc tem um certo, mas quem não arrisca não petisca… mas siga sempre seu coração…”

Uma coisa que eu mesmo fiz foi cassar bastante, tipo, eu estava num estágio, e sempre vendo outros, sempre vendo a seleção em grandes empresas… tais como IBM, Vale, Petrobras, e outras, mas tb ligado nos classificados, é, classificados de domingo e tal… tb sai estas coisas…

Outro lugar que vc pode ver é o CIEE

Valeu, espero ter ajudado.

[quote=BrunoCarlo]Haa… agora vc explicou melhor.

Bom, a pouco tempo teve um conhecido meu que perguntou a mesma coisa… valeu a pena ou não… e tal… o que sempre digo é: “siga seu coração, pois vc tem um certo, mas quem não arrisca não petisca… mas siga sempre seu coração…”

Uma coisa que eu mesmo fiz foi cassar bastante, tipo, eu estava num estágio, e sempre vendo outros, sempre vendo a seleção em grandes empresas… tais como IBM, Vale, Petrobras, e outras, mas tb ligado nos classificados, é, classificados de domingo e tal… tb sai estas coisas…

Outro lugar que vc pode ver é o CIEE

Valeu, espero ter ajudado.[/quote]

Blz. Vou dar uma olhada. Eu normalmente vejo em sites de emprego tipo infojobs, vagas. Mas normalmente não mostram o nome da empresa nem o salário ¬¬. Mas sabendo que posso pedir uns 2000 para poder negociar já fico aliviado :P.

É bom saber que realmente estão me desvalorizando. Achei que fosse coisa da minha cabeça mas vejo que é a realidade.

Agora vou pensar se fico até completar 1 ano de experiência ou se saio antes. Pq as vagas que vi que dão muita grana pedem 1 ano.

Isto que falei é irrelevante?

E esse “cara” está mesmo resolvendo? Se está, pelo menos está comparando “corretamente” só se equivocando na decisão (ameaçar demissão). E se disse isso, o melhor é sair fora mesmo (o cara quer é um escravo, não um profissional).

Defina um valor (se fosse trabalhar 8 horas, vc ganharia em torno de R$900 onde vc está).
Definido o valor, vá para as entrevistas e veja o que realmente a empresa está disposta a pagar (tente acertar isso ainda no telefone, antes de uma entrevista cara-a-cara para poupar tempo).

Fechou. Vc já definiu o quanto quer ganhar. Vá a luta ou aguente essa empresa!..