Estou quase terminando um pequeno software que uma professora me pediu para fazer, porém não sei quanto cobrar pelo mesmo. Gostaria que vcs me dessem uma dica de quanto cobrar, pois não quero que seja mto caro, para não perder o cliente, e nem mto barato, para eu não sair no prejuizo…
O software possui os seguintes critérios:
banco de dados (mysql);
cadastro e manipulação de dados;
sorteio de dados cadastrados;
audio;
imagens (com edição).
O software é um jogo, onde a professora cadastra palavras (tendo a opção de alterá-las, excluí-las, consultá-las e etc), e em outro frame, é feito o sorteio dessas palavras, até chegar ao final do jogo, tendo a opção de recomeçar o sorteio.
O valor da hora normalmente depende de regioes.
Voce tambem deve ponderar. Por exemplo vc pode ter gasto 100 horas em um projeto que um programador experiente gaste 50 horas. Creio que não seja justo vc cobrar um valor de hora alto sendo q o numero de horas gastas foi alto em relação ao projeto.
Se for possive comercializar este software tambem pode haver um desconto no valor da hora ja que vc ira receber posteriormente pelo software.
Pense tambem se pode surgir otimizações no software, sendo assim se vc assustar o cliente ele não vai te procurar mais…
Isso é pouco complexo, você cobraria 50 reais por hora caso fosse um problema que demande pouco tempo, por exemplo se deslocar até uma empresa pra adicionar uma função ou ver uma instalação que pode ser resolvido em 1h ou poucas horas. Se caso fosse uma implementação mais complexa que exige mais tempo você fecha um pacote com valor/hora menor.
O que você fez não é muito viável se seu cliente não pode pagar muito, neste caso para não sair no prejuízo deveria oferecer para outras pessoas. Projeto único de software é viável somente para grandes empresas.
Caso se depare com outro desenvolvimento de software, tente fazer um orçamento.
Outra idéia que eu posso te dar para você pensar e ver se vale a pena é a possibilidade de você cobrar uma mensalidade pelo uso do software, ao contrário de cobrar um valor único pelo software.
A idéia é pagar enquanto o software seja utilizado… amanhã ou depois a professora queira descartar o seu software é só parar de pagar a mensalidade.
Comcordo com o erickfm8 o valor da hora varia muito. Mas poderia cobrar um preço rasoavel pelo seu tempo de trabalho e fazer um acordo com sua professora se ela quiser que voce de manutenção caso esse software tente mudar alguns padroes e atualização e nisso cada manutenção feita voce poderia cobrar uma quantia rasoavel ou seja como se fosse uma visita técnica.Voce sairia bem sua professora tambem.
É bem complicado mensurar um projeto, há algumas técnicas para isso, uma delas é a abordada: horas gastas x valor por hora que é a mais simples e direta. Você define quanto vale teu valor/hora (quem tem menos experiência, deve cobrar menos pois gastará mais tempo para produzir).
Mas está considerado o custo indireto disso? Energia elétrica por exemplo (computador, luz, etc) mas apenas se for a tua própria energia.
E dessas 2 horas diárias quantas efetivamente contaram (você se dedicou 100% a cada uma dessas 2 horas? Sem facebooks, twitts, emails, etc)? Isso significa produtividade. Ou seja, separei duas horas por dia, mas me dediquei inteiramente apenas 1h30 ou seja, sua produtividade foi de 75% Então, se trabalhou 100h, produziu apenas 75h.
E o principal, quanto você acha que seu sistema vale? O que é muito caro ou muito barato? As vezes, o que é barato para você pode ser caro para seu cliente.
Você pode diminuir o valor “da licença” colocando um valor de manutenção mensal no período da “garantia” de teu produto. Neste caso, especifique regras claras para que teu cliente não solicite mais mudanças que o valor cobrado por manutenção (exceto, claro, por bugs causados por falhas de desenvolvimento)