[quote=alanrodrigues]Olá a todos.
Desenvolvi um software para órgãos públicos, e não tenho idéia de quanto cobrar por isso, pois sempre trabalhei em empresas e nunca havia feito um software próprio… aki estão alguns itens
-O software tem CRUD de usuários, e de solicitações (com prazos, envio em email e celular). Possui 19 tabelas e uns 60 campos. Possui também uma pesquisa/relatório dinâmico, que possibilita cruzar quaisquer informações do banco, tipo um datamining
-Desenvolvido em JSF, Spring, JPA(Hibernate) e primefaces
-Gastei em torno de 500 horas (em 2 meses), desde o início do projeto até o estado atual
-O software terá várias funcionalidades novas durante o ano que vem(3 já foram estabelecidas)
-Quero vender apenas licença para uso… para poder cobrar a manutenção (incluindo atualizações)…
-Espero vender de 5 a 15 licenças…
Quanto cobrar por isto?
Terei que abrir empresa?
Me ajudem fazendo um favor, estou bem perdido…[/quote]
Vc deve cobrar por licença. Não pelo código.
Esses dados que vc postou são interessantes mas irrelevantes para o preço.
Eles são relevantes para o custo. Quanto lhe custou 500 de trabalho ? Nada ? Não é bem assim.
Existem duas maneiras de fazer isto. A primeira , mais clássica é com estes dados todos tentar estimar o custo. Quanto vc pagou de energia, quanto vale o seu tempo que foi usado, etc… ai vc chega em um numero C, que é o custo.
Com esse numero vc divide pelo numero de licenças que vc tem quase a certeza que consegue vender. Isto é N. O preço de cada licença é então P = M + C/N . M é a margem. É um valor que vc pode escolher à sua vontade dentre zero e qualquer numero.
Veja que quanto maior este numero maior o preço. Existe um preço máximo a partir do qual seus clientes não compraram seu produto, entao M tem que ser tal que P não é maior que esse preço máximo. O M é o seu lucro.
Vamos supor que C = 10000 reais e vc espera vender 5 licenças , isso daria 10000/5 = 2000 , com M = 3000 vc faria um preço de 5000 reais. Parece aceitável ?
A outra forma de fazer, mais realista é assim : procure no mercado por software que façam o mesmo que o seu. Finja que vc é um interessado nesse tipo de software e procure no mercado como se quisesse comprar. Vc vai ver por quanto a sua concorrência vende esse produto. Venda pelo mesmo , ou um pouco mais barato porque vc está começando agora, mas não muito mais barato. 10% a menos tá bom de mais. Aqui não importa seu custo, a não ser para vc entender qual é sua margem. Veja que o preço máximo da primeira opção está relacionado na realidade ao maior dos preços da concorrência.
A segunda opção é mais realista porque vc não precisa inventar nada, mas requer muita pesquisa de mercado. A primeira é no chute, e pode acontecer que vc está vendendo barato demais.
mais detalhes aqui , lá tem um link para um livro free que é bom vc ler antes de decidir.