Pessoal, desenvolvi um sistema de bate-papo para empresas, onde um administrador pode administrar grupos, usuários, gerar relatório de conversas. Já o usuário pode conversar com os grupos a ele autorizados trocando mensagens de texto. Está desenvolvido em j2se+mysql podendo ser acessado pela internet independente da rede local.
Gostaria de saber quanto e como cobrar pelo uso deste sistema?
penso em cobrar um valor por máquina/mês, mas não tenho muita idéia de valores p/ softwares j2se, sendo q trabalho com web em php somente.
lembrando que minha região de atuação é no RS
Encontrar um preço correto inicialmente deve ser difícil, eu daria um preço inicial barato, de acordo com a satisfação e necessidade dos clientes iria aumentando.
Seria interessante dar gratuitamente o primeiro mês para a empresa experimentar, já que teu software não é novo e a empresa não pode correr o risco de comprar algo que não se sabe se é bom.
Cobrança por PC, por usuário do sistema, por mês, por contrato, tem mil possibilidades.
Negocie com uma empresa para ter uma idéia de preço e de como eles gostariam de que fosse o pagamento para ter uma idéia.
Talvez vc possa fechar um preço calculando o valor X hora. Veja qtas horas vc dedicou ao trabalho e multiplique pelo seu valor hora.
Combine com a empresa um contrato de manutenção. Nesse contrato vc inclui correção de bugs e suporte tecnico. Futuras melhorias vc pode cobrar a parte, talvez seguindo o mesmo criterio de valor X hora.
Não pode cobrar por hora trabalhada porque esse software vai ser vendido para diversas empresas, o preço tem que ser relativamente baixo para poder ser vendido bastante.
Negociação é uma arte. Não sei se sou a pessoa mais indicada para lhe dar um conselho, mas tente ver o quanto vc consegue o cliente pague e não quanto o sistema vale. Se vc faz um sistema barato e o cliente está disposto a pagar bem caro, porque não vender? Agora se vc faz um sistema que ficou mais caro do que vc achava e vc sabe que o cliente só irá pagar no máximo metade do que vale, vc não vai vender sendo que o produto já está pronto? Neste caso depois vc pode vender o mesmo sistema para outras empresas e irá conseguir o preço que ele vale.
Como vc pode ver, é difícil avaliar o preço deste seu produto. Para chegar ao preço que vc ache justo. Pegue o número de horas que o sistema levou para ficar pronto e multiplique pelo valor/hora que vc gostaria de ganhar. Esse é o seu valor para o produto. Não siginifica que será o valor para vender o produto.
Exato, tem que cobrar aproximadamente o que o cliente pagaria, e não o que vale o sistema, podendo ser maior ou menor.
Quais as vantagens e desvantagens do software? (curiosidade)
Pelo que vi o msn é mais completo, a utilidade desse teu software é que daí se pode ter o controle e não deixar o empregado conversar com pessoas que não são do trabalho. Precisa de um servidor para cada empresa ou vai ter um servidor disponivel por ti(como o msn)?
Pesquise para ver se não há outros softwares parecidos com o teu e que sejam gratuitos, daí você vai precisar de um diferencial.
Existem sim softwares parecidos. A idéia principal foi desenvolver uma ferramenta que possibilitasse extinguir o msn e dar ao admnistrador o controle sobre a comunicação interna de uma empresa. Apesar de ser um diferencial pequeno, é multi-plataforma (java). Opera sobre tecnologias livres, pode ser utilizado através de um domínio próprio.
Sei que já existem softwares melhores que este, mas como o objetivo é atender às empresas da região e a nossa empresa já tem um nome respeitado por aqui, a nossa tática de venda vai ser diferente dos sofwares que são vistos apenas em sites de downloads.
Quem trabalha com vendas sabe a diferênça entre um anuncio num site de downloads e uma visita à empresa com uma demonstração, testes gratuítos, etc…
Há classes disponíveis para trabalhar com o systray do sistema operacional a partir do JSE 6, que são TrayIcon e SystemTray. Na documentação desta última há um exemplo de uso.
Na minha opinião, como o seu software não tem nada de inovador em relação às opções open source existentes, eu instalaria de graça nas empresas e cobraria por serviço de manutenção (bimestral / trimestral / semestral ).
Esses serviços na realidade serão dois momentos: a hora que você instala e a hora que você ajuda em alguma configuração.