Ontem abri um tópico relacionado a implementação de JAX-RS.
Hoje estou com outra dúvida, mas não em relação a implementação e sim em relação a fluxo de desenvolvimento.
Gostaria de saber quando implementar Rest na minha aplicação.
Eu já implementei o sistema com as features de CRUD certinho.
Mas a dúvida é; - Quando implementar Rest na aplicação? Quero dizer. Implemento o Rest primeiro e depois a aplicação em si, ou implemento a aplicação com a persistencia e seus métodos certinho para só no final colocar as notations do Jax-RS?
O objetivo do tópico é para ter uma noção de como são feitas essas tarefas para quando chegar em uma situação real no mercado eu já tenha esse conceito em mente.
Não se prenda a ordem dessas partes do desenvolvimento, importante é o resultado. O que é mais natural pra você diante do teu cenário? Cada pessoa e equipe pode trabalhar da forma que for mais confortável para melhor atender o projeto diante de um cenário. Não somos robôs. Exceto em fábrica de software, ai vai ter que seguir doutrinas, n siglas.
Não se preocupe, quando estiver no mercado, ao fazer um CRUD simples você vai se basear no que já existe no projeto, acompanhando a forma de trabalho da equipe e assim vai se desenvolvendo mais, podendo agregar também.
E lembre-se que antes de sair implementando as coisas, o mais importante é levantar bem os requisitos e fazer protótipos para aceitação do cliente.
Valeu pela resposta @javaflex
É que estou fazendo meu primeiro projeto com rest, e para na real, eu ainda não consigo ver a necessidade de implementar essa arquitetura, além de poder “manipular” o sistema pela url.
Acredito que você esteja na fase de aprendizado, então aprenda HTTP, REST. Siga o direcionamento de livros e apostilas. Necessidade ou não você vai saber quando estiver em um cenário real.